quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O poeta rastreador de IPs






Como todos os meus leitores sabem, eu sempre acesso o Blog do Poeta. Não é pela sua qualidade, obviamente, e sim com o intuito de verificar quando o Xico Pitomba voltará a me ameaçar e também, por que não dizer, verificar se alguém já presenteou seu administrador com uma gramática e com um dicionário, campanha que endossei aqui no meu blog. Penso ser esta campanha, um serviço de utilidade pública, porque o seu blog torna-se pernicioso a qualquer esforço de educação linguística em nossa cidade.

Alguns dias atrás, deparei-me com um quadro, do lado direito do seu blog, acima mesmo do link de sua Rádio Web, que com o incêndio na Rádio do Geninho, não tem nada o que se ouvir por lá, e dos 50 penduricalhos propagandísticos que os comerciantes pensam que alguém ler, além deles mesmos, cheio de bandeirinhas, mostrando o local que cada internauta que acessa o Blog do Bardo de Arapiraca está. E realmente, eu apareci por lá, pois penso ter sido o Recife que apareceu, aquele de onde está o meu laptop. Depois vou testar em Gravatá para ver se ele me vê por lá.

Eu gostei mais pelas bandeirinhas, e até agora só vi uma de país estrangeiro, a dos Estados Unidos, e tenho certeza que foi o Zé Carlos que acessou o único remanescente do império das comunicações do Poeta. Sim, porque o Portal foi para brejo, e sua rádio, que começava a ter alguma utilidade depois que ele começou a transmitir o programa do Geninho (que é ruim que dói, mas, era o único a que tinha acesso pela internet, pois a outra rádio não consigo pegar), também está à beira da falência, ficando apenas o blog.

Mas, o motivo principal que estar tomando meu tempo tão atribulado é a seguinte postagem do blog do bardo, que pode ser vista aqui (se ele não apagar como o fez com as postagens onde o Xico Pitomba colocava celulares em lugares impróprios, depois de minhas reprimendas) e transcrevo abaixo:

“VOCÊ MAIS PERTO DO BLOG

A cada dia buscamos aprimoramento no nosso trabalho. Este blog está com uma nova ferramenta. Logo no inicio, na lateral da página, você encontrará as dez primeiras pessoas que estão lendo o Blog do Poeta. Na verdade, é um rastreamento de IP's que por ventura esteja linkado no Blog em qualquer parte do mundo. Esse recurso tecnológico, tem a participação do administrador de webdesigner, Ronne Pereira, parceiro deste blog. Para dirimir dúvidas sobre a quantidade de acesso, este programa Live Traffic Feed detecta de onde são, aonde estão, que máquina está sendo usada para linkar no blog. E vem mais novidades por aí!”

Algumas vezes eu penso que o Poeta, fez tantas poesias que ficou maluco. Ele quer que você fique mais perto do blog dele e para isto quer mostrar de onde você está acessando o blog, mas, não mostrando o nome de quem acessa e sim o local. Então toda Recife que aparece lá, sou eu que estou ligando? No momento em que escrevo isto e que acessei o blog há 4 acessos do Recife. Qual seria o meu? Se nem eu mesmo sei, como é que ele sabe?

Aí vem o outro lado da história. Desde um encontro de blogueiros, que o Bardo de Arapiraca programou certo tempo atrás que ele é fissurado no IP das pessoas. Nisto ele e o Dr. Filhinho sempre estiveram juntos. Os dois são doidos por um IP. Houve até uma grande discussão, na qual até se meteu meu colega e amigo Jameson Pinheiro, especialista nesta área de computador e meu assessor, (apesar de longe, mas, agora o Skipe aproxima as pessoas de graça) nestas horas falou sobre o que realmente estava por trás do IP. E ele, o Poeta diz textualmente, assessorado pelo Ronne Pereira (que foi o conferencista do encontro para dar uma aula de como rastrear IP, o que foi um caso de polícia), que “é um rastreamento de IP's que por ventura esteja linkado [sic] no Blog em qualquer parte do mundo”.

Então vejam o que me disse o Jameson pelo Skipe:

“Lucinha, o aplicativo que você menciona eu não conheço e nem tive tempo de ir lá no blog do poeta para ver. Mas, é sim possível que ele veja sue IP e de quem mais o acessa. O problema é o que ele vai fazer com ele. A informação do IP só pode se tornar precisa através do servidor de acesso à internet, citando a hora e local preciso do acesso e mesmo assim, se o computador que o utiliza tiver ligado ao nome de alguém ou de alguma empresa (neste caso é muito difícil precisar quem fez o acesso e isto se aplica ao serviço público). E para saber isto é preciso que haja um ordem judicial para que o servidor disponibilize os dados, e penso, que no Brasil, ainda hoje, os provedores não são obrigados a fazer isto. Em qualquer outro caso é invasão de privacidade o que no Brasil é crime. Ou seja, se alguém chegar com um IP e mostrar para algum juiz, e ele estiver naqueles dias do Joaquim Barbosa, ele manda prendê-lo por invasão de privacidade.

O que pode haver é uma tentativa, por debaixo do pano, de descobrir o IP das pessoas para fazer outras maldades em caráter privado, o que é usurpar o poder da justiça, e é um crime mais grave ainda. Se, como é o seu caso, você diz que está se sentindo ameaçado pelo rastreamento do seu IP, pode ir a uma autoridade e denunciar o rastreante pelas ameaças que isto pode representar. É cana certa.”

Quero de público agradecer ao Jameson pelo esclarecimento e dizer que não tenho medo nenhum que o Poeta ou qualquer pessoa saiba o meu IP (sem saber ainda precisamente o que significa), mas, se houver qualquer tentativa de ameaças a partir dele, não tenham dúvida eu acionarei as autoridades. Embora, qualquer um possa fazê-lo pela confissão do próprio Poeta de ser um rastreador de IP contumaz, junto com seu assessor.

Ainda não tive muito tempo para análise de uma lei (dizem que se chama Lei Caroline Dieckman) que parece punir este tipo de prática, vejam um resumo que vi num blog:


"As penas variam de três meses a dois anos de prisão, a depender da gravidade do caso, como no caso de invasão conteúdo de “comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas” podem ter pena de três meses a dois anos de prisão, além de multa e  a divulgação, comercialização ou transmissão a terceiros, por meio de venda ou repasse gratuito, do material obtido com a invasão. Os culpados podem ter a pena aumentada se tiverem agravantes como obter benefícios financeiros ou invadir dados de autoridades como o presidente da República ou de um dos Poderes.

A venda de programas ou dispositivos que facilitem a invasão de computadores ou locais privados na internet, como e-mails, também configura agravante que pode aumentar a pena final. A ideia é garantir o máximo de tipificação para práticas danosas por meios eletrônicos que até hoje não configuravam crimes.

Os crimes menos graves, como “invasão de dispositivo informático”, podem ser punidos com prisão de três meses a um ano, além de multa."

Não seria o rastreamento de IPs "invasão do conteúdo de dispositivos informáticos?". Com as palavras os juristas, mas, para mim, o Poeta está se enquadrando nesta lei.

Já há um movimento no Mural da AGD para não acessar o Blog do Poeta, e portanto, sua tentativa de rastrear IP pode ter sido um tiro no pé, de mais um empreendimento do seu império de comunicações. E pelo andar da carruagem não dura muito, pois seus “parceiros” já estão caindo fora.

No entanto, quem sabe, o Dandan não o contrata para ser seu assessor de comunicações, para acompanhá-lo à audiência lá na Paraíba? Sei lá, penso que não, porque a esta altura ninguém acredita mais nas bravatas do Poeta.  Quem diria? O Poeta vai começar pela jumentinha outra vez.

3 comentários:

  1. RASTREAR IP É CRIME VIRTUAL?!?!?!! BEM, AÍ “VAREIA” COMO DIZ O TABARÉU OU MATUTO NORDESTINO QUE VIVE A ENFRENTAR ESSE SOL CAUSTICANTE, BEBENDO ÁGUA SALOBRA NESSE SERTÃO ESTURRICADO E A DILMA, OH!!! TÁ NEM AÍ, LASQUEM-SE NORDESTINOS IDIOTAS!!! ELA, SÓ PENSA NAQUILO: VÊ O SALAFRA DO RENAN CALHEIROS PRESIDENTE DO SENADO. PORÉM, VOLTANDO AO ASSUNTO EM TELA, VEJAMOS: BASEADO NA MINHA LEIGUICE, EU ACHO QUE DEPENDE. MAS, DEPENDE DE QUE CARA PÁLIDA?!?!?! BEM, SE FOR UM SITE COMO O DO GOOGLE, MICROSOFT, INTEL E OUTROS DO MESMO NAIPE, NO MEU MODO DE VÊ, ESSA INVASÃO DE PRIVACIDADE NÃO SE CARACTERIZA EM CRIME. POIS ELES CRIARAM O SITE E ESTÃO MONITORANDO PRA PREVENIR ATAQUES DAQUELES RAPAIZINHOS QUE NÃO TEM O QUE FAZER COMO AQUELE TIPO DE GENTE QUE DIAS ATRÁS FIZERAM UMA PRESEPADA NO BLOG DO ROBERTO ALMEIDA DE GARANHUNS. PERGUNTANDO AOS ENTENDIDOS ELES VÊM COM VÁRIAS VERSÕES: MUITOS SITES SABEM O SEU IP. SÓ QUE, ÀS VEZES MONITORAM PARA LHE ENVIAR PRODUTOS E SERVIÇOS. JÁ OS SITES PORNÔS, CONVIDA-O PARA ARRUMAR UMA PAQUERA OU SEI LÁ MAIS O QUÊ. PORÉM, DIZEM OUTRAS PESSOAS METIDAS A ENTENDIDAS QUE, SEU IP É FLUTUANTE. OU SEJA, A CADA VEZ QUE SE DESLIGA O MODEM ELE MUDA, SÓ QUEM POSSUI O IP FIXO É O SEU PROVEDOR DE INTERNET, E ESSE FICA GUARDADO A SETE CHAVES. SINCERAMENTE, CONFESSO QUE NÃO ESCLARECI PORRA NENHUMA!!! BEM, DEIXA ISSO PRA LÁ, VAMOS FALAR DE MENSALÃO QUE É O PAU QUE ROLA...



    ResponderExcluir
  2. ..........Algumas vezes eu penso que o Poeta, fez tantas poesias que ficou maluco...PARA A LUCINHA PEIXOTO, DO PESCOÇO PRA BAIXO, TUDO É CANELA!!!

    ResponderExcluir
  3. RE-RATIFICAÇÃO:

    LEIA-SE: Pois eles criaram o site e estão monitorando pra prevenir ataques daqueles RAPAZINHOS que não TÊM o que fazer como aquele tipo de gente que dias atrás FEZ uma presepada no blog do Roberto Almeida de Garanhuns.

    EM VEZ DE: Pois eles criaram o site e estão monitorando pra prevenir ataques daqueles RAPAIZINHOS que não TEM o que fazer como aquele tipo de gente que dias atrás FIZERAM uma presepada no blog do Roberto Almeida de Garanhuns.

    ResponderExcluir