terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Dr. Filhinho e a saída do Dr. Washington Azevedo




Faz uns minutos eu estava lendo a página “Deu nos Blogs” na AGD e me deparei com uma postagem nova do blog do Dr. Filhinho, coisa rara ultimamente, que tinha como título “A saída de Washington Azevedo”. Eu até já havia sabido disso ontem pelo Blog do Tiago Padilha, que levou uma rasteira do PV, igual a que eu levei aqui no Recife pela aceitação dos tais de 15 pontos do Vice-Rei Eduardo.

Eu até já pensava em escrever e parece até que já escrevi sobre minha dúvida se a Dilma se a Mamãe Juju estavam competindo para terminar o governo com todos os seus participantes diferentes do que começaram. Nesta disputa a mainha já estava ganhando e agora com a saída de Washington Azevedo, coloca um corpo de vantagem sobre a adversária.

Mas o que me faz sentar e escrever, não é está disputa, nesta corrida para ver se as coisas mudam um pouco para melhor. O motivo foi que segui o link da AGD e fui parar no blog do Dr. Filhinho. E aí tive que escrever e rir o tempo todo.

Eu pensei, será que ele dará alguma resposta quanto à dúvida que paira em Bom Conselho sobre sua candidatura, que deve ter sido uma perua plantada por ele no Blog do André Bernardo? Não, não havia um palavra. Muito menos, dizendo alguma coisa a respeito da posição de mainha relação à sucessão. Quanto a isto ele mostra que está de castigo, e voltou a estudar. Embora não o suficiente para passar de ano e a gente poder confiar nele como médico.

No texto ele volta a fazer suas desastradas análises políticas, que vão levar mais cedo ou mais tarde, a que que ninguém possa participar do governo da Mamãe Juju sem “comer na mão do menino”, se quiser tem um mínimo de vida política no município. Pelo menos se sua análise estivesse correta, o que é improvável.

Vejamos em detalhes. Até agora apenas a secretaria de infraestrutura não sofreu mudanças. Por que? Será que o Breno Alapenha é um bom secretário ou apenas não quer deixar só sua parente neste desastre que é seu governo?

Ele fala que a saída do Azevedo foi uma grande perda para o governo, mas o secretário já não era o mesmo, porque agora tem novas aspirações. Ou seja, a explicação do tipo “também, as uvas estavam verdes”, poderia ser interpretada como se o secretário estivesse fazendo corpo mole.

O Dr. Filhinho estranha a atitude do Azevedo de se lançar candidato sem a prefeita anunciar, pois ela é a “comandante natural do processo sucessório”. Me engana que eu gosto. Se ela não comanda mais nem o filho que se lança candidato pelos blogs afora sem ela saber, como dizer que ela está comandando o processo? Será que ele ainda está em surto? Ora, se há pouco dias atrás ele previa que Bom Conselho estava em apuros e que haveria um juízo final quando houvesse mudanças de partido, por que o Azevedo não poderia mudar de partido, mostrando hombridade (poderia haver o termo “mulheridade”, mas o machismo impera até na língua) ao ir para o PT?

Mas, como ele gosta de dizer, com sua sapiência política: Ele explica:

Sendo Judith candidata a reeleição, Washington certamente seria lembrado numa composição para vice, podendo alçar vôos mais altos e consistentes em caso de vitória da prefeita, lançando-se candidato a prefeito em 2016. Não sendo Judith candidata, é quase que unânime a opinião de que ele seria, no atual panorama, o candidato natural à sucessão, apoiado pela prefeita, isso sem contar com a situação gerada pela antecipação do processo. Resumindo: na minha opinião, o ex secretário tomou uma atitude precipitada ao se desligar do governo.”

Será que o Dr. Washington se precipitou ou viu que se ficasse no barco, afundaria junto com a Mamãe Juju e o Dr. Filhinho, na cabine de comando? Penso que se o secretario de infraestrutura tivesse alguma pretensão política já teria saído também. Mas, isto só que pode esclarecer é o Dr. Washington.

O Dr. Filhinho continua fazendo sua análise brilhante dizendo que:

Ninguém é insubstituível, e não é diferente com o ex secretário. Em todas as mudanças que promoveu, a prefeita sempre acertou, na minha opinião, e olhe que não foram poucas. Não que os antigos titulares não fossem competentes, muito pelo contrário. Mas os que entraram, sempre entraram "com gosto de gás", querendo mostrar serviço, e se firmaram com o trabalho desenvolvido à frente das suas pastas.”

Realmente foram muitas mudanças, e se o que ele diz não é só uma maneira cortês de chamar os anteriores de incompetentes, se a o secretário de infraestrutura renunciasse, o governo ficaria perfeito. Eu penso é que, desde o início, este governo nunca atuou “com gosto de gás”, e depois da renúncia Porcina, a chama apagou totalmente.

Mas vamos em frente que coisa ruim demora para acabar. Ele diz que ficou uma lacuna e que, podem apostar, não faltam candidatos, para saná-la. Eu mesma, se tivesse morrendo de fome, sem receber nem um cumprimento do Zé Bebinho, amaldiçoada pelo Padre Nelson eu aceitaria substituir o Dr. Azevedo. Embora eu saiba que não faltarão candidatos, pois minha mãe já dizia que “não falta chinelo velho prá pé doente”. E ainda mostra sua intimidade e liberdades com sua mainha ligando para ela, e diz que ela está trabalhando com calma, para mais um vez acertar na decisão. (Eu odeio aquela risada de internet, mas a considerem dada aqui).

Só falta agora, as fontes “seguras e confiáveis” do André Bernardo lhe dizerem que ouve uma mudança de última hora. O Dr. Filhinho não será mais candidato a prefeito, ele será o novo Secretário da Agricultura da Prefeitura de Bom Conselho. Eu sinto muito pelo os animais e pelas plantas de minha terra, mas, faz sentido. No governo da Mamãe Juju só o Dr. Filhinho é insubstituível. Revogar certidão de nascimento não é possível.

5 comentários:

  1. Soube o Washinton saiu prá ser vice-prefeito numa chapa com o Renato Curvelo e derrubar de vez a Judith. Outra hora falam Renato e Zenilson. A situação tá confusa. Só tem certo é que o Filhinho vai ser médico mesmo e não mais pisara aqui Amém.

    ResponderExcluir
  2. dr washington será nosso prefeito. judite com sua trupe não acerta uma. é 13 é 13 é 13 washington leva essa facil facil

    ResponderExcluir
  3. Lucinha não se preocupe mais com o filhinho mimado. Ele tá até com vergonha de vir aqui depois daquela da candidatura. Ele sabe que riem dele quando passa.

    Mas quem manda pedir. Foi na onda do Poeta que disse que ele era um politico nato e se deu mau. atrapalhou a mãe e o pai. Agora só se fala em Washington. Sei não viu, se a Judith chegar 2012 vai ser lucro.

    Observador

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, o texto é de tamanha clareza, inteligência e sátira que se eu fosse filhinho/pinoquinho/timotinho, esquecia essa aventura transloucada de escrever, e pior fazer análise política. Se ele for médico como tenta ser escritor e analista político, coitado dos seus pacientes. Washinton pediu demissão porque o barco está afundando e Mainha não demitiu ele porque está comprometida com seus segredos e falcatruas até o pescoço. Lucinha você está virando minha musa e minha página de cabeceira.

    ResponderExcluir
  5. A pedida é Zenício e fim de papo........

    ResponderExcluir