quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Estado de Emergência em Bom Conselho: "Barriga" ou "Lambança"



A "Primeira Família" de Bom Conselho



Como todos sabem, ainda não estou em perfeito estado de nervos, e nem sei mesmo o meu estado, mas, ontem, não pude deixar de ver a querela sobre a decretação do estado de emergência (quem sabe eu esteja neste estado?) lá em nossa terrinha.

De um lado, com quilos não sabidos, e identidade idem (nada contra), o Mister M (será ele ainda?), dizendo que a Mamãe Juju prefere que o povo dance o Forróbom do que salvar seus animais da seca. Do outro lado, o Dr. Filhinho, peso pena (por isso o chamam de “Gordurinha”), munido de RG e CPF (para mim não representam nada) dizendo que sua mainha já havia decretado emergência e re-decretado .

Penso que todos já viram os blogs e a repercurssão desta chamada “lambança”, pelo Dr. Filhinho, provando que é um leitor assíduo meu desde o Blog da CIT (é uma pena que não registrei o termo “lambança”, pois iria ganhar muito dinheiro), e que eu só me meto para dizer umas poucas coisas, e citar a mim mesma, há dois anos atrás.

Se é verdade que a Mamãe Juju já decretou emergência, então a oposição e o Mister M é que tem que explicar porque não sabiam do decreto.  Como digo abaixo, fontes (além de não usar camisinha) também geram “barrigas” e a única solução é fazer como eu e pedir desculpas públicas, com eu fiz (vejam texto abaixo). E mesmo porque o problema não é decretar ou não decretar emergência, que deve mover a oposição, e sim fazer com que ela funcione, o que, pelo vídeo que vi na AGD, isto não está acontecendo em Bom Conselho.

O Dr. Filhinho, em seu blog, ficou horrorizado por este fato da seca ser usado politicamente. E eu pergunto: E pode usar a pressão 12 x 8? E a retroescavadeira? E o asfalto ao apagar das luzes do governo? O problema é que o Dr. Filhinho é apenas filho da Mamãe Juju, e apenas isto. Se o que se noticia é bom para a mainha, não é coisa suja, mas se é contra ela, é. A sujeira é não dizer a verdade e isto precisa ser pesquisado e esclarecido ao distinto público.

Alguém vai sair queimado desta história, que pode ter sido uma barriga ou não. Isto não esconde o fato de que o povo está sofrendo com a seca e que uma governante tem que ter sensibilidade política para ponderar as devidas prioridades. Tem que botar os decretos para funcionar e acudir as pessoas que sofrem vendo seus animais morrerem, e não fazer como anos atrás se dançava o Forrobom sobre os escombros gerados pela cheia. Isto é o que a oposição deve estar de olho, ao mesmo tempo que pede desculpa pela “barriga”, se ele houve de verdade.

Abaixo eu reproduzo um texto meu, escrito em 03.06.2010 no saudoso Blog da CIT (aqui), que orienta o distinto público (mesmo com um pouco ainda de vergonha da minha parte, embora, o Dom Fernando Saburido já me tenha perdoado) sobre “barrigas” e “lambanças”.

----------

Se não foi "Barriga" então foi "Lambança"


Acabei de escrever um comentário no Blog do Roberto Almeida, que não sei se vai ser publicado ou não, com o seguinte teor:

“Caro Roberto Almeida,

Realmente seria muito ingênua se quisesse fazer vocês de bobos. Talvez tenha querido chamar vocês de “barrigudos”. Mas, justiça seja feita, o maior “barrigudo” foi o Inaldo Sampaio, que, segundo você: “Os blogs todos saíram na frente, frisando que tudo começou com Inaldo Sampaio.” Os outros citados por você só fizeram a “barriga” crescer, e se não fosse a Nota Oficial da Prefeita, que vocês deveriam ter esperado, ou, pelo menos, dizer que aguardavam sua manifestação, todos já teriam parido um rebento feio e remelento.
Meu artigo, ingenuamente como você diz, não quer chamar nossa prefeita de mentirosa, quando ela diz que “NUNCA HOUVE A POSSIBILIDADE DE RENÚNCIA”, e duvidar de uma frase citada pelo “barrigudo-mor” Inaldo pelo marido da prefeita. No mínimo ele deveria ter informado quem disse isto, ou eu devo acreditar que isto foi dito a ele próprio pelo José Alípio? Eu respeito o sigilo das fontes, mesmo não sendo jornalista com 30 anos de estrada (mas com 50 que os leio), mas fontes também geram “barriga”, e me acredite caro amigo, não houve “renúncia da renúncia”, e sim “barriga da barriga”.
Um abraço

Lucinha Peixoto (Blog da CIT)”

Minutos após fazer isto fui à minha caixa-postal de mensagens e encontrei a seguinte, de autoria do nosso jornalista maior: Luis Clério.

Lucinha,

A verdadeira versão da história da renúncia, que para o bem de Bom Conselho, não se concretizou: A vice-prefeita Cleonides Tenório Cavalcante/Dida foi convidada por Zé Alípio, para uma reunião na sua residencia. O assunto: a renúncia de Judith. Mais tarde os secretários foram chamados e informados da decisão. Tentaram reverter a situação, mas não conseguiram. Então, como não poderia ser diferente, aproveitaram a presença de Dida e colocaram os cargos a sua disposição. Tudo acertado, o secretário de Administração ficou com a responsabilidade de providenciar a carta renúncia para encaminhamento à Câmara de Vereadores para que a posse acontecesse na sexta-feira, 04. É quando a notícia chega ao conhecimento da população e começam os questionamentos, as variadas versões e a satisfação de alguns segmentos oposicionistas.
Por volta das 19 horas a residência de Judith começa a ser invadida por amigos que foram tentar a última cartada. Lá já se encontrava o contador oficial da PMBC conversando particularmente com a gestora, finda a conversa ela vem ao encontro de todos, que de um em um se pronunciam pedindo para que não houvesse a renúncia e que ela poderia cuidar da saúde mesmo no poder. Todos os secretários, ocupantes do segundo escalão presentes, cinco vereadores de um total de nove; prefeito e vice de Terezinha. Com toda essa movimentação Judith e Zé Alípio atendiam ligações telefônicas com apelos para evitar a saída da prefeita. É quando finalmente ela concorda em permanecer no comando, com os nossos aplausos.
Da Nota Oficial que foi divulgada no dia seguinte, discordamos. A verdade poderia ter sido dita e acrescentar que a prefeita atendeu aos apelos do povo. Nunca a versão da Nota Oficial.
Lucinha, os blogs, neste caso divulgaram a verdade e Dr. José Alípio fez realmente a declaração.
Para o bem de Bom Conselho não haverá mudanças no Poder Executivo, até alguns oposicionistas pensam assim.
Abraços,

Luiz Clério”

Aí eu pergunto: E eu, como é que fico? E respondo: Muito mal!!! Terrivelmente mal por ter acreditado numa nota oficial de nossa prefeita. O que me resta fazer tomando como a versão verdadeira esta do Luis Clério, na qual acredito, da mesma forma que acreditava na prefeita até minutos atrás? Pedir desculpas, imensas desculpas aos meus colegas blogueiros, tanto da CIT quanto os outros, principalmente ao Inaldo Sampaio, a quem chamei injustamente de “barrigudo-mor”, e hoje, ir me confessar por este pecado quase mortal. Verei se encontro o próprio D. Fernando Saburido, pois só ele terá poder para me perdoar.

Agora eu quero saber quem escreveu esta nota e qual a responsabilidade da prefeita neste episódio e qual o papel de seu marido e filhos no governo do povo. Se ela estava sabendo de tudo isto, o que houve foi uma verdadeira “lambança”, e nós mulheres e admiradoras da prefeita não merecíamos isto.

Desculpem-me todos pela minha ingenuidade, falada pelo Roberto Almeida, e agora comprovada. Eu fui levada a ficar de “barriga” e cometer uma “lambança” enorme. Perdão, senhor misericórdia!

Lucinha Peixoto

----------
P.S.: 1) A foto que ilustra esta matéria é da postagem onde eu defendia com umas e dentes a Mamãe Juju (aqui), no episódio da renúncia, e queimei a língua e quase não fico boa da "barriga".

P.S.: 2) Depois de haver escrito o texto acima a AGD já publicou outras matérias sobre o fato. Inclusive uma do Blog do Poeta copiada por um grupo de oposição e lançada por outros nomes (quem forma o grupo?). E a prefeita lança um carta aberta à população, escrita pelo Dr. Filhinho, é óbvio, e com suas mesmas ideias. Estas informações não invalidam nada do que eu disse acima. Depois voltarei ao ponto.

Um comentário:

  1. Como diz um alcoolotra daqui, que de vez em quando eu pago umas bicadas pra ele: a reeleição dessa desastrada prefeita tá aí para quem quizer ver. Totalmente queimada: TÁ CAINDO OS TACOS, AS TIRAS, LARGANDO O COURO...................

    ResponderExcluir