quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vilma e Lula. Mais um dia de faxina...






Ontem foi o dia de faxina aqui em casa. Mais uma vez a Vilma, minha faxineira, adentrou o recinto e limpou tudo bem direitinho e arrumou as coisas todas, inclusive os brinquedos dos meus netos, que agora vivem às turras por causa deles. O mais velho, que já tem incrustado noções do direito de propriedade, dá gritos enormes no mais novo quando ele tenta usurpá-lo. E nesta luta ideológica quem sofre são os brinquedos e sobra para mim e para a mãe, ou mesmo para a faxineira, no dia em que ela vem.

Desta vez não houve a rotina normal na abertura da porta. Esta foi quebrada por um diálogo, que tentarei transcrever abaixo. Se vocês perguntarem ao Nelson Jobim se ele realmente ocorreu, ele vai dizer que sim mas, ele não ouviu nadica de nada.

- Bom  dia, D. Lucinha!

- Bom dia, Vilma, tudo bem?

- Mais ou menos!

- Vá, minha filha “conte seus pecados” [com um ar de riso] porque sei que quando você me responde assim, não está nada bem.

- É que ouvi no rádio ontem que o Lula pisou na bola, fez besteira e parece que foi consequência ainda de sua doença. Mas, ele não tinha ficado curado do câncer, D. Lucinha?

- Vilma, eu tenho quase certeza que isto não tem nada a ver com o câncer de Lula ou com os remédios que o Lula tomou. O negócio foi pouca vergonha mesmo. Dizem que, quem conhece o Lula na política sabe que ele é capaz de fazer besteiras piores. E até agora ele tinha era dado sorte demais. Dizem até que na época do sindicato, era pior. O Zezinho, não sei se você conhece, ficou de me emprestar um livro sobre ele, que conta tudo. O homem é o que se chamava lá em Bom Conselho de “embuanceiro”  que quer dizer encrenqueiro e que não mede as consequências dos atos. Mas desta vez parece que ele se ferrou.

- Quer dizer que o Bolsa Família vai se acabar D. Lucinha? Este é o meu medo!

- Vai não, Vilma! Eu já te disse que quem dá o Bolsa Família não é o Lula, ele até nem é mais presidente, agora é a Dilma, que nem é mais sua colega de faxina. Agora dizem que ela é a “empreguete” do Lula. Mas, com estas besteiras que o Lula anda fazendo eu penso que ela vai pedir demissão, e a Marisa vai voltar a ser a “empreguete”, pois não quer ser mais “piriguete”.

- A senhora tá vendo a novela das “empreguetes”?  Lá no bairro só é em que se fala agora. Mas, eu também presto atenção nas coisas do Lula e fiquei preocupada com o noticiário. O que ele fez mesmo, D. Lucinha?

- Ele marcou um encontro com um ministro do Supremo, que é um “graúdão”, para chantagear ele, dizendo que ele andava com o Demóstenes Torres. Talvez, você não tenha ouvido falar deste senhor. É um senador que pousava de Jesus, e por trás agia como Lúcifer, sendo amigo de um meliante da contravenção. O Lula disse para o graúdo que, se ele adiasse o julgamento do mensalão, ele protegeria o senador. Coisa de Dom Corleone [obrigada Hadriel]. Aí este graúdo deu com a língua nos dentes para a revista Veja.

- Êita!

- Foi, mulher! Deu o maior bafafá. Parece que agora o Lula vai cair do cavalo, e de presidência, talvez ele só consiga a da Escola de Samba Gavião da Fiel. Embora, que este povo brasileiro, e me desculpe a parte que lhe toca, Vilma, esquece fácil, e só lembra das bolsas que o PT anda distribuindo.

- D. Lucinha, por falar em PT, ontem passou um barbudinho lá em casa perguntando se eu era filiada deste partido. Quando eu disse que não, ele fechou a cara e foi se embora sem nem dar satisfação. Depois chegou um baixinho, que eu até já vi na TV, perguntando a mesma coisa, e respondi o mesmo. Então ele disse, então compareça a um lugar, que não gravei, para votar em quem você quer que seja prefeito do Recife. Eu vou nada....

- É Vilma, aqui no Recife, este partido, o PT, está mais enrolado do que o Lula para explicar a tentativa de chantagem. Mas, se conheço bem este povo, ainda corremos o risco deles voltarem.

- Eu lhe confesso que só voto nesse povo pelo Bolsa Família. É uma boa causa, não é D. Lucinha?

- Quem sou eu para dizer que não, Vilma?!

E lá se foi a Vilma para mais um dia de faxina, e eu para curtir meus momentos, não tão desesperada como o Zé Dirceu, pois não corro o risco, ainda, de ser presa. Mas, ficaria mais tranquila, pelo Brasil, se o Lula pegasse pelo menos uma prisão domiciliar, ou até mesmo, uma pena de serviços comunitários, fazendo faxina no que ele sujou este país. Infelizmente, isto é quase impossível, pois para limpar tudo teria que ser um pena perpétua, e não temos esta instituição por aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário