sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Quartel do Corpo de Bombeiros


Nero incendeia Roma

Eu já tenho uma certa idade. Mais anos do que eu gostaria e menos, muito menos, do que meus adversários presumem. Durante sua passagem, tanto quanto morava em Bom Conselho, quanto quando me exilei voluntariamente, eu vi coisas estranhas, muito estranhas, se passarem em nossa cidade.
Vi, por exemplo, se não me engano, lá pela metade do século passado a instalação de um quartel do exército, que segundo me explicaram naquela época, era para ser em Bom Conselho,  mas,  forças ocultas o levaram para cidade vizinha, nossa querida e emulada Garanhuns.
Vi, noutro exemplo, nossa cidade transformar-se em cidade do leite, quando éramos antes a cidades das escolas, trocando seus famosos colégios e professores, por estábulos e vacas, e correndo o risco de transformar-se na cidade da salsicha com a Sadia/Perdigão que virou Brasil Foods, e parece que ficamos no leite ainda.
Ainda, exemplarmente, vi o grande conjunto arquitetônico do nosso quadro se transformar em edifícios feios como caixotes, cujas lojas parecem serem pintadas por pintores de estética duvidosa, que são os processos automáticos, mas seguindo sempre o mal exemplo visto nas cidades vizinhas.
Todos este exemplos são para mostrar como dependemos de lideranças fortes ou pelo menos criativas. As que tivemos até hoje, com algumas exceções, parecem patinar na mesmice e quando saem dela é para tentar ficar para a história ou  como um sonhador ou como um depredador, ou ganhar as próximas eleições. Eu sou sempre a favor da primeira alternativa, quando a depredação cometida tinha algo de boas intenções.
Não estaria aqui eu perdoando erros grosseiros, que nos custaram muito caro em termos de bem estar para nosso povo? Talvez. Mas quem somos nós para nunca errarmos. Se não nos manifestamos já começamos errados. E para isto existem letras.
Li ontem que o vereador Carlos Alberto, junto com seu colega de cargo, o Gilmar Aleixo cometeram na Casa de Dantas Barreto o seguinte requerimento:
“Requeiro à Mesa, depois de ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais que seja enviado um veemente apelo ao Exmo Senhor Eduardo Henrique Accioly Campos – MD Governador do Estado de Pernambuco, no sentido de solicitar a implantação de um Quartel do Corpo de Bombeiros no Município de Bom Conselho.
Da decisão desta Casa, e do inteiro teor desta proposição, dê conhecimento ao Exmo Senhor Eduardo Henrique Accioly Campos – MD Governador do Estado de Pernambuco, no Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, s/n - CEP 50010-928 - Recife - Pernambuco.”
Meu primeiro pensamento foi para o 71 BI, o qual é o quartel que falei acima que os políticos da terra de Simoa Gomes nos tiraram, ou os daqui deram a eles, e não existe em Bom Conselho. Pensando ainda fiquei, quando lembrei de umas postagens de blogs da cidade que mostram a cadeia e a sede da polícia civil aos pedaços, dentro da alçada do governo do Conde Eduardo.
Continuei pensativa e consternada mais ainda com a justificativa para tal pleito:
“O Requerimento acima mencionado tem por finalidade atender a uma antiga necessidade do Município de Bom Conselho, vez que apesar do crescimento populacional, a Implantação de Quartel contribuirá para melhorar a vida da população bonconselhense (sic), tal pleito é fator primordial para o salvamento de vidas e proteção ao patrimônio, como incêndios, inundações, etc. Importa dizer ainda que a implantação do Corpo de Bombeiros em nosso Município beneficiará cidades próximas como Terezinha, Brejão e Saloá, além dos diversos distritos do Município de bonconselhense (sic).”
Pelo que eu entendo, e com as prioridades que temos em termos de obras do governo do Estado em nossa cidade, penso eu, esta seria a última das prioridades. Com muito menos dinheiro, teríamos o nosso Açude da Nação de volta, juntando água, para que, se um dia algum prefeito(a) do povo incendiasse a cidade, como Nero fez com Roma, a teríamos em abundância para apagar o fogo.
Vi também nos meios de comunicação que nos roubaram uma ambulância, que era um misto de apagador de incêndio com exterminador de doenças, e que fora doada a cidade por uma empresa privada, que segundo relatos, o carro foi e voltou e poucos notaram seu desaparecimento, por falta de perigos para tal veículo atuar na cidade. Como agora, queremos logo um quartel do corpo de bombeiros?
Eu peço desculpas aos nobre edis, pois privamos de alguns coisas em comum, como fazermos oposição ao governo da Mamãe Juju, se tiver fazendo a crítica sem a devida informação, e já culpo por isto os meios de comunicação da cidade que não detalham com suficiente clareza seus leitores, por não saber o que realmente significa um quartel para V. Sas. Mas, se for formado por um soldado e um cabo somente, é preferível que eles se integrem ao policiamento normal da cidade, e se for um grande quartel, envolvendo todas as patentes, não temos fogo suficiente que o justifique nem o Conde vai corresponder ao pedido.
Pode ser dito que um quartel, seja de que tamanho for, trará mais renda e movimento para a economia do município, e, se continuar como na minha época, até mais maridos para nossas moçoilas casadouras, mas, aí, eu preferiria uma escola, um hospital ou mesmo um bando de canos debaixo da terra para passar os esgotos e a água para as casas.
Eu não poderia dizer que já comecei minha campanha para vereadora em 2016, pois ainda temos 2012 antes, embora para mim, a vereança é carta fora do baralho. Não sei ainda quem apoiarei no próximo ano, mas será o primeiro que disser que seu primeiro projeto vai ser igual ao que seria o meu: O salário de vereador deveria ser o salário mínimo. Eu não exigirei que a pessoa que fizer esta proposta e se eleger, faça como eu faria, de doá-lo para Casa da Caridade, mas também não acho que ele estaria ganhando pouco.
Vi no Blog do Poeta uma entrevista com o Ivan Crespo, a quem conheci ainda jovem na farmácia onde colocava seus olhos ariscos prá cima de mim, quando lá ia comprar umas Cibalenas. Nesta entreviata ele dizia que quando ele foi vereador, os nobres detentores deste hoje tão almejado cargo, não recebiam nada. Basta ver a lista dos vereadores que ele cita para ver que muitas lideranças do município adoravam ajudar sua cidade de graça, e apenas pelo prestígio que lutar pelo bem comum pode proporcionar. Velhos tempos, belos dias.
Portanto, o projeto de salário mínimo para vereador não é novidade. Poderia ser de salário zero, mas, eu reconheço que hoje, a atividade requer alguns gastos que devem ser cobertos, como por exemplo, manter blogs para expor suas propostas e programas de governo, mesmo que eu discorde de muitas delas, como esta do quartel de bombeiros.
Para não dizer que não tenho projetos para cidade, eu faria os cálculos, e tudo que os estado fosse gastar neste quartel, eu pediria para aplicar no Ginásio São Geraldo para termos uma educação de qualidade em nosso município, e quem sabe voltando um dia a sermos a Cidade das Escolas.
Sei que vão me culpar, se algum dia houver um incêndio de graves proporções em Bom Conselho, e não houver um quartel de bombeiros para nos acudir. Mas, lembrando outra vez a velha fábula do Esopo, do Velho, o Menino e o Burro, eu não estou disposta a carregar o burro nas costas.


Quanto ao pleito feito pelos dois citados vereadores para escolas estaduais para dois distritos, eu dou todo ponto, e aconselho a eles, se o governador aprovar o quartel de bombeiros, que ele transfira a verba para as duas escolas pleiteadas, embora tenha minhas dúvidas se o Conde Eduardo estaria interessado em atender, sem a pressão da Mamãe Juju. E pelo que sei seu poder político acabou com o estouro do Açude da Nação.

2 comentários:

  1. LUCINHA, PERGUNTAR-LHE-IA SEM VOCÊ TER OBRIGAÇÃO NENHUMA DE DAR O DEVIDO RETORNO. COM EXCEÇÃO DO DINHEIRO QUE CIRCULA NO COMÉRCIO LOCAL EM RAZÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DOS MILITARES, PARA QUE SERVE O QUARTEL DO 71 BIMTZ?!?!?! QUAL É SUA UTILIDADE/FINALIDADE VERDADEIRAMENTE DITA, HÉIN?!?!?! COMPENSA O CUSTO/BENEFÍCIO?!?!?! NÃO PRECISA EXPLICAR. EU SÓ QUERIA ENTENDER... QUEM SABE SE HAVERIA ALGUMA UTILIDADE SE HOUVESSE UMA GUERRA SANGRENTA ENTRE AS DUAS CIDADES AMIGAS: BOM CONSELHO e GARANHUNS!!! MAS... QUEM O 71 DEFENDERIA?!?!?! SINCERAMENTE, QUE GASTO DESNECESSÁRIO PARA OS COFRES DA NAÇÃO. E NÃO ME VENHA COM ESSE PAPO FURADO DE SEGURANÇA, ESTRATÉGIA, ESCAMBAU A QUATRO e BLÁBLÁBLÁBLÁBLÁ!!!

    P.S.: - Não conte comigo nessa guerra imaginária entre as duas cidades vizinhas. O Guerrilheiro, desde já, recusa-se veementemente de se alistar nas forças armadas para participar de tal barbaridade. Aproveitando a deixa, Eis uma das frases mais ridículas que já tomei conhecimento nesse meu meio centenário de vida: “Se queres a paz, prepare-te para a guerra”. QUANTO PROSELITISMO IRRESPONSÁVEL...

    ResponderExcluir
  2. Caro Guerrilheiro,

    Mesmo sem nenhuma obrigação de retornar, eu retorno. Quanto ao 71 BI eu nem me lembro se houve ameaça de declaração de guerra ou não. Sendo hoje tudo terminaria no Forróbom ou no FIG.

    Quanto ao dito atribuido a Júlio César (minha filha resolveu como marido que é metido a historiador dar a meus netos os nomes de Júlio e César, espero ter a Cleópatra)quando ele disse "Cis vis pacis parabellum", ele estava às margens do Rubicão, depois de comer algo que não lhe fizeram bem e a pronunciou indo em direção ao matinho, isto é, foi à guerra.

    Agora de vez em quando eu lembro dela para enfrentar determinados ignorantes de minha terra.

    Obrigado pelo comentário.

    Lucinha

    ResponderExcluir