sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Justiça só para PPP?




Ainda passo por agruras humanas que me impediram de vir aqui fazer o que tanto gosto. Mas, em virtude das agruras do nosso Supremo Tribunal Federal, eu volto, mesmo ainda “a meia-bomba”. Não poderia ser diferente para quem gosta de futebol, como eu, embora ainda não conheça a Arena Pernambuco, porque o time do Náutico, hoje, não é um grande incentivo.

Ontem me voltei para um grito do meu marido dizendo:

- Malu, o placar está 5 x 5!

Fiquei encafifada porque, dia de quinta-feira nem jogo de futebol tem, e mesmo que tivesse, o placar parecia mais de partida de basquete. Depois do esclarecimento é que vi que se tratava do resultado até agora do julgamento do mensalão. Eu, fazendo um esforço tremendo, fui me informar, me perguntando: Será que o Zé Dirceu ainda não foi preso?

Infelizmente, a pergunta não tinha sentido ainda pois o julgamento, que era para acabar há 7 anos atrás, num país civilizado, ainda não acabara aqui no Brasil. Fui informada que 5 dos ministros votaram a favor dos tais “embargos infrigentes” e 5 foram contra, ficando a conclusão nas costas de um ministro só, o Celso de Mello. Eu fiquei tranquila, porque o que ouvira ele falar dos mensaleiros não dava margem para que  tivesse o topete de ser a favor dos tais embargos que levarão o julgamento para as calendas gregas.

Vejam um resumo que eu copiei e colei de algumas fontes, do que ele disse, ainda no ano passado, sobre o escândalo do mensalão:

“Esses vergonhosos atos de corrupção governamental que afetam o cidadão comum ─ privando-o, como já se disse aqui, de serviços essenciais, colocando-os à margem da vida ─, esses atos significam tentativa imoral e ilícita de manipular criminosamente, à margem do sistema constitucional, o processo democrático. Esses atos de corrupção parlamentar significam, portanto, tentativa imoral e penalmente ilícita de manipular criminosamente, à margem do sistema constitucional, o processo democrático, comprometendo-lhe a integridade, conspurcando-lhe a pureza e suprimindo-lhe os índices essenciais de legitimidade, que representam atributos necessários para justificar a prática honesta, a prática honesta e o exercício regular do poder aos olhos dos cidadãos desta nação. Esse quadro de anomalia, senhor Presidente, esse quadro de anomalia revela as gravíssimas consequências que derivam dessa aliança profana entre corruptos e corruptores, desse gesto infiel e indigno de agentes corruptores, tanto públicos quanto privados, e de parlamentares corruptos em comportamentos criminosos devidamente comprovados que só fazem desqualificar e desautorizar, perante as leis criminais do país, a atuação desses marginais do poder.”

Poderia alguém ter dito isto a respeito de uma quadrilha de criminosos, e, no mesmo julgamento, ser a favor de que eles fiquem impunes? Achava que não.

Entretanto, vendo uma sua declaração ontem na TV eu penso que ele flerta com a possibilidade de que o Zé Dirceu não vá preso, como merecido.

Eu não sou uma jurista, e vendo que 5 dos seus colegas admitem esta possibilidade fiquei num pessimismo que dá dó. E penso que este pessimismo passa por todos aqueles que tem uma mínima noção de justiça e de política. A sociedade brasileira, se o pior acontecer, e Celso de Mello não honrar a toga que veste, ficará órfã de pai e mãe. Será uma tapa na cara do povo pobre e sofrido que não tem direito a “embargos infringentes” quando são condenados por roubarem bananas nas feiras.


Eu espero que na próxima semana eu já esteja em forma, porque, se o ministro decisor deixar os mensaleiros soltos não resta nenhuma alternativa a não ser pegar meu cartaz e sair às ruas, com a multidão que clamará por justiça neste país, além daquele que é feita aos Pobres, Pretos e Putas (meu Deus me perdoe)”.

Um comentário:

  1. TÁ NA CARA PARA QUEM QUISER VER, QUE O QUADRILHEIRO ZÉ DIRCEU NÃO SERÁ MAIS CONDENADO POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA, UMA VEZ QUE AINDA NÃO ESTÁ CLARA A TENDÊNCIA DOS NOVATOS DA CORTE. TÔ MENTINDO, BARROSÃO!!! ALIÁS, JÁ ME DIZIA O CEGO VIDENTE QUE É UM “EXPERT” EM COMPRAR BODE, PERU E PORCO EM PÉ, PARA DEPOIS MATÁ-LOS E VENDÊ-LOS DE QUILINHO EM QUILINHO, QUE: “O MELHOR NEGÓCIO DO MUNDO É COMPRAR O MINISTRO PETISTA ROBERTO BARROSO PELO PREÇO QUE ELE VALE, E VENDÊ-LO PELO PREÇO QUE ELE ACHA QUE VALE”...

    ResponderExcluir