segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O beijo do Padilha. Só para não contrariar o Carlos Sena...


O que haveria nesta seringa?


Hoje eu tenho um bando de assuntos para escrever aqui em meu blog, pois estou chegando de uma conexão ruim e eles se acumularam. Indo agora nas redes sociais, surgiu mais um a que dei prioridade pois, o meu conterrâneo Carlos Sena, pelo grande escritor que é, deixou para trás até o que iria escrever sobre o texto do Zetinho lá na A Gazeta Digital, sobre o nossa Academia Bom-conselhense de Letras.

Todavia, foi bom este achado no Facebook, pois me dá tempo de respirar antes de entrar nos outros assuntos, porque publico uma postagem do Carlos, lá, que tem como texto de abertura o seguinte: “Parece que foi ontem: Só pra contrariar Lucinha Peixoto...”. Eu fiquei tão lisonjeada que não resisti em transcrever aqui seu texto e logo abaixo o que lá escrevi com uma pequena modificação que não altera o sentido. Deixei até em forma de quadrado ou retângulo com se escreve naquela rede social.

Acho que vale a pena iniciar a semana falando do programa Mais Médicos mesmo sem saber se as cubanas Nancys, já receberam seus registros para trabalharem e se já nomearam seu tutor médico, como é previsto pelas nossas leis. Espero que elas estejam bem e que façam pelos nossos pobres, pelo menos o que nosso saudoso Joaldi fazia no Posto da Higiene. Isto é, se o posto de saúde dos distritos para onde elas foram tiverem condições iguais a daquele posto, que foi tão útil aos bom-conselhenses. Vacinei-me contra bexiga lá.

Agora fiquem com nosso diálogo, sincero e amigo, infelizmente, sem beijos:

“Parece que foi ontem. Só pra contrariar Lucinha Peixoto...

O MINISTRO MINISTRO
POR CARLOS SENA

Hoje eu me encontrei com o Ministro Padilha na frente do Ministério. Ele desviou seu trajeto e veio me cumprimentar, mas pra mim não foi surpresa. O nosso Ministro é grande também por gestos nobres. Ele, simplesmente não se esqueceu de mim quando fomos diretores na Funasa. Ele nem sonhava em ser Ministro, mas já carregava consigo esse viés da sabedoria que os mais simples, os usuários do Sus e até os mais aquinhoados precisam. Gente assim, como a gente. Gente que sabe que os cargos não são dele e que um dia passarão como nos disse o poeta: "esses que estão por ai atravancando o meu caminho, eles passarão, eu passarinho" (Mario Quintana). Foi essa a sensação que eu tive com o abraço apertado e um beijo fraterno no rosto, tipo o que Jô Soares dá nos convidados (mal comparando) que levei do Padilha. Detalhe: ele se lembrou inclusive do meu nome e ainda foi além: "Sei que vc está com Mozart". Achei isso muito digno, pois ninguém que ocupe aquela pasta pode ser diferente, porque o SUS é um pouco dessa compreensão e compete aos seus gestores - do mais simples ao mais graduado, também ser simples e competente e enérgico e valente para que o SUS se consolide como conquista cidadã das maiores que o mundo já viu. Hoje, pois, gostaria de dar esse depoimento menos porque o Ministro me saudou efusivamente, mas porque tem que ser assim se quiser ser autoridade pública e comprometida com o bem público. Eu já sabia que Padilha era assim, pois que trabalhamos juntos como dissemos. Eu só não imaginava que ele permanecesse assim diante do poder que detém e isso só lhe faz maior e o credencia alçar vôos mais altos com as bênçãos de Deus.”

------------

“Só para o Carlos Sena não ficar contrariado

Por Lucinha Peixoto


Caro Carlos Sena, você não me contrariou. Contrariar no sentido em que um filósofo enciclopédico, nosso amigo no Facebook, deve ter visto na Enciclopédia Britânica, que é tentar mostrar que eu estou errada. Eu nunca disse que o Padilha não seria seu bom amigo e sim que, como político ele não passa de um aproveitador do momento em que o Lula decidiu candidatá-lo a governador de São Paulo, cometendo o crime eleitoral recorrente de fazer propaganda antecipada. Veja o que o Lula disse sexta-feira em São Paulo: “Quero dizer pra vocês, sem ter falado de eleição, que nós precisamos eleger o Padilha para ele ajudar a Dilma. Se ela tiver por trás o Padilha, o Mais Médicos e o Estado de São Paulo, vai ficar muito mais fácil a gente fazer muito mais pelo Brasil.” Caro Carlos, isto é uma desfaçatez enorme, usar a doença dos brasileiros pobres para fins eleitorais (aliás, seria isto uma novidade?). O Lula brinca com as leis brasileiras e usa o seu (do Carlos) amigo Padilha para isto. Tenha dó caro conterrâneo, é preciso uma amizade muito forte para compactuar com isto. E o seu amigo Padilha, ao balbuciar algumas palavras disse: “O Mais Médicos é um primeiro passo para uma grande mudança que faremos neste país. E o passo mais corajoso que um presidente já deu.”. Ora, se este é o passo mais corajoso que um presidente já deu, faltando 1 ano para que o PT deixe o poder depois de 11 nele, coitado de nós, se este partido continuar no poder. Mas, pensando bem, ele parece ter razão, porque não é toda pessoa sensata que aprova e incentiva o trabalho escravo, ou para ser mais leve, uso o eufemismo de trabalho análogo à escravidão, nos dias atuais. O Mais Médico nada mais é do que venda de pessoas, que não têm culpa, como nossos escravos não tinham culpa no passado, de serem transportados nos porões dos navios. Eu não incentivo que os detratem ou os denigram. Eles não tem culpa. São apenas vítimas de um sistema ditatorial de um bando de energúmenos que estão no poder por 60 anos enrolando o povo cubano. O triste é termos um governo que os apoie, e mais triste ainda em termos um conterrâneos que acompanha os escravos e a única coisa que faz é pedir para não lhe colocarem a ferros quando trabalharem. Caro Carlos, eu gostaria muito que as Nancys lá de Bom Conselho pudessem ir ao Clube dos 30 para uma festa, dessem entrevistas aos blogs e pudessem falar de suas famílias (ou ainda melhor, estivessem com seus familiares), além de cuidar dos doentes pobres, mas, isto não é possível, pois se o fizerem elas voltam para Cuba ou suas famílias sofrerão as consequências. Este tráfico de gente é incivilizado, Carlos. E, portanto, você não me contrariou. Eu, como mais velha,  apenas lhe digo que cuidado com o beijo do Padilha, pois Judas fez o mesmo com Jesus, e você sabe o resto da história. E ao povo brasileiro eu digo, cuidado com o beijo do PT. Neste caso, é o beijo da morte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário