quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Novamente: Onde nasceu Dominguinhos?


Basto Peroba e Dominguinhos


Ontem estava visitando os links que ainda tenho em meu blog e encontrei o do Blog do Ronaldo César, a quem epiteto como o Poeta de Garanhuns, pelas similitudes de suas atitudes em busca de dinheiro, com as do Bardo de Arapiraca que ainda habita em Bom Conselho. Já faz um tempo que ele me deslinkou, e nem me lembro o porquê, mas, suspeito que tenha sido porque discordava dele, ou, meu link lhe tirava alguns patrocinadores. Mas, deixa prá lá.

O importante é que ele, na referida postagem que li, dizia ter sido encontrada a casa onde nasceu o Dominguinhos (vejam aqui), em Garanhuns. Eu, como bom-conselhense da gema e interessada na naturalidade do sanfoneiro, estranhei o fato, porque alguns blogueiros de Bom Conselho, juraram de pés juntos que o Dominguinhos teria nascido em nosso município. E estranhei mais ainda o fato, de haver, nos últimos tempos um silêncio mortal sobre o caso. Eu esperava uma palavra de conforto do vereador Carlos Alberto (que disse estar pesquisando o fato) e do Emmanuel Leonel (que também veiculou a notícia). Não vieram, até agora.

Eu sei que o local onde o Dominguinhos nasceu não afetará a afinação de sua safona no céu, mas, é preciso colocar um ponto final nesta história. Com a palavra o Basto Peroba que parece ter inicialmente dito que sabia onde o seu colega nasceu e que teria sido em Barra do Brejo, distrito de Bom Conselho.

E o pior de tudo é que, ao ler o texto do Ronaldo César, eu não encontrei nada que leve a crer que Dominguinhos nasceu em Garanhuns, a não ser o desejo do blogueiro. Não se faz história desta forma. E o professor Antonio Vilela, que o blogueiro diz ser o autor da “grande descoberta”, deveria pelo menos escrever mostrando em que se baseia para dizer que encontrou a casa onde Dominguinhos nasceu.

Eu, ás vezes, critico o Alexandre Tenório, que escreve livros contando alguns “causos”, e se dizendo um historiador da cidade. Agora estendo às críticas (até a chegada das fontes e documentos que atestem o achado) ao referido professor.

Parece que já foi decidido que o corpo do sanfoneiro vai ser (ou já foi, não sei bem) enterrado em Garanhuns. Nada contra, mesmo sabendo que ele possa não ser da terra de Simoa Gomes. O que importa é que a verdade histórica seja estabelecida. A postagem do Ronaldo César não me convenceu sobre a naturalidade do Dominguinhos. Muito pelo contrário. Pelo desejo que já vi no Poeta de Garanhuns em ter isto como verdade, eu desconfio ainda mais. E continuo perguntando:


- Onde nasceu Dominguinhos?

Um comentário:

  1. Prezada Senhora Lucinha Peixoto, comungo com sua ansiedade em busca da verdade "Onde nasceu Dominguinhos", no que se refere ao meu compromisso publicado pelo meu último comentário, posso assevera-la que estou encampando ações em prol de obter a tão almejada verdade, e que já tenho alguns relatos devidamente registrados em filmagens, porém, ainda há outras importantes revelações ainda serem registradas, em breve apresentarei minha humilde conclusão, fundamentando que Dominguinhos nasceu em Bom Conselho e foi registrado em Garanhuns.

    Conto com sua sabia paciência.

    Atenciosamente,

    Carlos Alberto.

    ResponderExcluir