sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dia de faxina, Ana Arraes e Vilma




Ontem, logo pela manhã ao abri a porta de minha casa para a Vilma, que veio fazer sua faxina, que é semanal, exceto quando a bagunça é tanta, que eu a chamo para vir mais amiúde. É a mesma coisa que está acontecendo no pós-Lula aqui no Brasil. A sujeira era tanta que resolveram entregar à presidenta uma vassoura, quando descobriram que de outras coisas de presidência ela não entendia nada.

- Bom dia, D. Lucinha.

- Bom dia, Vilma. Tudo bem?!

- Tudo.

- Por favor, Vilma, comece trocando a água, que ontem o Júlio fez uma lambança danada e acabou o botijão. Dê uma lavada.

- Tá certo D. Lucinha.

Quase toda semana ela faz tudo sempre igual, embora não me sacuda às seis horas da manhã, como na música do Chico Buarque, mas, chega às 8:00 e começa a faxina, sem perguntar nada. Outras vezes, como hoje eu a tiro da rotina.

Antes de ir cuidar dos meus afazeres a Vilma se volta prá mim e pergunta:

- D. Lucinha, quem é Ana Arraes? Ela é deputada, é?

- É, Vilma, é a mãe do governador Eduardo Campos.

- Ah! Os olhos verdes. Como é bonito este governador. Eu penso que votei nele. É votei! Ele parece um artista, não é?

- Ele não parece Vilma. Ele é um artista. É um artista da baixa política, como era o Coronel lá em Bom Conselho. Não mede consequências para conquistar e se manter no poder. Quem o conhece bem diz que ele não tem limites. Ele arrasa e humilha os seus adversários. Tá todo mundo na mão dele. Ele, só fica dando voltas em torno das pessoas, olhando de soslaio, como se diz, e quem não reza pela cartilha dele, ele trucida. Tanto que no interior do Estado, tem gente que não quer nem vê-lo pintado, por trás, mas quando chega pela frente, fica logo de joelhos, rezando o pai nosso do político subserviente e sem princípios.

- Danou-se D. Lucinha. E como é este pai nosso?

- Ah! Vilma é uma oração curta como o Pai Nosso verdadeiro: “Pai nosso que estás no poder, santificado seja seu santo nome, venha nós o vosso poder, mesmo que eu faça sua vontade, só aqui na terra, porque o céu está longe. A verba nossa de cada dia nos dai hoje, e não nos deixeis cair em tentação de usá-la em benefício do povo. Amém.” É mais ou menos assim. E a primeira lição que os políticos, da baixa política, aprendem é ela.

- Virgem Maria! Disse a Vilma com um ar de riso, e voltou a falar:

- Ontem eu vi na TV, a Dilma, a presidenta, que a senhora diz que ela agora é minha colega de faxina, lá no estrangeiro. Só ouvi quando ela disse que era a primeira mulher que chegava lá, eu não entendi bem.

- É na ONU, Vilma. É uma organização onde todos os países do mundo são representados, mas, só quem manda são 5 deles, porque tem bombas atômicas, e neste mundo, quem pode pode e quem não pode se sacode. O Brasil vem se sacudindo desde sua criação. Não sei porque, é sempre o Brasil que fala primeiro numa conferência que tem lá todos os anos. Por isso, a Dilma, como foi a primeira mulher presidente do Brasil, foi também a primeira mulher a abrir a conferência. Estamos atrasados nisto, pois temos um monte de países que já teria tido a honra que os petistas estão badalando tanto, se pudessem abrir a conferência da ONU. Já teríamos tido a Cristina Kirchner, Ângela Merckel, e outras lá, Por falar em mulher, hoje vai haver lá um Bom Conselho uma reunião, organizada pela amiga Socorro Godoy para discutir os problemas da mulher. Espero que discutam os problemas da Mamãe Juju com o filho.

- Não entendi quase nada, D. Lucinha mas, vi também ela dizer que vai acabar com a corrupção aqui. Esteve até com aquele moreno simpático que também é presidente, o Osama.

- Não Vilma, é Obama. Aliás a mulher dele parece muito contigo, embora você seja mais clarinha. Se estivesse aqui no Brasil, com o preconceito racial ainda enrustido que anda por aí, ela seria uma concorrente tua. Aliás, com a minha cor, eu não sou sua concorrente por sorte nossa, pois como você sabe, quando tenho tempo, passo a mão na vassoura e mostro ao mundo que ainda posso ser presidenta.

- Hoje a senhora está falando muito difícil. Vou cuidar da vida.

E lá se foi a Dilma, digo, Vilma para mais um dia de trabalho,  usando toda sua eficiência naquilo que faz. Eu fico aqui matutando. Será que a Ana Arraes poderá ser uma boa faxineira, no TCU, ou vai jogar sujeira prá baixo do tapete? Sendo mãe, como eu sou, duvido que ela encontre sujeira do filho por lá. Meu Deus me perdoe, mas já escondi algumas sujeiras fedorentas dos meus filhos. Mas, entendam. Mãe é mãe.

3 comentários:

  1. ESSA CIDADÃ NÃO HONROU SEUS ANTEPASSADOS(Leia-se...); MAS FOI NORTEADA POR SEU DESCENDENTE QUE ELA MESMA PARIU(Leia-se...); NAS HOSTES JURÍDICAS, ISSO É CONHECIDO COMO A VARIÁVEL DO CRIME E DA SAFADEZA TAMBÉM. ENQUANTO ISSO, A VILMA, A FAXINEIRA DE BOM CONSELHO QUE NÃO CONHECE A ONU, RECEBE SEUS R$ 545,OO COM DIREITO A UM SUPLEMENTO DE 72 REAIS REFERENTE AO BOLSA ESMOLA DO SEBOSO. JÁ A CIDADÃ QUE NÃO CONHECE O PETISTA CHICO BUARQUE, VAI RECEBER R$ 23.000,00, ALÉM DO AUXÍLIO-MORADIA, AUXÍLIO-GASOLINA, AUXÍLIO-SHOPING CENTER, AUXÍLIO-CALCINHA E O ESCAMBAL A QUATRO...

    ResponderExcluir
  2. Caro Altamir,

    Para ser justa e certa, como pretendo em minha vida, a Vilma não é de Bom Conselho. Ele é de Recife, de Nova Descoberta, o que não a desmerece. Nós bom-conselhenses, apesar do bairrismo reconhecemos a qualidade dos que lá não nasceram. Embora não simpatizemos muitos com alguns que vieram ao mundo em Papacação, como o Dantas Barreto, por exemplo.
    Agora, você acertou em cheio nos salários e também no Bolsa Família do seboso, e também no da mãe do governador. Quanto ao seu uso por ambos aí eu não digo nada. Apenas não digo nada...

    Obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. Mesmo discordando um pouco da senhora sobre a Ana Arraes tenho que admitir que seus diálogos com a faxineira está fora de série. Sabia que em Bom Conselho está faltando faxineira? Não é por falta de sujeira, é por falta de gente com coragem de trabalhar.

    Seu blog já é lido e comentado e a cada dia gosto mais dele. Continue assim e que Deus a abençoe.

    Arlindo Paz

    ResponderExcluir