terça-feira, 20 de setembro de 2011

A EXPOBOM e os animais políticos


Animal na EXPOBOM (Bom Conselho - Pe)


Não pude deixar de ver nos blogs de Bom Conselho as belezas de animais que compareceram a 18ª EXPOBOM. Nossa cidade sempre foi um destaque quando se trata de animais de grande porte. Basta ver o blog de Niedja Camboim, de quem roubei a foto acima, para se certificar disto. Pude verificar também que os animais eram os únicos inocentes da festa.

O que havia de político em campanha superava em número os animais inocentes. E o Poeta aproveitou para fazer um bom trabalho como repórter. Mesmo sem fotografar nenhum animal em pouse suspeita, ele mereceu ser lido por mim, e como merece ser lido por todos, quando faz um bom trabalho.

Em seu labor no evento ele conseguiu duas entrevistas de teores políticos importantes para nossa terra. Uma com o petista Pedro Eugênio e outra com o petista com ranço socialista Isaltino Nascimento. Como petistas, são farinha do mesmo saco, mas, dentro do saco do PT cabem tantas espécies que é difícil encontrar uma igual.

Não irei falar das características de um e de outro mas apenas comentar um pouco as entrevistas de ambos feitas pelo Poeta, e que já começo criticando pela ausência de perguntas contundentes a ambos, principalmente ao nobre Isaltino, com por exemplo, cadê o Vice-Rei Eduardo?

A entrevista com o Pedro Eugênio apenas revelou o que todos já sabem. A possibilidade da Mamãe Juju sair candidata é cada vez mais remota. Com a entrada do seu principal secretário, o Washington Azevedo como pré-candidato do PT, não vai sobrar prá ninguém, nem mesmo para prefeita. Se o Vice- Rei Eduardo não quer se meter em Bom Conselho nem para aparecer num dos seus principais eventos produtivos como a EXPOBOM, por que ele se meteria numa briga com o PT que quer ter candidato próprio?

A entrevista do Isaltino, que deve ter ido suprir a falta do Vice-Rei em fazer promessas, estas não faltaram. Talvez tenha sido erro de transcrição da entrevista pelo Poeta, pois eu não entendi nada do que ele quis dizer em relação ao Açude da Nação:

BLOG: SECRETÁRIO, ALGUMA NOVIDADE EM RELAÇÃO AO AÇUDE DA NAÇÃO, JÁ QUE A POPULAÇÃO COBRA TANTO A RECUPERAÇÃO?
ISALTINO: Sim. Nós ja tivemos contato com o secretário de recursos, João Bosco, mas, coincidiu que o tempo esteve chuvoso o tempo todo, impossibilitando qualquer atividade, mas, o estudo está sendo concluído e somente nestes próximos dois meses, ou seja, no final do ano ou inicio de 2012, dará início a recuperação completa do açude da nação.

Isto quer dizer que vamos esperar outra vez as chuvas de janeiro para consertar o açude? Pelo que entendi, enquanto chover em Bom Conselho, nada será feito. Então ao contrário das novenas para chover, deveremos ter as novenas para estiar. Neste ritmo de promessas a Mamãe Juju vai ficar conhecida como a prefeita que estourou o açude. Quem será o que o consertará? Este negócio de convênio assinado no Brasil de hoje é apenas uma forma de prometer.

Outro ponto que me chamou atenção na entrevista está na seguinte pergunta e na resposta:

BLOG: DA SECRETARIA DE TRANSPORTES PARA BOM CONSELHO O QUE HÁ DE NOVIDADES?
ISALTINO: Temos várias noticias boas. A começar por um convênio que está sendo firmado com a prefeita Judith Alapenha, que é de fazer toda a pavimentação de toda área urbana de Bom Conselho. Este convênio deve ser de aproximadamente de 2 milhões de reais, queremos asfaltar a cidade. Está em processo licitatório a sinalização da cidade, por que queremos Bom Conselho semelhante a uma cidade grande, como por exemplo, Garanhuns, que tem seu processo de urbanização.

E lá vem mais um projeto mirabolante de sinalizar Bom Conselho. Pelo que soube há um caos tão grande na cidade, em se tratando de mobilidade, que é preciso pensar muito e estudar mais ainda as condições da cidade para que a emenda não seja pior do que o soneto, embora digam que o soneto é tão ruim que parece ter sido perpetrado pelo Sr. Ccsta.

Entretanto, eu adoraria chegar a Bom Conselho, se algum dia não for mais ameaçada de extinção e ver aquele quadro organizado e com um trânsito fluindo como nas cidades grandes. Não como em Garanhuns, pois a última vez que lá passei levei mais de meia hora para atravessar a cidade, pois as vias estavam entupidas de carros estacionados.

Todos sabem que o grande problema de mobilidade nas cidades brasileiras é o automóvel individual. Enquanto os prefeitos sonham em obras mirabolantes, nunca atinaram para o fato de que o problema é insolúvel se não se coibir, de alguma forma o seu uso. Mas, como fazer isto e explicar ao eleitorado que agora a classe que passou a ser C e comprou seu carro usado, tem que ter ser regulamentado, evitando que ele os mostre nos dias de festa da Igreaja, sem perder o voto?

Quando fui a Bom Conselho algum tempo atrás, passei direto para Caldeirões e não deu tempo de estudar com detalhes o que provoca o caos no trânsito de Bom Conselho. Certa feita fui até contra à instalação de semáforos propostos pelo Alexandre Correntão, pois não via como fazer isto sem antes pensar em como convencer os ricos da terra a não virem para o centro de automóvel e o estacionarem na frente de suas lojas como presenciei de passagem. E agora ainda temos os novos ricos, que passaram a ter seu carro e nem querem ser chamados mais de povo.

O que não pode faltar é um legislação adequada e realmente operante paro o uso do carro particular. Vi, que o Petrúcio Borges tem um projeto neste sentido, mas não tive tempo de ver em detalhe. O que eu espero é que o Isaltino, como faz sempre o PT, na ânsia de informar mais um feito do governo do povo, não traga um projeto pronto, principalmente, o que foi usado em Garanhuns. E que os “pensantes” de nossa terra não fiquem de braços cruzados à perpetração de mais uma pavimentação de nossas ruas que no próximo inverno apenas infernize nossa cidade com mais buracos do que os existem hoje. O calçamento de minha rua em Bom Conselho durou 50 anos. Só o asfalto o estragou.

-------
(*) Foto do Blog da Niedja Camboim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário