sábado, 10 de setembro de 2011

A profissionalização dos blogs e o palácio do coronel







Hoje pela manhã, como agora faço todos os dias, dou uma corrida pelos blogs que recomendo. Um deles é o Blog do Poeta. E, muitas vezes, ele me instiga a escrever, seja pelo bem ou seja pela mal.

Sempre tive com o Poeta uma relação um pouco turva, fazendo jus à sombra que ele tem quanto as suas posições políticas na terra. Ele sempre deu uma no cravo e outra na jumentinha. Uma hora é povo e outra hora é o governo do povo.

Eu reconheço que isto é normal quando se tenta profissionalizar qualquer atividade. Ou seja, tenta-se ganhar a vida de alguma maneira exercendo seu ofício. Isto, na atividade de comunicação, sempre foi um problema, e que foi enfrentado tanto por pequenos jornais e empresas pequenas de comunicação quanto pelos grandes impérios jornalísticos.

Para os últimos, sempre foi mais fácil de lidar com isto porque a eles e a seus donos sobravam poder e dinheiro para sua sobrevivência. Para os pequenos isto sempre foi um problema.

Lembro, ainda quando o Blog da CIT era vivo, alguém da equipe ter dado a ideia, devido a nossa já razoável audiência, de faturarmos com ela. Eu fiquei toda ancha com a possibilidade de levar para casa mais um pirulito para o menino da vizinha, pois naquela época não tinha meus netinhos.

O Diretor Presidente, do alto de sua posição e sabedoria indagou a todos:

- Tube bem! Vamos comercializar o blog, mas, para ganharmos mais dinheiro, onde deveremos guardar a língua da Lucinha?

Eu fiquei danada no momento, mas, depois verifiquei que ele estava certo. Para ganhar mais algum eu teria que me despojar de uma parte de minha língua, que não vende nenhum produto e nem está à venda, embora não sei até quando, pois dependendo do meu marido agora, e trabalhando feito égua de carga, eu posso capitular a qualquer momento, e começar a colocar penduricalhos no meu blog.

Mas, por que todo esta introdução? Simplesmente, para comentar uma postagem do Blog do Poeta, que reproduzo em seguida:

“PREFEITURA DE BOM CONSELHO TERÁ GALERIA DE EX-PREFEITOS

Nos próximos dias a prefeitura de Bom Conselho estará expondo para a população, no rol de entrada uma bonita galeria com as fotos e a história de todos os ex-prefeitos da terra de Papacaça. O Palácio Coronel José Abílio, tão desejado por muitos, vem recebendo nova roupagem em sua infraestrutura. O prédio passou por uma reforma que dá gosto de ver. Isso chama-se cuidar do patrimônio público. Tomara que o próximo prefeito tenha o mesmo zelo que a prefeita Judith Alapenha vem tendo com o bem público. A prefeitura recebeu nova pintura, sistema de segurança, recuperação das salas deixando-as climatizadas, rampa de acessibilidade, vidros fumê na entrada, divisórias de vidros, etc. Quando se trabalha em pról do bem público, os resultados aparecem.”

Antes de entrar no texto em questão eu comento a foto que ele colocou para ilustrar a postagem que eu reproduzo acima. O que ele quis dizer com a foto? Que deveríamos bombardear a galeria com tinta? Ele talvez estivesse pensando em apenas alguns dos habitantes do palácio do coronel e mandou tinta preta, neles.

Voltando ao texto, é muito difícil lê-lo sem notar a veia irônica do Poeta e que eu sinceramente admiro. Ele diz: “Isso chama-se cuidar do patrimônio público”. Eu não posso acreditar que ele, que tanto critica a buraqueira de nossa cidade, esteja dizendo isto à vera. Enquanto os buracos campeiam a Mamãe Juju cuida do palácio, foi o que eu entendi.

Ainda bem que na frase seguinte ele comete o mais correto ato falho (será que foi ou foi proposital?) de sua carreira bloguística quando diz: “Tomara que o próximo prefeito tenha o mesmo zelo que a prefeita Judith Alapenha vem tendo com o bem público.”  E ele está certo, pois o próximo prefeito, até ela sabe, dificilmente, será ela. O novo prefeito vai receber, além da herança maldita dos buracos, um palácio nos trinques.

E na frase final ele mostra a verve do bom escritor e jornalista premonitório quando diz: “Quando se trabalha em pról do bem público, os resultados aparecem.” É isto aí, caro Poeta, você está certo e é um gênio. Fazer oposição e viver de comunicação em Bom Conselho, só os gênios conseguem. Parabéns pelo texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário