quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Marlos Duarte e o Comunismo




Todos sabem que eu sou fã dos blogs de Garanhuns onde destaco aqueles que me destacam, destacando meu blog, como o Agenda Garanhuns, Blog Chumbo Grosso (menos aos sábados) e o Roberto Almeida. Há outros, até que não me destacam como o do Ronaldo César, que tenho de reconhecer é muito visto, mas é apenas uma fonte de renda para seu dono e um vazio ideológico, igualzinho ao do Poeta em Bom Conselho. Nada contra, pois vivemos num sistema capitalista e muitas vezes se apela para a selvageria monetária.

Mas, ontem ou anteontem, não estou certa, vi uma postagem no Blog do Roberto Almeida (aqui) que me deixou preocupadérrima. Nela, ele lança o nome de Marlos Duarte como candidato a prefeito de Garanhuns pelo PSB, com certeza para enfrentar a “onda dourada” que o Coronel Eduardo lançou sobre a cidade,  e que os políticos da terra de Simoa Gomes parecem não estão podendo conter.

Minha preocupação não vem de nenhuma dúvida sobre o caráter do conterrâneo Marlos, pois apesar de não me lembrar se algum dia cruzei com ele pessoalmente, lembro do seu pai e já tive relações (não pensem bobagens porque nem sempre elas foram tão cordiais), com seus irmãos, tanto Jodeval, um grande jornalista, que ama Dilma mais do que o Lupi, e o Luis Clério que não sei se também a ama, mas não me ama tanto quanto antes de eu me bandear para a oposição em Bom Conselho, mas,  é o nosso jornalista-mor. Até mesmo sua irmã Josenilda, que também ama a Dilma, com quem já me relacionei nas redes sociais, e que vive no socialismo sueco, talvez por um sacrifício pessoal, pois acha o socialismo cubano melhor, eu conheço e boto fé.

O que me preocupou mesmo foi a frase final da postagem do Roberto: “Já pensou Marlos eleito? Garanhuns ia para a mídia nacional por ter um prefeito comunista e admirador confesso do camarada Fidel Castro.” Eu penso até que toda a postagem, e seria uma grande maldade, seria uma tirada irônica do Roberto, ou talvez tenha sido escrita pelo Raulzito, em seus pândegos momentos.

Alguns sabem que sou amiga do Marlos, e não sei quem convidou quem, no Facebook. Esta rede social tem me tirado de minha disciplina no meu programa “anti-prolixidade”, pois ele permite comentar (infelizmente sem parágrafos) à vontade, ao contrário do Twitter onde é o meu ponto de apoio para treinamento, no meu objetivo de escrever pouco e dizer muito. E lá, o Marlos parece com aqueles estudantes que conheci em minha época do CEP, a quem eu via com um pacote debaixo do braço, dizendo: “Vou fazer política!”. E lá estava panfletos que diziam coisas tais como: “Viva a revolução!”,  “Americanos, go home!”, “Viva Fidel”, “Fora os gorilas!”, “Abaixo a ditatura!”, “Viva o Socialismo” e outros chavões que minhas colegas comentavam, embevecidas: “Ele é comunista!”.

Isto mesmo senhores e senhoras. Cada tempo tem suas mazelas. Já houve tempo no Brasil que ser comunista era uma ato de bravura e eu até simpatizava, sem nenhuma conotação política, com os gajos que o eram, principalmente, quando tinham boa aparência. Eu também já estive bandida um dia, e solteira, e porque não dizer carente de um ser companheiro. Até encontrar o meu príncipe encantado e me encantar com a política, quando já não era mais moda ser comunista.

O problema é que muitos permaneceram comunistas. Mesmo hoje ainda existe o PC do B e mesmo o PCB, travestido de PPS, pois agora a onda é socialismo. Comunismo já era, e com razão. Ninguém acredita mais em conto da carochinha nem em revolução para fazer o homem evoluir do capitalismo para o comunismo. Há muitos medalhões que ainda talvez até carreguem algum panfleto no bolso do paletó, como o Niemeyer, o Ziraldo e até alguns do PC do B, se houver ONGs para explorar. E o Marlos é um deles.

Pelo seus escritos e indicações de leituras no Facebook, se ele realmente acredita neles, seria um caos para a terra das sete colinas sua ida para prefeitura. Talvez, o Roberto tenha sugerido seu nome pelo medo de que ele, ficando sem nenhum cargo, use uma das colinas de Garanhuns, como Sierra Maestra,  juntando vários guerrilheiros, inclusive o Roberto e o Paulo Camello, e tomassem a prefeitura de assalto para instalar um governo a la Fidel. Isto é possível pois quem é comunista hoje, simplesmente parou no tempo.

Saindo das jocosidades e entrando no mundo cruel e sério da política, hoje vivemos num país, saudoso de um tempo que só existe na mente de alguns, e como estes alguns hoje estão no poder, é fácil convencer as pessoas de que a história verdadeira é a deles e não a verdadeira história. E isto tem a ver com a anacrônica existência de comunistas hoje em dia.

Eles não se dizem mais comunistas. Talvez até o Marlos tenha reclamado do Roberto por causa de sido assim chamado. Eles são socialistas. Hoje todos os partidos da base alugada pelo governo Dilma são socialistas. Michel Temer, Sarney, Jáder Barbalho, Renan Calheiros, Fernando Collor, são todos socialistas. Zé Dirceu, Delúbio Soares, Dilma Roussef, Lula, Humberto Costa, são todos socialistas. Lupi, Antônio Palloci, Orlando Silva são todos socialistas. Sem contar com os verdadeiros socialista até no nome do partido, como Eduardo Campos, Antonio Dourado, Marlos Duarte, Renato Curvelo, que também são todos socialistas. E o Brasil se tornando cada vez mais capitalista. Eu não entendo.

(Aqui para o escrito, não porque tenha terminado, mas pela minha promessa de não publicar coisas longas demais, e mesmo porque não deu tempo ainda terminar. O restante eu publico ainda hoje, ou, se meu neto voltar endiabrado da escola, publico amanhã)

Um comentário:

  1. Querida Lucinha,

    com essa frase "hoje vivemos num país, saudoso de um tempo que só existe na mente de alguns" já se tem um mote para provocar uma intensa discussão pesada acerca da atual conjuntura política nacional.

    Parabéns!!! Texto inteligente e jocoso. Do jeito que qualquer um gostaria de escrever...

    ResponderExcluir