sexta-feira, 23 de março de 2012

A enquete da AGD como um pré-lançamento de canditados




Ontem, como sempre, fui á AGD e começo logo vendo o Mural, depois vou à seção “Deu nos Blogs”, onde agora eles estão colocando muito mais notícias, e, olhando para o lado esquerdo, coisa que não gosto de fazer muito em termos políticos, porque me sinto um pouco idiota, vi que a enquete mais longa da história deste país, finalmente, estava encerrada. Fui verificar os resultados, para saber, como anunciou Eliúde, quem será o futuro prefeito de Bom Conselho.

Assim fazendo, me deu vontade, antes que o “murista” Zé Carlos o faça, de cometer uma análise fria e calculista dos resultados. E eu não estou interessada aqui em discutir se houve burla ou não houve, porque da mesma forma das eleições normais, os perdedores sempre dizem que houve, enquanto os vencedores juram sobre a Bíblia que isto é intriga da oposição.

Os resultados eram os esperados para mim que acompanhei a enquete anterior que a AGD dizia que era para escolher um pódio. A minha surpresa foi apenas o vereador Gilmar Aleixo ter ficado no pódio, depois da “farra das diárias”, como ficou conhecido o episódio noticiado pelo Diário de Pernambuco, e por mim também comentado (veja aqui), em que a câmara municipal de Bom Conselho abiscoitou o décimo lugar no Estado em gastos com diárias, e ele também recebeu desta verba. No entanto, não me surpreendeu a inclusão do Dr. Petrúcio, por não ter ido se qualificar. Não sei o que há com este povo, mas, pensando bem, ele preferiu Barrabás a Jesus. Desculpem a ironia.

Entretanto, se este foi o pódio possível, vamos à sua análise. O que vejo, com meu faro político, é que há seis clãs em Bom Conselho e que foram representados nos resultados da enquete. Chama-los-ei para não escrever muito de: Clã dos Brasileiros, Clã da Mamãe Juju, Clã dos Curvelos, o Clã dos Soares, o Clã dos Borges e o Clã dos Santos.

O Clã dos Brasileiros é formado pelo Dr. Daniel, o Daniel Filho, o Audálio  e o Gervásio. Dos 480 votos eles abiscoitaram 168 votos ou 35%. O que é um número expressivo de votos para que ele, sem divisão, enfrente as urnas reais em outubro. O fato de colocar 3 ex-prefeitos juntos, me dá um arrepio na espinha mas, eu li num blog uma declaração do Gervásio dizendo que sem esta união não há salvação.

O Clã dos Soares é composto pelo Alípio Soares e pela Ana Soares (que não sei se existe algum parentesco entre eles) e que tiveram 78 votos na enquete ou 16% dos votos. Não há ex-prefeitos neste clã mas há um filho de um ex, o Valmir Soares. O que ainda nos deixa com o coração mais apertado, pois ex é ex.

Pelo que li antes, e até comentei (aqui) no blog do Poeta, o Clã dos Curvelos, apesar de não ter o Dr. Washington Azevedo (pois não alcançou votos suficientes na primeira fase para ir para o pódio), tem o Dr. Renato Curvelo e o Dr. Fabrício Benjoino, e pelo andar da carruagem, já que ele é muito amigo do vereador Carlos Alberto, eu incluo nele o vereador Gilmar Aleixo. Sendo assim este clã obteve 50 votos ou 10% deles.

Além destes, temos o Clã da Mamãe Juju cujos membros são a prefeita Judith Alapenha e o supersecretário Emanuel Luna, de cujo pedigree consta o de prefeito e de ex-prefeitos. Este clã obteve 58 ou 12% do votos.

Finalmente, fiquei em dúvida se colocaria o Dr. Petrúcio entre um destes clãs mencionadas ou se criava um clã para ele. Pelo que sei da família Borges, eles tem tradição na política de Bom Conselho, e agora, nas últimas enquetes o Dr. Petrúcio vem sendo bem votado. Alguns dizem que foi porque ele evitou se qualificar com as verbas das diárias, eu já penso que foi pelo projeto que tirou aquele ferro velho da Praça Pedro II nas festas natalinas. E eu decidi criar o clã dos Borges. E vejam que o Dr. Petrúcio, sozinho e Deus, ficou com 79 ou 16% dos votos.

Restou apenas o clã dos Santos, formado exclusivamente pelo Zenício Santos, que já foi vice-prefeito, e eu o coloco fora do Clã do Brasileiros, pela sua obstinação, revelada em várias declarações de não querer mais saber de política. Pelo que me falaram dele, é realmente uma pena, para política, mas, para a saúde do povo de Bom Conselho, já que ele é médico será bom. Eu sou espero que o Dr. Filhinho não queira trocar de profissão, fazendo o caminhão inverso, pois para a política ele já provou que não tem vocação nenhuma, e como analista político, ainda é um estudante de medicina. De qualquer forma o Zenício levou 42 ou quase 9% dos votos, sendo um expressiva votação, podendo até influir na eleição se ele se arrepender do que se arrependeu.

Então ficamos com cinco clãs válidos e com bom potencial se houver plena transferência de votos entre as pessoas caso elas, por algum motivo (como inelegibilidade, por exemplo) não quiserem concorrer diretamente. Para que eu não fique doida e nem vocês também, vamos reduzir os clãs a pessoas que, pela minha opinião dentro dos grupos poderiam serem candidatos viáveis.

No Clã dos Brasileiros, como soube que os ex-prefeitos tem problemas com a justiça eleitoral (e aqui estou vendendo o peixe como se compra no mercado, enrolado em papel de jornal), o chefe do clã será o Daniel Filho. No Clã dos Soares, será o Alípio Soares. No Clã dos Curvelos, pelo desempenho na enquete, será o Renato Curvelo (com a possibilidade do Washington Azevedo fundar seu próprio clã, mas, não vamos complicar por enquanto). No Clã da Mamãe Juju, também pelo desempenho, será o Emanuel Luna. E, finalmente, no Clã dos Borges será o Dr. Petrúcio Borges.

A única coisa que não pode existir numa análise política é haver apenas um opção. Nem tampouco, serem analisadas todas elas. O Dr. Filhinho tentou fazer isto para o caso dos vereadores, um tempo atrás, e surtou completamente, tendo melhorado muito depois que está mais comedido em seu blog. Sendo assim, analisarei aqui apenas uma hipótese de cinco candidaturas sem rachar os clãs. E para mim, se eu fosse o Ernesto Geisel, o Fidel ou o Hugo Chaves que criavam os partidos e escolhiam os candidatos, eu escolheria estes cinco que representam forças políticas diferentes no município.

O motivo de minha afeição por este grupo de candidatos é que não teremos ex-prefeitos no próximo ano sentado na cadeira do coronel. Cada um deles, a seu modo, seria uma espécie de renovação para aquela cadeira, até pelas suas idades, além da formação intelectual de todos, embora não conheça a do Alípio Soares. Eu tenho minhas preferências, mas não irei revelá-las agora, pois tem muita água a correr pelo Riacho Papacacinha, principalmente, com o Açude da Nação ainda arrombado. Mas, está aí posta uma análise da enquete da AGD, feita nesta sexta-feira, enquanto arrumo as malas para subir a serra, para brigar com minha péssima conexão.

Como vocês viram, eu nem falei em partidos, nem em governador e nem mesmo no Isaltino. A análise está incompleta, é claro. Vocês pensam que nossa vida é fácil? Mas, temos tempo. Enquanto isto, meditem e rezem pelo melhor para Bom Conselho.

3 comentários:

  1. Adoro seu blog, parabéns e forte abraço com muito calor e harmonia...

    ResponderExcluir
  2. Nessa terra a briga por partidos é só pra aumentar o tempo no rádio.
    Na eleição de deputados,senadores e governador, o Prefeito e os Vereadores eleitos por um partido apoiam candidatos de outro partido.
    Os eleitos que pediram com votos aqui não fazem nada por Bom Conselho.
    Ai quando tem outra eleição prá prefeito começa tudo de novo

    ResponderExcluir
  3. Srª Lucinha, pelas noticias que ouvimos o vereador Petrúcio Borges apenas não utilizou dinheiro público para qualificar-se, mas sim, o vereador, segundo informações, já fez vários cursos sobre administração de casas legislativa,e de gestão pública pela internet, e atualmente esta fazendo uma pós graduação de gestão pública, na faculdade Joaquim Nabuco, na cidade do Recife, e com recursos próprios.

    ResponderExcluir