sábado, 24 de março de 2012

Querem dar uma pisa no Poeta. Cruzes!!!


Imagem que ilustra o texto do Poeta em seu Blog.


Ontem escrevi apenas um recado no Mural da AGD sobre as ameaças que, segundo o Poeta, pairam sobre ele. E, mesmo não tendo tido tempo de escrever ontem, com mais detalhes sobre o episódio, eu copiei e colei seu texto e o transcrevo aqui, pois minhas considerações envolvem certos detalhes que serão expostos logo em seguida. Leia a poesia do Poeta:

“BLOGUEIRO DE BOM CONSELHO É DISCRIMINADO E AMEAÇADO DE LEVAR UMA PISA

Ultimamente tem chegado comentários ofensivos não somente para este blogueiro, mas, para outras pessoas amigas e próximas, justamente pela maneira que estamos trabalhando, mostrando a realidade de Bom Conselho, sem maquiagem. Não vamos temer a ameaças [sic] de pessoas covardes que se escondem em anonimato. As medidas cabiveis já foram tomadas, as precauções também. Já descobrimos de onde estão saindo estes comentários. Vamos continuar trabalhando firmes e fortes. Jamais pensaremos em agradar a todos, jamais seremos covardes em parar de informar os acontecimentos de Bom Conselho. Os covardes que continuem assim, nossa maneira de ser para com as pessoas, não mudará. Sabemos que nosso blog, incomoda, sabemos que jornalismo não é para gente medrosa, as agressões por palavras, não vai [sic] nos fazer parar. A discriminação que estamos tendo de forasteiro, extrangeiro [sic], etc, não mudará a nossa maneira de pensar e escrever neste blog. As ameaças que chegam para este blogueiro, já serão oficializadas às autoridades. Sabemos que são dois ou três que acham que a verdade deve ser sucubida [sic], são pessoas que não sabem conviver com a liberdade de imprensa e preferem viver na época do coronelismo. Este blog não vai parar suas atividades por causa de discriminação ou ameaças. Sabemos da audiência do blog, por isso o incômodo. Pessoas que veemente [sic] são contra  o anonimato, hoje são os que mais usam este tipo de expediente. Interessante, que este blogueiro não é politico, nem imagina um dia ser, tem deixado pessoas incomodadas, simplesmente pela maneira de informar os acontecimentos do dia-a-dia. Estamos atento a tudo. Pelo jeito, nesta aldeia, a palavra DEMOCRACIA não é uma bem vinda [sic].

CLÁUDIO ANDRÉ O POETA”

Primeiro do que tudo eu quero dizer que [sic] não é um soluço do Poeta ao externar suas mágoas com umas duas ou três pessoas que se converteram ao anonimato, e sim  algo  que se intercala numa citação ou se pospõe a esta para indicar que o texto original está reproduzido exatamente, por errado ou estranho que possa parecer. E neste caso apenas os usamos nas palavras que nos parecem erradas do ponto de vista formal da língua da língua portuguesa.

E quanto a isto eu não teria nada a dizer se o Poeta fosse apenas um comentarista eventual de blogs ou de murais, como é o Ronaldo Dias lá no Mural do SBC e que a Ana Diva, num gesto de falta de educação o mandou procurar os “sites de português”, como agora tem um engraçadinho lá (Observador) fazendo a mesma coisa (eu estou indo lá, mas a baixaria está tão grande que não se torna lugar apropriado para uma senhora frequentar, apesar de não me considerar moralista; se todos que foram considerados idiotas por lá realmente o fossem seria difícil encontrar alguém em Bom Conselho diferente). Mas, em se tratando de um homem que está à frente do grande complexo de Comunicações Web Poeta, ele deveria estudar mais o português ou pelo menos mandar o Xico Pitomba fazer uma revisão neles antes da publicação.

E é exatamente sobre o Xico Pitomba que quero falar. Todos de Bom Conselho sabem quem é o indigitado meliante. É um contratado pelo Poeta para ajudá-lo a tocar o seu grande estabelecimento “comunicatório”. Além de suas funções normais, em suas horas de folgas, sua missão básica era me perseguir tanto aqui no Recife, quanto em meus momentos de folga em Gravatá. Eu tomei minhas precauções, mas, não pude evitar (talvez seja um pouco de paranoia) de ficar com um medo danado de ir à minha própria terra.

Isto sim foi uma violência, que não chegou a se tornar física, mas esta não é a única forma de violência. Eu não sofri o que o vereador Carlos Alberto sofreu, num episódio que o Gustavinho me descreveu quando ainda falávamos pelo Facebook, mas, mesmo hoje não tenho coragem de passar nem perto de Bom Conselho, e tive até que mudar de endereço e de hábitos.

Como disse antes, e lembro do Carlos Sena falando em seus belos textos sobre a lei do retorno, que quem com ferro fere com ferro será ferido e violência gera violência. Tudo isto para mim é lastimável e jamais poderia concordar com o procedimento dos anônimos que o Poeta diz saber quem são, e que deveria dar os seus nomes, pelos seus malfeitos.

E por falar em anônimos e anonimatos, eu até pensei no início que o Xico Pitomba fosse um pseudônimo do próprio Poeta. Entretanto, como sei que ele organizou um Encontro de Blogueiros sobre anonimato, e cuja estrela (dele) era o Dr. Filhinho por ser veementemente contra o anonimato, me levaram a crer que seria impossível ele adotar um pseudônimo para ameaçar senhoras indefesas, e logo vi que o Xico Pitomba era realmente um ser vivente (talvez não com este nome) e cuja característica básica era a violência. Jamais eu pensaria que o próprio Poeta se transformasse num covarde (como um bom número de pessoas chama os anônimos, e que eu discordo) falando por trás do Xico Pitomba.

Agora seu império de comunicações está ameaçado por anônimos, que ele diz existirem. Mas, estes anônimos são como pés de cobra, ninguém vê, pois ele não os nomeia e nem publica seus comentários. Fica apenas me arranjando epítetos que não me afetam ou chamando o Zé Carlos de travesti. Tudo fica parecendo que estes anônimos não existem e não passam de golpe publicitário para alavancar a audiência do seu blog.

Eu já disse que audiência de blog é pior elemento para se julgar um blog. O mais importante são os comentários, que nada mais são do que uma ampliação deles. E neste aspecto, o blog do Poeta deixa muito a desejar pelas limitações que ele impõe para se comentar lá. Agora, pelo que vejo, ele deve ter muitos comentários anônimos e que os ameaça de uma pisa, ou falam mal do seu blog. Eu os publicaria para mostrar que não tenho o rabo preso.

Sua ação de entregar comentários anônimos às autoridades sem eles serem publicados é absolutamente inócua, a não ser que ele mostre ou a justiça descubra a origem exata dos comentários. E isto, como foi discutido na AGD por muito tempo e no próprio Encontro, pelos relatos feitos pelo Zé Carlos, é uma tarefa que envolve tempo e custos, que nenhuma autoridade judiciária com bom senso de justiça, aceitaria realizar. Ora, se até agora, o vereador Carlos Alberto espera uma definição de quem o maltratou tanto, como as autoridades vão punir quem ainda nem bateu no Poeta? E que me socorra o grande advogado Dr. Renato Curvelo, sobre o caso, pois sou um absoluta leiga, e o que sei aprendi com ele, nos seus artigos sobre o tema.

Portanto,  por mais lamentável que seja, se forem verdadeiras, as ameaças feitas ao Poeta, elas, sem a publicação de comentários ou um fato concreto ficam parecendo que o Poeta não quer é receber críticas de nenhuma espécie ,e ele merece e muitas, não pelo que ele diz em termos políticos, mas, pelas críticas ácidas que anda produzindo e que não o faz político profissional, mas, não deixa de serem atitudes políticas, e quem entra na chuva é para se molhar, e não adianta pedir guarda chuva às autoridades, pois eles já tem mais o que fazer. Pensem nisto!

P.S.: Escrevi este texto ontem e fiquei esperando uma réstia de conexão aqui em Gravatá para publicá-lo. Chegou agora e eu o faço. Amanhã já havia programado um texto do Nelson Rodriguei que penso vale a pena ler. Antes se vejam os comentários ao texto do Poeta onde ele diz que há anônimos correndo atrás dele dizendo: "Ah, se eu te pego, ah se eu te pego. Que delícia, que delícia!"

3 comentários:

  1. Concordo com sua opinião sobre a importância dos comentários anônimos e igual entendimento tenho em relação aos identificados e pseudônimos, uma vez que os considero feedbacks do que se posta.

    ResponderExcluir
  2. É LAMENTÁVEL AFIRMAR, MAS, BOM CONSELHO, PAULATINAMENTE VEM SE TRANSFORMANDO NUMA "COSA NOSTRA". É INADIMISSÍVEL QUE PESSOAS, CLANDESTINAMENTE, VENHAM DESCOBRINDO IP DE ANÔNIMOS. ISSO É CRIME. DESCOBRIR IP DE INTERNAUTA É ASSUNTO DA JUSTIÇA JAMAIS DE CURIOSOS ESPERTINHOS. PARA SER MAIS PRECISO ISSO É ATITUDE DE GENTE COM ÍNDOLE MAFIOSA. DESCOBRIR IP DOS OUTROS É A MESMA COISA DE IR ATRÁS DE SIGILO BANCÁRIO: É CRIME. A NÃO SER QUE SEJA PRATICADO PELO PALOCCI DO PT...

    P.S.: - Qualquer picareta que tente descobrir o IP do Altamir Pinheiro, e eu venha a suspeitar, sem titubear, levá-lo-ei, sem contemplação as Barras do Tribunal.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Lucinha,

    Se houve ameaça em desfavor do Poeta cabe a ele ajuizar uma ação contra estes facínoras e foras da lei. É bastante fácil para as autoridades policiais e científicas identificarem a origem das ameaças virtuais, e neste sentido, temos em nosso ordenamento jurídico algumas alternativas condizentes a realidade apresentada pelo Poeta. Restando caracterizado o crime e havendo a denúncia formal por parte do poeta, o delegado de polícia convencido dos meios de provas apresentados , imediatamente entrará com representação de busca e apreensão contra a pseudo criminoso , e em seguida, a unidade de polícia científica se utilizará dos meios tecnicos para identicar as causas e os responsáveis pelo delito, facil né. NA VERDADE O POTA ESTÁ INVENTANDO TUDO ISSO PARA SE SAIR DE VÍTIMA, HÁ COITADINHO.

    ResponderExcluir