quarta-feira, 21 de março de 2012

O Poeta e a união das oposições em Bom Conselho


Foto do Blog do Poeta


O patrão do Xico Pitomba escreveu uma vez que ele é minha inspiração. Estava corretíssimo. Sempre me dirigo ao seu blog, o Blog Mais, segundo o Dr. Filhinho, me dá uma vontade danada de comentar suas postagens. Mas, não vou comentar lá, apesar de ter uma Conta Google como ele exige, eu seria uma comentarista solitária por muito e muito tempo. Ou seja, ninguém que o ler, procura comentários, pois para fazer isto é necessário RG E CPF.

Outro dia ele publicou a seguinte postagem, que me inspirou a escrever, e penso deve ter inspirado também o Dr. Filhinho, mas, este deve está em fase de milho. Leiam e se inspirem, que depois eu volto, também inspirada:

“A UNIÃO JÁ COMEÇOU...

Renato, Washington e Fabricio
Já deram o ponta-pé inicial.
E você?

A grande pergunta é: estarão os três juntos num só palanque? É possivel, sim! Ambos [sic] sabem que a única palavra que está acima de qualquer vaidade, chama-se Bom Conselho. É processo natural sempre mudar de lugar, de opinião, de presidente, de governador, de prefeito, etc. A mudança faz parte do nosso dia-a-dia, até mesmo não querendo. Quando compramos uma roupa, um carro, um computador, etc, e depois vemos que não está rendendo o que esperávamos, ou não caiu bem a roupa ou a situação ou o computador não funcionou, é natural querermos algo novo. Bem assim é a politica. Quando vemos que o voto que foi dado, não foi suficiente para acontecer a mudança, se faz necessário fazer outra escolha. A oposição de Bom Conselho, para o próximo pleito, dará um grande exemplo, que politica não se faz com vaidade ou com sonho individual, tem que se pensar no coletivo. Tem que se olhar para frente. Tem que se pensar grande. Seguir o horizonte. Nesta filosofia, as coisas já começaram acontecer em nossa aldeia. Sonhar sozinho não tem graça, mas, sonhar juntos, buscar juntos, pensar juntos, mudará até a rota do vento. Pense nisto!”

Para ficar claro, a primeira frase é a legenda de uma foto que eu coloco ilustrando esta inspirada matéria. O Dr. Renato, o Dr. Washington e Dr. Fabrício abraçado e irmanados no que o Poeta chama de União possível para tirar do trono a Mamãe Juju. Todos para mim, pessoas capazes de sentar naquele trono, os dois primeiros, porque já sentaram bem juntinhos e o terceiro por eu ter ouvido na RadioWebPitomba, e ter me parecido ter boas ideias.

Pelo que sei são pessoas ligadas todas a partidos políticos nos quais eu não votaria de forma nenhuma. Entretanto, eu sei que, em termos de eleições municipais, o partido só conta para cumprir a legislação eleitoral. E é com este contexto que se deve analisar uma eleição em Bom Conselho. Todos sabem que hoje são todos do PDG (Partido Do Governador), e a oposição tem que se fazer nestes termos, vendo as pessoas e não seus partidos. Isto se aplica também a Mamãe Juju.

Talvez esta hegemonia do PDG em Bom Conselho seja prejudicial à própria cidade. Eu vejo de todos os lados as reclamações a respeito do mau governo da Mamãe Juju, mas, venhamos e convenhamos, o exemplo da união dos três da foto tem lá sua culpa na situação. Se é verdade o que ouvi do Murilo Curvelo outro dia na Pitomba’s Radio, sua ligação com o governador mais prejudica do que beneficia seu grupo político, pois pelo que me parece muitas coisas poderiam terem sido feitas para Bom Conselho, com o prestígio de ambos os irmãos Curvelo, um presidente do mesmo partido do governador e outro um seu próximo colaborador.

A explicação de que porque isto não foi feito é uma necessidade para aqueles que pensam a política do município. Para ser justa, o único que eu vi seu contra o governador em alguma fala foi o supersecretário na audiência com os vereadores (vejam aqui), quando ele dizia que a maioria das coisas não terminadas em Bom Conselho era culpa do governo do Estado. Pelo menos por um momento colocaram a culpa no coronel Eduardo, o que foi deveria ser considerado um ato de bravura.

Entretanto, com sempre ocorre eu já vou me estendendo demais na minha inspiração poética. Primeiro o poeta diz que “ambos os três” jovens doutores têm como objetivo Bom Conselho acima de tudo. E isto é muito bom. Se é verdade, eles pensam igual a mim, mas, eu desafio encontrar algum político em Bom Conselho que ouse dizer o contrário. O problema do Poeta é que ele é um poeta e muitas vezes exagera nos adjetivos sem meias palavras. Diante de alguém que era o “governo do povo” no céu e os mortais na terra, como o ele próprio poucos meses atrás, algo soa mal.

E vejam até onde vai a poesia. Ele comparou o “governo do povo” a uma roupa fora de moda, a um carro enguiçado e a  um computador sem a placa mãe, ou seja que não funciona e não tem conserto. Eu fico só imaginando os fatos que fizeram este amor, que era tão lindo, tranformar-se neste terrível ódio. Só pode ter sido a influência do meliante Xico Pitomba.

Nem eu, que levada pelas atitudes do Dr. Filhinho enveredei pela oposição, fui tão longe. Penso até que o “governo do povo” teve algo de positivo, como por exemplo, termos a primeira mulher na prefeitura e a correção no trato do dinheiro público, embora gasto de forma errada e muitas vezes inconsequente quanto às prioridades. Mas, da forma como o Poeta está batendo no “governo do povo”, pode até prejudicar a própria oposição, que ele diz que agora se une, fazendo a Mamãe Juju de vítima.

Eu só fico me perguntando, e minhas fontes que me informem dos motivos reais do amor entre o Poeta e sua Mamãe Juju (epíteto criado pelo próprio Poeta em um de seus momentos de ternura para com ela). Terão sido as altercações com o Dr. Filhinho ou com o supersecretário?

Eu termino, pois já me excedi em minha inspiração, parafraseando o Poeta: “O jornalismo de Bom Conselho, para o próximo pleito, deverá dar um grande exemplo, que ele não se faz com vaidade ou com sonho individual, tem que se pensar no coletivo. Tem que se olhar para frente. Tem que se pensar grande. Seguir o horizonte.” Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário