quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A Casa de Apoio do Dandan


Casa de Apoio (Imagem do Site do Prefeito)


Neste início de semana houve dois assuntos que dominaram a cena política, e que atingem o Brasil e Bom Conselho. A primeira foi o affaire entre os ministros do STF, no julgamento do mensalão, que parece ter sido vencido pelo Joaquim Barbosa, embora o Lewandowski tenha recorrido ao tapetão para tentar reverter o resultado. Vamos ver hoje, dia em que continua o julgamento, se a Justiça brasileira vai perder ou ganhar, e isto para mim significa se as chicanas vão continuar ou não.

A segundo refere-se mais a Bom Conselho, embora o conceito envolva todos os municípios do país, que foi a inauguração da Casa de Apoio, no Recife, para pessoas que precisem se deslocar para esta cidade e que tenham que pernoitar aqui. Foi um alarido danado, e até a TV Web Poeta foi paga para vir ao Recife, e entrevistar o Dandan e o Dandinho, na porta da Casa. Então o Poeta deve ter sido o primeiro paciente da Casa de Apoio.

Eu reproduzo abaixo a entrevista, já que ninguém de Bom Conselho acessa mais o seu blog do Poeta, muito menos sua TV, que é a única que só faz matérias “ao morto” e nunca ao vivo. Penso que nem mesmo o Dandan nem o Dandinho, que continuam se enganando com a audiência do Poeta em Bom Conselho, a acessam por falta de tempo ou desinteresse.


Eu penso que o Dandan tem o curso superior. Deve saber bem falar o português, mas, deve sofrer do que eu chamo a Síndrome de Lula, que é um mal que o ex-apedeuta-mor espalhou por este país, que mesmo que você tenha cometido o pecado de estudar e aprender o português, tem que esconder isto, quando fala ao povão, porque, se não o fizer, vão dizer que ele é das elites. Então não esperem plurais corretos nem concordâncias verbais, que pode haver uma grande decepção. Eu não esperei e, portanto, não fiquei decepcionada com o português ruim do prefeito. É culpa do Lula.

Numa coisa o Dandan nunca me decepcionou, sempre ele fala em Deus e em alguns santos, o que me sensibiliza muito. No entanto, eu tenho medo, se algo der errado, se ele vai assumir a culpa ou culpar Deus pelos malfeitos. Que Deus o proteja.

Eu começo me perguntando se alguém poderia ser contra a ajuda aos necessitados dos serviços de saúde e que usem a Casa de Apoio. Talvez os únicos que pudessem ser do contra, pelos seus instintos maléficos seriam o Amigo da Onça e o Xico Pitomba. E daí o alarido que surgiu sobre esta iniciativa do Dandan, e que, segundo ele começaria a funcionar, nesta última segunda-feira. Não tive tempo de conferir e nem sei se o Poeta dormiu na Casa para entrevistar o primeiro doente.

E o Dandan vai além em sua iniciativa. Vai arranjar transporte para os doentes. Ou seja, a mordomia vai ser completa. E isto aumenta mais a grandeza de sua iniciativa, alegam aqueles de boa fé e também os áulicos de plantão.

Eu só tenho a boa fé sem ser uma “áulica”, porque habito na oposição, que deve ser responsável mas não ingênua. Como política e dona de casa tenho que agir pensando na economia doméstica.

Desde cedo o político responsável descobre que além de não poder fazer omelete sem quebrar os ovos, não se pode fazer uma receita que exige sal, com o saleiro vazio. Pode-se até fazer, mas, o distinto público não aprovará o gosto, se quisermos fazer a receita inteira.

Quando o sal é pouco, temos que fazer um bolinho ao invés de um bolão, para que o bolo seja comido com gosto. Em outros termos, há um limite de tamanho do bolo quando os ingredientes da receita não são ilimitados. E em termos administrativos o que faz um bom administrador é o gosto final do bolo e não só o tamanho das porções de ingredientes. É na administração das prioridades dos ingredientes que se revelam os bons cozinheiros e os bons administradores.

Em termos municipais, o bolo final é ação da prefeitura como um todo, e para isto os ingredientes têm que ser dosados da melhor maneira possível. Como no Brasil, a realidade de recursos ou ingredientes não é nada favorável, e que o diga o Dandan, que até agora não parou de viajar atrás deles, há algo que é muitas vezes esquecido: As prioridades. Esta é a palavra mágica que faz a diferença entre os bons administradores e o governantes “perebas”.

Então, a pergunta fundamental para se avaliar a Casa de Apoio é: de onde vêm os recursos para custeá-la? Imaginem que, para que ela exista tenha-se que se tirar, todo mês, a merenda escolar de algumas crianças. Será que valeria a pena a Casa de Apoio? Imaginem, se os recursos vem da retirada dos subsídios dos vereadores, o que poderia levar o Dandinho a tomar umas doses a menos de Pitu. Será que valeria a pena? Isto é só para argumentar, que mesmo que o Dandan sempre seja ajudado por Deus, suas ações são aqui na terra onde, para se administrar bem, tem que se ater a conclusão que governar é escolher e para isto tem que se ter prioridades.

O que muitos governantes tentam fazer é iludir o povo, mesmo com ajuda de Deus, para melhorarem suas popularidades e serem eleitos. E as prioridades são construídas visando apenas os votos e não o bem comum. E num sistema democrático o papel da oposição é desmitificar certos tipos de ações, que tentam vender gato por lebre, ou pelo menos abrir o saco e verificar se há lebres ou gatos dentro dele. E, pelo que tenho notícia, em Bom Conselho, oposição é um artigo de luxo, principalmente, em termos de mídia, pela cooptação da blogaria quase toda oficial. E isto é péssimo para a democracia em geral e para Bom Conselho em particular.

E, neste caso da Casa de Apoio, meu colega Zezinho de Caetés, meu mestre em muitos assuntos, um dia desses lá no mural da AGD, falou sobre fazer uma Casa de Apoio para Caetés lá vizinha ao Sírio-Libanês em São Paulo. Há alguém que possa ser contra a ideia de todos os caeteenses (inclusive os colegas Rafael Brasil e o Hadriel) terem o direito de se tratar naquele maravilhoso hospital, já que um dos seus filhos, o Lula, só se trata por lá, sendo vivo o suficiente para não ir para Cuba? É claro que não, e nem mesmo eu seria se tivéssemos a produtividade dos americanos, cujos pobres ganham mais do que nossa classe média depois do Lula. No entanto, outra resposta poderia ser dada, ao sabermos que para que o Lula se trate na Casa de Apoio do Sírio-Libanês, 200 crianças de Caetés ficaram sem a merenda escolar, ou algumas mil ficaram sem a vacina contra sarampo, para que o Lula se tratasse do câncer, as custas do nosso dinheirinho.

Mesmo assim, eu espero que os recursos para Casa de Apoio de Bom Conselho tenham sido uma boa prioridade, e eu, qualquer dia irei lá, de supetão, para entrevistar alguns dos seus internos. Espero também, que ao chegar lá, eles me respondam que o governo do Dandan está tão bom que os professores estão tão satisfeitos com seus salários, que não tem necessidade de usar a o apoio da Casa, e nem falte merenda nas escolas para que os futuros usuários não sejam as vítimas da desnutrição infantil. Isto para me fixar na área social que envolve outros níveis de governo.

Para mim, quando, se Deus quiser (já falo como o Dandan), for eleita vereadora a partir de 2016, além do meu projeto para que meus colegas edis ganhem um salário mínimo, vou propor outro que deveria ser a fundamental prioridade para a prefeitura (com recursos próprios o alheios) seja o saneamento básico. Com ele, a necessidade de Casa de Apoio diminuiria muito. Infelizmente, ninguém quer ser entrevistado num esgoto, principalmente, pelo Blog do Poeta, que ainda é uma fossa de notícias.

Nossa, quem chegou até aqui nesta postagem, além de provar que sabe ler, já deve ver com outros olhos certos factoides, e deve pensar com faz falta uma oposição vigilante.

15 comentários:

  1. O que acontece muito aqui em Bom Conselho é muita propaganda enganosa e descaso com o dinheiro publico. os únicos blogs que ainda dão oportunidade da população de Bom Conselho ficar a par da atual situação é o seu e o do argonauta, porque os outros seguem uma tal de blogosfera que o representante é um tal de poeta. Um cara cheio de rolo, que já veio de varias cidades minguem sabe se corrido,porque o mesmo vive arranjando problema. Essa associação está muito mal representada com um sujeito desse um vira casaca. E tem pessoas boas que ainda o seguem.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Bom Conselho na politica tem de tudo ex.vereador que insiste em assinar seus comentários nos murais de blogs da cidade como se ainda estivesse na função. Quando era vereador nunca projetou algum de bom para população,ai vem criar uma coluna chamada tribuna cultural. Para aparecer na mídia,porque a politica está se aproximando para ficar em evidencia para os futuros candidatos o procurem.
    Querem transformar nossa Bom Conselho em uma sucupira ou até talvez uma saramandaia.

    ResponderExcluir
  3. Cara Lucinha Peixoto agora é que a coisa ta seria,está nas ruas um carro de som chamando a população pra participar de um leilão de veículos usados. Agora advinha pra que dia?? Dia 22 de agosto que é hoje. Agora te faço uma pergunta cade o edital de convocação e a divulgação desse leilão em rádios, e meios de comunicações? Que turma competente é essa em?

    ResponderExcluir
  4. Esse poeta quer ser importante de todo jeito. Ele não pode ver alguém importante que vai e tira fotos e mais fotos e postar em seu blog para que o povo veja que ele tem um grande conhecimento, mas no fundo não passa de um aproveitador de situações. A já ia me esquecendo ele tem um grande assessor no blog dele que é google.

    ResponderExcluir
  5. O poeta é um grande assessor de assuntos aleatórios da camará de vereadores de Bom Conselho. Assim se tornando um verdadeiro "ASPONE"(Assessor de po.... nenhuma)

    ResponderExcluir
  6. Estava lendo a coluna tribuna cultural quando uma nota me chamou atenção ,o ex vereador Carlos Alberto se retratando dos comentários feitos e dizendo ele que não tem mais pretensão politica em nosso município, na minha opinião foi a grande piada do dia,e ao mesmo tempo narrando a sua grande trajetória politica em nosso município. E o mesmo coloca na frente do seu nome Vr como fosse vereador. Será que o pleito do nobre é diferente dos outros deve ser igual a senador?

    ResponderExcluir
  7. O poeta levou uma lapadinha. Até o exato momento do mandato do prefeito essa foi a melhor atitude e ação que o prefeito tomou de não da credibilidade ao poeta. O prefeito está de parabéns por não da asas a cobra.

    ResponderExcluir
  8. Atenção!!! Houve uma catástrofe em Bom Conselho, uma grande "ONDA AZUL" acabou de afogar o "POETA". Chamem o Samu para os primeiros socorros.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Aos nobres vereadores de Bom Conselho quem elegeu vcs foi a população e não o prefeito da cidade então vcs devem esclarecimentos a população de ter apoiado vários cargos e criado outras secretarias e assim aumentando a folha da prefeitura,dando empregos a pessoas que não trabalha vai só no final do mês receber o salario,outros não tem competência de ocupar o cargo que ocupa, como se comentam em nosso município,até secretario pra assuntos políticos tem,nem OBAMA tem e o DANDAN tem. Seus nomes estão gravados na memoria do povo. Aguardem a próxima eleição caros parlamentares que terão uma grande surpresa nas urnas.
    O senhor presidente vivia descendo o pau na outra administração e nos vereadores da época,mas hoje que se encontra no poder age pior do que os outros vereadores que por ali passaram,vivia criticando as ações da nobre vereadora Leia,e hoje vc presidente só se preocupar em viajar e festar,temos um coisa simples a te falar aproveita mesmo porque resta mais ou menos 3 anos e meio e terás uma grande surpresa na próxima eleição.

    ResponderExcluir
  10. A ONDA AZUL derrubou o castelo de sonho do POETA!!!!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Ainda não se tem nem uma justificativa do prefeito para o poeta.

    ResponderExcluir
  12. Vamos alertar nossa população,principalmente quem votou no presidente da camará. Esse rapaz não faz nada a não ser beber e festar com seu grupinho as custa nossa.

    ResponderExcluir
  13. Qual motivo ser agora do corte de energia dos prédios da prefeitura?

    ResponderExcluir
  14. Cara lucinha a situação aqui em Bom Conselho está um caos a Celpe continua cortando a energia dos prédios da prefeitura,agora comenta-se na cidade que até a luz das escolas foram cortadas.

    ResponderExcluir
  15. As escolas São Geraldo e Mestre Laurindo Encontra-se com a energia cortada. Porque será? Foi agrande ONDA AZUL que que passou em nosso município e arrancou os fios dos postes.

    ResponderExcluir