segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O panfleto do Dandan - Erros e acertos




Recebi, por e-mail da semana passada, uma cópia do panfleto que foi distribuído pelo Dandan em comemoração dos seus 250 dias de governo. E a primeira coisa que minha fonte chamava atenção é que o jovem prefeito ainda não havia completado este tempo sentado na cadeira do Coronel (digo sentado, no sentido figurado porque o que Dandan mais fez neste tempo foi viajar por este país, segundo ele, pedindo obras para Bom Conselho).

Eu, imediatamente, como boa aluna do Seu Clívio no Ginásio São Geraldo, fui logo fazendo as contas, na ponta do lápis. Descobri que o panfleto só deveria ser lançado, para ser preciso nas contas, no dia 7 de setembro. Talvez, o lapso da equipe do Dandan tenha sido devido ao esgotamente de fatos relevantes em sua administração, fora da mídia, nos 100 e 200 dias de governo. Segundo dizem, até agora ele apenas termina obras começadas no governo da Mamãe Juju (por onde anda a Judith? Será que o Dr.Filhinho precisa de tantos cuidados no Hospital do Açucar que ela não pode mais se envolver com política? Ou será que desistiu de vez?).

Eu acho que minha fonte deve ser citada de forma completa, porque ele se diz apaixonado por mim, o que leva qualquer mulher a se sentir lisonjeada, mantendo o respeito, que todas merecemos:

“senhora lucinha bom dia,

Sendo leitor de seu blog e um admirador incondicional do seu trabalho, estouy  enviando para a senhora escaneado o panfleto de 250 dias do atual prefeito de Bom Conselho.

fazendo as seguintes observações
Primeiro;O ano ainda não transcorreu os 250 dias, se tiramos os domingos, sábados e feriados temos 152 dias uteis aproximadamente
no grosso teremos  220 dias
portanto os editores erram nos dias
segundo.falta o expdiente do projeto: A empresa de comunicação responsável , os editores, a quantidade de exemplares. A falta de claresa lesa a populaçãom, pois nõa sabe qu eo dinheiro publico ta sendo jogado no ralo.

peço discrição pelas minhas informações e espero seus comentarios do blog.

um grande abraço”





Mantive os erros da mensagem para dar-lhe mais evidência e pelo que li não é só coisa de um homem apaixonado. No cálculo ele está certo e quanto ao que ele chama de “expediente”, também é uma falha gravíssima, se realmente a informação sobre gasto com o panfleto não puder ser obtida com facilidade.

Virou moda no Brasil os governos fazerem propaganda como se fossem empresas comerciais, vendendo suas realizações em troca de votos presentes ou futuros. Esta atitude chega às raias da insanidade, em certos casos, porque desvirtua o processo democrático através de propaganda enganosa. Por exemplo, para o governo federal atual, o Brasil é uma ilha da fantasia, onde todos o pobres ficaram ricos e apenas um rico, o Eike Batista, ficou pobre. Onde todos os presos pobres foram soltos das cadeias e apenas um rico, o Zé Dirceu, vai entrar. Onde todo mundo está na classe média e apenas um, o Lula, é da elite, etc. etc.

O mais importante é que isto é dito e feito com o dinheiro público, o nosso dinheirinho suado, e que não foi fruto de propaganda. O panfleto do Dandan, pelas fotos que reproduzo ao longo deste texto, parece de alta qualidade e deve ter custado uma nota para ser produzido. Só não sei é se o povo de Bom Conselho vai acreditar nisto tanto quanto não acreditou nos panfletos distribuídos na campanha sobre o envolvimento do jovem prefeito num crime lá na Paraíba.

Talvez sim, o povo acredite. Eu não acredito muito, porque já havia visto isto no site do prefeito que é outra fonte de propaganda, feita com o meu dinheiro. E não acredito, por quê?

Porque, não acredito em mula sem cabeça, não acredito que o Lula não sabia do mensalão, nem acredito que o Coronel Eduardo vá se candidatar à presidência, nem acredito que o Zé Dirceu é inocente, e, principalmente, não acredito que nos últimos tempos, depois de tantos prefeitos passados, foi logo o Dandan que resolveu todos os problemas de Bom Conselho em 250 dias (incompletos até agora).



Cliquem nas imagens e tentem ler o que há nos panfletos. Eu me fixarei apenas numa frase que o finaliza:

“Os cuidados do Governo com a Nossa Gente é (sic) retribuído no sorriso do nosso povo no sorriso do nosso povo, no carinho das crianças e no crescimento do nosso município.”

Bem, pelo menos há alguma coisa a fazer ainda por Bom Conselho, se a equipe que fez o panfleto é de lá. É melhorar o ensino de português. Que tal o Menino Jesus de Praga fazer um cursinho para panfleteiros e blogueiros e até escritores recalcitrantes? Poderia até ser com financiamento da prefeitura, eu nem iria reclamar e até poderia assistir às suas aulas, para não dar algumas derrapadas em nossa flor do Lácio inculta e bela.


 Quanto aos fatos ou factoides que o panfleto aborda, pela minha distância, não tenho o que comentar. Mas, uma coisa me deixou encafifada, porque escrevi muito no passado sobre o caso da morte do Morceguinho lá na Paraíba. No panfleto há um lutador de karatê com o peito cheio de medalhas que me lembrou o pequeno mamífero voador. Eu, de início pensei que fosse uma homenagem póstuma, pela semelhança das figuras. Porém, não, não, a propaganda não chegaria a tanto.

Um comentário:

  1. Lucinha, você como sempre, impagável nos seus comentários, concordo com você, parabéns!

    ResponderExcluir