terça-feira, 27 de agosto de 2013

O Roberto Almeida e o "MAIS MÉDICOS"




Para não dizerem que não complementei em nada o texto da Mary, [publicado ontem aqui do qual este pode ser considerado uma continuação] eu o faço, com um outro texto sobre o assunto, do Elio Gaspari, publicado no mesmo blog no mesmo dia:

O doutor Luís Inácio Adams informou que os médicos cubanos que vêm para o Brasil não terão direito a asilo político caso queiram se desvincular da ilha comunista. Nas suas palavras: “Me parece que não têm direito a essa pretensão. Provavelmente seriam devolvidos”.

Num país que teve um presidente asilado (João Goulart) e centenas de cidadãos protegidos pelo instituto do asilo, Adams nega-o, preventivamente, a cubanos.

Isso numa época em que o russo Vladimir Putin concedeu asilo a um cidadão acusado pelo governo americano de ter praticado crimes, e a doutora Dilma tem um asilado na embaixada brasileira em La Paz.

Noves fora a proteção dada a Cesare Battisti, acusado de terrorismo pelo governo italiano.

A tradição petista vai na direção desse absurdo. A Polícia Federal já deportou dois boxeadores cubanos durante a gestão do comissário Tarso Genro no Ministério da Justiça. (Eles foram recambiados e fugiram de novo).

O próprio governo cubano já permitiu a saída de cidadãos para a Espanha. A vigorar a Doutrina Adams, o Brasil transforma-se numa dependência do aparelho de segurança cubano.

Para aqueles que se apegam com unhas e dentes a uma democracia e a um estado de direito, que foi pelo qual lutamos, para derrubar um ditadura militar e estamos lutando para evitar uma ditadura stalinista, do tipo da que está em instalação na Venezuela e já em Cuba, a vergonha nos sobe ao rosto. Como se pode ser tão fiel a um regime sanguinolento como o dos irmãos Castro, ao ponto de tentar enganar todo um povo, por motivos ideológicos e eleitoreiros com este programa Mais Médicos?

A segunda coisa que me fez mudar de assunto foi uma postagem que li no Blog do Roberto Almeida, de Garanhuns, e que leio algumas vezes, para verificar a quantas anda seu alinhamento com a prefeitura de Bom Conselho, minha adorada terra. Eu sinto que vão as mil maravilhas.

O título da postagem é “INTERESSES ENVOLVIDOS NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS”. Eu admirava o Roberto e o achava um bom jornalista. Hoje o considero apenas um jornalista experiente. Mesmo depois que ele tentou erigir um estátua para o Lula na Avenida Santo Antônio, e eu ainda comentava em seu blog para discordar de tais peripécias ideológicas. Fiquei esperando que ele propusesse uma estátua de Dilma no Castelo de João Capão, mas, parece que depois da queda de popularidade do poste ele não vai botar a mão em cumbuca.

Entretanto, ele nunca deixou sua alma petista de lado e continua sendo parcial, e, pasmem, colocando interesses nos outros para justificar os seus. Eu comento seu texto, abaixo, e quem o quiser no original clique aqui. O que estiver em vermelho é do Roberto o que estiver em azul é meu, para nos relembrar do velho folguedo pastoril.

O programa Mais Médicos, que está importando médicos do exterior para o Brasil, tem o apoio da população, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha. Mesmo assim a gritaria é grande, principalmente com relação aos cubanos.

Quem poderia ser contra a que o povo tivesse acesso a mais médicos? E isto não só inclui, principalmente, os cubanos, e sim pela forma como o regime castrista trata o seu povo. Mas, vamos em frente.

Duas frentes se armaram contra a chegada dos profissionais de Cuba: uma comandada pelas entidades médicas, outra pelo PSDB de Aécio Neves e companhia.

É típico dos escritos ideológicos começarem classificando coisas  com uma precisão que só leva o raciocínio dos leitores para um lado só. Não só são duas frentes que estão contra a chegada dos profissionais de Cuba. Há pelo menos mais uma: Aquela das pessoas que pensam que o trabalho escravo deveria ter acabado em nosso país, e no mundo e que acham e podem até demonstrar (e desenhar para os empedernidos) que os médicos cubanos são apenas escravos, de uma ditadura cruel e sanguinária.

As entidades que representam os médicos não estão pensando no povo pobre e sim em defender seus interesses corporativos. Ora, se os pediatras, ginecologistas e clínicos estrangeiros contratados estão indo para municípios necessitados, lugares rejeitados pelos médicos brasileiros, por que ser contra? É deixar esses grotões sem assistência na área de saúde para não contrariar interesses e ideologias?

Esta a é mãe do argumento ideológico petista. Mexer com coisas sérias, vender facilidades para os mais simples de espírito, mas carentes de informação, como o próprio Bolsa Família. Quem é contra que o povo coma melhor? O problema é quando se usa tais coisas para fins eleitoreiros como provavelmente vai ser feito com o Mais Médicos. Já foi dito acima [ontem no texto da Mary Zaidan] e com muita propriedade que grande parte dos problemas de saúde no Brasil não é por causa da falta de médicos e sim de infraestrutura que este governo está há mais de uma década no poder, e nada fez para melhorá-la. Vários hospitais foram fechados porque o SUS além de pagar pouco por procedimentos, muitas vezes não pagava. E hoje o número de leitos por habitantes é 15% menor do que há dez anos atrás. As entidades médicas e os jornalistas sérios já alardeiam isto faz tempo.

O PSDB está contra porque tem conhecimento da pesquisa do Datafolha e sabe que esses médicos chegando nas cidades pequenas do Nordeste e prestando um bom serviço à população, podem ajudar a recuperar o combalido prestígio do Governo Federal. De quebra ainda pode fortalecer a provável candidatura do petista Alexandre Padilha à sucessão estadual em São Paulo.

Por que esta fixação do Roberto no PSDB, para dizer uma verdade? Eu sei Roberto, que o Governo Federal está combalido e que o motivo do plano é eleitoreiro. Mas, isto não diz respeito só ao PSDB, mas sim, a todos brasileiros que não querem seu dinheirinho utilizado para o uso de programas que apenas fazem o sonho dos petistas para o financiamento público das campanhas política. Enquanto ele não vem, oficialmente, que se usem o Bolsa Família e agora os Mais Médicos.

Como se vê tudo é jogo de interesses, o povão que se exploda.

Nisto eu concordo com o Roberto. São os interesses mesquinhos de quem não quer largar o osso do poder. E o problema dos médicos estrangeiros é o mínimo. O grande problema é o próprio programa e como foi lançado, onde a presidente deu sua maior mancada também do ponto de vista ético. Mas, isto para o PT é fazer política. Se votam no PT, a verdade e o povão que se explodam. Minha tristeza é que nossa classe jornalista, ao invés de tentar corrigir as distorções que existem no programa mostrando seus problemas para a liberdade e para democracia, fazem política para continuarem a mamarem nas tetas do poder.

Os médicos de Cuba não vêm para o Brasil como comunistas, como agentes de Fidel ou Raul Castro. Vêm simplesmente fazer o seu trabalho e muitos que vieram ao país no passado - como uma clínica geral que conheci atuando em Angelim -, deram provas de serem bons profissionais.

Aqui o Roberto é no mínimo simplista e não jornalista. Isto é a força da ideologia tisnando as suas sinapses cerebrais. Por um exemplo de boa médica cubana ele conclui que todos são bom, inclusive os que mataram Chávez e que fazem o Fidel procurar médicos espanhóis e Lula ir para o Sírio-Libanês. Deveria citar o resultado do REVALIDA  para médicos brasileiros formados em Cuba, e que é baixíssimo. E eles não são agentes de Fidel ou Raul Castro, eles são apenas seus escravos. Ou o Roberto iria ser blogueiro em Cuba durante 3 anos, deixando sua mulher e filhas aqui, como garantia de sua volta, sem ser um escravo? E não me venha dizer que eles vieram contentes balançando bandeiras e cantando por ter deixado seus parentes lá. É apenas pela promessa que ao receberem 10% do que o governo brasileiro vai pagar a eles, já representam 10 vezes mais do que eles ganham na ilha dos Castros. Você iria Roberto, se juntar a Yoani Sánchez nestas condições?

O Brasil está mal na saúde. Os hospitais são uma lástima e faltam médicos. Que pelo menos essa última lacuna seja preenchida rapidamente e a população tenha o direito à saúde, assegurado inclusive pela Constituição Federal.

Só com mais médicos? Me poupe, Roberto. E resolver nossos problemas com o sacrifício do próprio povo cubano que vem aqui como médicos apenas para ter uma chance de ganhar uns trocados a mais e respirar um pouco de liberdade é até muita crueldade. Isto só ajuda a ditadura cubana que está nos seus estertores e se vale destes pobres médicos para viver mais um pouco. Alguns dizem que o Mais Médico como foi operado não configura escravidão e somente ilegalidade por terceirizar contrato de trabalho. Isto é apenas um eufemismo para minorar a degradação do trabalho médico em nosso país. É ilegalidade de nossa parte e imoralidade de todos os pontos de vista em se permitir um regime de trabalho como este. Pode até resolver alguns problemas de saúde, mas, nos enche de vergonha pela solução adotada.

Cuba é um país pequeno e mais pobre do que o Brasil. Não é novidade para ninguém que por lá falta até comida – até mesmo para quem tem um diploma de medicina. Que eles venham ganhar o seu dinheirinho (o governo comunista fica com quase tudo), durante um tempo vivam sem tantos apertos e ajudem os pobres brasileiros, principalmente as mulheres, as crianças e os idosos.

E por isso mesmo Roberto, como um jornalista sério que você é (fora algumas estátuas, é claro) deveria denunciar o trabalho escravo a que eles são submetidos em Cuba e não ficar fazendo politicagem falando de partidos e entidades que não tem culpa pelos erros do Fidel. Ninguém seria contra a vinda dos cubanos se eles, com os de outras nacionalidades, fossem avaliados, e pudessem trazer sua família e receber seu dinheiro como homens e mulheres livres, e podendo até pedir asilo político se quisessem. Mas isto não ocorre com os cubanos. Por que Roberto? Por causa do PSDB?

E que os interesses mesquinhos de corporativistas, políticos e ideólogos sejam esmagados pelo povo, se este for atendido em suas necessidade mais imediatas.

E para os cubanos, nem uma palavra de carinho? Aquele povo que vive escravizado há mais de 50 anos, vivendo agora da exportação de gente. Antes exportava guerrilheiros, amigos do Zé Dirceu, agora exporta médicos, “mui amigos” do Chávez. Nem mesmo o Karl Marx conseguiu prever que este fosse o momento superior do socialismo: O tráfico humano.

Um pouco de dignidade é tudo que os brasileiros desejam e precisam.


E os cubanos também, e mais do que nós. Coitados.

P.S.: Depois de terminado o belo folguedo do Pastoril, encontrei o vídeo abaixo que ilustra a festa em torno do pelourinho do pobres médicos cubanos:

5 comentários:

  1. NO TOCANTE A BAGUNÇA QUE SE GENERALIZOU NA BLOGOSFERA DE GARANHUNS DOS BLOGUEIROS BABADORES DOS BANDIDOS BARBUDOS DO PT E, TENDO EM VISTA MEU VELOCÍMETRO BLOGOSFÉRICO NO AGRESTE MERIDIONAL JÁ REGISTRARA A MARCA DE SEIS ANOS DE RODAGEM, APROVEITO UMA BREXA DEIXADA PELO CORAJOSO E AUTÊNTICO TEXTO DA BLOGUEIRA BONCONSELHESE, E COMO EU NÃO SOU HOMEM DE MIJAR EM PÉ SEM FAZER ESPUMA, TENHO PARA ADIANTAR O SEGUINTE: A BLOGOSFERA DE GARANHUNS ESTÁ POLUÍDA DE BLOGUEIROS PUXA SACOS, DE TABACUDAS E JIGOLÔS DE PREFEITURAS NA ÁREA DA REGIÃO METROPOLITANA DE GARANHUNS. É PRECISO QUE AS PESSOAS QUE ESCREVEM TENHA A PERCEPÇÃO QUE POUCOS TEXTOS OFENDEM MAIS A DIGNIDADE DO LEITOR OU ACESSADOR QUE O DE ENGANAR, MENTIR, DANDO UMA DE JOÃO-SEM-BRAÇO E, AINDA POR CIMA, FAZER DA PESSOA QUE ESTÁ LENDO DETERMINADA MATÉRIA EM UM BLOG, UMA MARIONETE NA CERTEZA DA FALTA DE AÇÃO E DO ESQUECIMENTO OU DO DEIXA PRA LÁ OU ISSO É ASSIM MESMO... A BABAQUICE É TAMANHA QUE NA LUTA PARA NÃO PERDER A “BOQUINHA” OU ASSEGURAR UM CONTRATO GORDO COM A PREFEITURA, ESSE POVO NÃO MEDE AS CONSEQUÊNCIA PARA BAJULAR O TAL MUNICÍPIO E VIVER DEPENDURADO NA VIRILHA DO PREFEITO. HOJE, O AGRESTE MERIDIONAL(LEIA-SE BOM CONSELHO, LAJEDO, CAETÉS, IATI E O ESCAMBAL A QUATRO), PARECE MAIS UMA REGIÃO PERTENCENTE AOS PAÍSES ESCANDINAVOS. NA VERDADE, APRESENTAM-SE COMO MUNICÍPIOS PERFEITOS, JAMAIS PERTENCENTES A UMA PÁTRIA DE LADRÃO, DIRIGIDA PELO PT QUE EM NÍVEL FEDERAL TRANSFORMOU-SE NUM COVIL DE BANDIDOS E, TEM COMO INSTRUMENTO ÚNICO PARA SEU POVO PAUPÉRRIMO E ANALFABETO MELHORAR DE VIDA, O FAMIGERADO BOLSA ESMOLA, PASMEM!!! E O QUE DIZER DO PREFEITO DE GARANHUNS, O NOSSO IZINHA?!?!?! AÍ, A BABA ENSOPA E FAZ UM “MELEGUÊ” DOS SEISCENTOS DIABOS NOS SAPATOS DE NOSSOS BLOGUEIROS. INCLUSIVE, ATÉ O SISUDO BLOG CHUMBO GROSSO “VEIS INQUANDO” PARECE MAIS A TAL BABA DE QUIABO QUANDO SE REFERE AO PREFEITO IZINHA... POIS, NÃO É QUE, O PRÓPRIO ADMINISTRADOR DO CHUMBO, CHEGA AO CÚMULO DE AFIRMAR QUE É IZINHA DESDE CRIACINHA... ATÉ TU TCHÊ!!! MESMO SEM RECEBER PORRA DE REMUNERAÇÃO NENHUMA. IMAGINA, SE... POIS BEM, OS BLOGUEIROS DE GARANHUNS, COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES TÃO DEITANDO E ROLANDO NA BAJULAÇÃO, NO PUXA-SAQUISMO BARATO E NA BREGUICE EM SÉRIE A RESPEITO DAS MATÉRIAS PAGAS POR ESSAS PREFEITURAS. A COISA É VERGONHOSA. PARA TAIS BLOGUEIROS, NOS SEUS ESCRITOS, NÃO HÁ LUGAR PARA ESCRÚPULOS E MORALISMO. OU VAI OU RACHA OU SE VENCE OU SE PERDE. POR ISSO, TOME BAJULAÇÃO!!! DAÍ, VAI UM AVISO: APROVEITEM, CRIANÇAS, PORTEM-SE MAL, OU ENTÃO, TOME JEITO, SEUS COOOOOISA!!!

    P.S.: - Eu gostaria de saber, como se comportariam tais blogueiros se fechassem contratos publicitários com as prefeituras de Itaíba, Manari e Jurema...

    ResponderExcluir
  2. A questão é que o Brasil não é a Venezuela, ou mesmo a Bolívia e Equador, que já vivem as "maravilhas" de ditaduras esquerdizóides, inteiramente na contramão da história. Aqui tem imprensa e internet livres, e, apesar de o petismo querer impor censura, os liberais e democratas não tem medo. Eu mesmo nunca tive medo do petismo, e tudo que falei sobre Lula e o petismo foi verdade.
    A questão da saúde é séria, mas os direitos humanos muito mais. Escravidão é crime. Vá Roberto contratar alguém e pagar dez por cento do salário mínino, para ver o que acontece na justiça! Bem não falo mais, pois gosto muito do velho Roberto, meu amigo há mais de trinta anos. Por ser seu amigo, acho lamentável seu adesismo a todos os governos, sejam federais, estaduais e municipais, e me sinto na obrigação de dizer isso. Cadê o velho Roberto, humanista, democrata, e um arguto observador da política nacional, como conheci? Aonde foi parar seu senso crítico, condição indispensável para qualquer jornalista? Retiro tudo que disse, se você, Roberto, provar que não é trabalho escravo?
    Parabéns Lucinha, teria muito mais para escrever, mas não vou fazê-lo em nome da minha velha amizade por Roberto. Nunca quis magoá-lo. Espero que ele não se sinta assim. Sinceramente. Rafael Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto e o arremate do Chumbo. Lucinha, o senso de ridículo é uma das coisas mais mal distribuídas no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinha, você edifica seus argumentos em relação à política asssitencialista do governo Lula, agora cai no contrasenso absurdo ao se referir aos médicos cubanos como escravos. Tenho certeza que terás a oportunidade de conhecer as suas ideologias e verás que a Humanização e um dos pilares que sustentam a saúde de Cuba. Além disso, vai desonerar as prefeituras e ampliar o acesso da população aos médicos todos os dias da semana; como a população pode ir de encontro a isso????

      Excluir
    2. Caro Anônimo,

      Não entendi nada do que você falou. Os médicos cubanos são escravos, mas, sua única culpa é não tentar reagir à escravidão da forma como a conheço. Por exemplo, tenho certeza que todos adorariam vir aqui com suas famílias. Por que elas não vem? Alguns vão dizer, sob os ouvidos dos olheiros ideológicos deles que preferiram deixá-la em Cuba. Você acreditaria nisto caro Anônimo da 11:56?

      Isto é para mim apenas uma parte da escravidão. Por que não entregar-lhe toda a bolsa dada pelo governo brasileiro? Será que o curso que ele faz em Cuba o retiraria 70% dela?

      Se você quiser dizer que quem para quem gosta de ser escravo não existe escravidão, então continue apoiando Cuba, aquele regime de liberdade e humanismo. Comigo não violão.

      Lucinha Peixoto

      Excluir