sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tratando a escravidão com educação




É muito difícil mudar de assunto quando vemos a lambança que o programa Mais Médicos já causa e vai causar neste país. Hoje soube de mais uma: Os prefeitos estão demitindo médicos para pegar médicos estrangeiros paridos pelo governo federal. Como todos estão com a corda no pescoço pela queda do FPM e acuados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, querem é se safar e fazer a substituição do médico que eles vinha pagando, pelos médicos do programa.

Isto é apenas um dos efeitos colaterais que pode tornar o Mais Médicos em Menos Médicos, que a pressa ao implementá-lo não deixou levar em conta. Existem outros ainda, de caráter legal, mas, o principal é o de caráter moral em relação aos cubanos. Como dizia o Stanislau Ponte Preta, foi proclamada a escravidão, ou pelos menos referendada a escravidão cubana. Uma verdadeira vergonha.

E temos que continuar a criticar como dever cívico. Numa destas minhas idas ao Facebook, rede do qual estou tentando manter distância devido ao seu poder viciante (mas, não resisto), encontrei uma carta de um médico (original aqui), na qual ele diz verdades contundentes, com a educação que todos deveriam ter com os médicos estrangeiros, mostrando que, nossos médicos podem ser educados, e ao mesmo tempo estão empenhados em resolver os problemas de saúde no país. Quem não quer resolvê-los é o Padilha. Quer apenas ser governador de São Paulo.

Eu, que não sou médica, é que digo, sejam bem-vindos os estrangeiros, mas, devemos ter cuidados com os discursos dos cubanos de que vem é “por amor”. Isto não passa de pregação ideológica do regime cubano, e que temos que ficar espertos para suas consequências junto à população. Mas, por hoje fiquemos com educação do Dr. Rodrigo Lima:

“Carta a um médico estrangeiro

Olá, colega. Seja bem-vindo.

Soube que vocês andam preocupados com a recepção que terão por parte de nós, médicos brasileiros.

Imagino que vocês saibam que o Brasil é um país que sempre recebe bem os que buscam contribuir com nossa sociedade. Os japoneses, italianos, alemães, libaneses, entre outras nacionalidades que compõem nossa sociedade podem testemunhar a nosso favor. Não temos conflitos internos que envolvam grupos étnicos, não nos envolvemos em conflitos externos e jamais fomos xenófobos. Pelo contrário. Então fiquem tranquilos, o povo brasileiro os receberá muito bem.

Talvez minha fala não seja muito convincente quando comparada com o que as entidades médicas brasileiras têm dito sobre vocês. Saibam que a maioria dos brasileiros, e arrisco dizer, a maioria dos médicos discordam disso tudo. Não queremos conflitos com vocês. Sabemos que vêm em paz, com o objetivo de trabalhar, e tenho certeza que estarão seguros e tranquilos, no que depender das pessoas que estarão com vocês.

Mas acho que vocês precisam entender o que está acontecendo no Brasil neste momento. Até para poderem contribuir de verdade com as mudanças sociais que nosso país precisa.

A Atenção Primária, (que aqui no Brasil é mais conhecida por Atenção Básica) nunca foi prioridade de governante algum neste país. Por mais que tenhamos observado uma expansão importante da rede de serviços de Atenção Primária nos últimos 20 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não consegue cobrir nem metade da população brasileira com estes serviços. Isso acontece porque ainda não conseguimos vencer o debate sobre qual a melhor forma de organizar o SUS. Neste debate, entra a discussão sobre a necessidade de mais médicos, e aqui vale apontar alguns de nossos problemas:

1) Sub-financiamento: o Brasil investe, per capita, bem menos que a grande maioria dos países que assumiram o desafio de ter um sistema de saúde de acesso universal). Além de termos pouco dinheiro, pouco dele vai para a Atenção Primária (menos de 10% dos investimentos estatais em saúde);

2) Contratação descentralizada: o Brasil tem 5.560 municípios, e cada um deles precisa desenvolver sua estratégia para atrair bons profissionais, o que gera uma atmosfera que ultrapassa a competição saudável e atinge padrões predatórios, onde quase sempre quem perde é a população;

3) Falta de profissionais médicos, em termos quantitativos e qualitativos: embora estudos mostrem que em duas ou três décadas atingiremos um bom número proporcional de médicos, até lá lidamos com a falta de profissionais mesmo nos grandes centros urbanos. Além disso, não há uma política de estado que direcione a nossa formação para as áreas que mais precisamos, o que piora a distorção;

4) Estrutura precária de trabalho: por não ser prioridade, a Atenção Primária nunca recebe os investimentos necessários para que possa oferecer condições adequadas de trabalho. Lidamos o tempo todo com falta de medicamentos (na unidade de saúde onde trabalho falta Enalapril e Ibuprofeno há quase dois meses, só para citar dois exemplos), de exames (um relato: com frequência o laboratório “esquece” de dosar a hemoglobina glicada das pessoas com diabetes que fazem exames, e só manda os outros resultados) e de consultas com outros especialistas (uma consulta com um cirurgião-geral para resolver uma hérnia inguinal demora cerca de 4 meses, por exemplo).

5) Não existem estratégias de fixação de profissionais nos centros mais afastados: a única iniciativa do estado brasileiro nos últimos 20 anos foi exatamente o programa que trouxe vocês, e sabemos bem que não é suficiente para fixá-los aqui.

A maior parte dos brasileiros que critica a vinda de vocês não é contrária exatamente a vocês, e sim a vinda de vocês sem que sejam dadas as respostas a estes problemas que menciono acima. Vocês são a resposta que pode se aplicar a curto prazo, mas nada além disso. Nem nós, nem vocês conseguirão oferecer a medicina que a população brasileira merece e precisa sem estas respostas. Louvamos a sua disponibilidade em tentar, e esperamos profundamente que consigam alguma coisa. Caso consigam desenvolver uma medicina de qualidade neste cenário ficaremos felizes em aprender a fórmula mágica.

Uma outra crítica que vocês poderão ouvir é em relação ao fato de não terem seus diplomas revalidados. Saibam que o argumento do governo brasileiro é que não vão revalidar seus diplomas exatamente para poder mantê-los “presos” aos municípios que vocês escolheram para trabalhar. Não me parece a estratégia que mais valoriza a autonomia das pessoas, mas se vocês concordam trabalhar nestas condições não cabe a mim julgá-los. Eu não trabalharia, mas enfim.

E se você é cubano e já tem alguma experiência em outros países (como o governo brasileiro tem dito que vocês tem), imagino que já esteja acostumado com o desconhecimento que o mundo tem da realidade cubana. Temos ainda uma polarização ideológica no Brasil que envolve segmentos que louvam a "Revolução Cubana" e outros que demonizam a "Ditadura Cubana". Eu e a maioria dos brasileiros estamos no meio destes dois pólos. Me preocupo com alguns relatos de pessoas confiáveis que viram a realidade de vocês em seu país, mas sei que não existe relato isento e me reservo a não julgar o que acontece com vocês neste momento. Saibam que se fizerem um bom trabalho, vocês serão louvados. Mas atentem para a responsabilidade, pois neste momento muita gente estará torcendo para que vocês façam bobagem para ganhar a mídia dizendo “eu não disse que os cubanos não servem?”. Esta perseguição não é pessoal, mas ideológica, e tende a se acentuar considerando que temos eleições presidenciais ano que vem no Brasil. Desejo serenidade a vocês, e boa sorte.


Termino por aqui. Acima de qualquer coisa está o novo povo, e já que foi esse o caminho escolhido pelo governo brasileiro e por vocês, torço do fundo do coração que vocês consigam ajudar este povo. O debate político continuará, e estará observando vocês de perto. Boa sorte.”

8 comentários:

  1. SE JÁ NÃO BASTASSEM OS APAGÕES DA DILMA(ESTAMOS NO SÉTIMO), VEM POR AÍ, O CAOS TOTAL. SENÃO VEJAMOS: NEM BEM CHEGARAM, OS "MÉDICOS MALVADOS E BEM TREINADOS POR FIDEL E RAUL CASTRO EM GUERRA DE GUERRILHA" JÁ TÃO CAUSANDO UM AUÊ NEGATIVO DA GOTA SERENA NO INTERIORZÃO DO BRASIL. OS PREFEITOS QUE TÊM SEUS MÉDICOS BRASILEIROS CONTRATADOS COM RECURSOS DA PREFEITURA, ESTÃO DEMITINDO ESSES, E FICANDO COM A CAMBADA DE CUBA QUE É DE GRAÇA E POR CONTA DA DILMA. QUER DIZER, COM A SAÍDA DESSES PROFISSIONAIS BRASILEIROS QUE PRESTAM SERVIÇOS NOS PSF’s DOS MUNICÍPIOS ESPALHADO PELO BRASIL AFORA, AGORA, O PROGRAMA DO PT “MAIS MÉDICOS” VIRA “MENOS MÉDICOS”. PARA SE TER UMA IDEIA DA TRAGÉDIA QUE VEM POR AÍ, SÃO 701 CIDADES QUE PAGAM EM TORNO DE 30 MIL POR CADA MÉDICO E AGORA VÃO TER MÉDICOS DE 10 MIL REAIS POR MÊS E MESMO ASSIM PAGO PELA DILMA. TEM CIDADE QUE MANTINHA EM SEU QUADRO 6 MÉDICOS PAGANDO 180 MIL POR MÊS A ELES, E, AGORA, ESSE PREFEITO, QUE DE BESTA NÃO TEM NADA, VAI PEGAR ESSA GRANA E BOTAR NO PÉ DO CIPA E OS MÉDICOS CUBANOS QUE SE VIREM PARA DAR CONTA DO RECADO...


    P.S.: - Como sempre os petralhas tentam nos enganar com mais esse drible da vaca. Estão chegando ao Brasil, 4.000 cabos eleitorais comunistas. Como se sabe, no interiorzão do Nordeste do Brasil, médico e padre mandam mais que o prefeito. Imaginem no que vai dar 4.000 comunas infiltrados na classe pobre e miserável do país?!?!?! Dessa vez não tenhamos dúvidas, está instalado em definitivo pelos petralhas brasileiros, o tão sonhado comunismo tupiniquim...

    ResponderExcluir
  2. OS “PIDÃO” NORDESTINOS DE UM MODO GERAL, SÃO TÃO ANALFABETOS POLÍTICOS(MAS, CONTINUAM PIDÕES!!!), QUE TOMAM POR REIS OS BOBOS DA CORTE(LEIA-SE: OS MÉDICOS DE FIDEL, UMA ANTA, UM SEBOSO...). MAS EU SEI QUE O POVO QUE PENSA CONHECE OS REIS… E COMO CONHECE!!! ORA SE... ATÉ PORQUE, A CÉLEBRE FRASE DO SAUDOSO DOM HÉLDER CÂMARA JÁ NOS ABREM OS OLHOS E AS OIÇAS: “TEM GENTE QUE PENSA QUE O POVO NÃO PENSA. O POVO PEEENSA!!!”. E EU VOU MAIS ALÉM: O POVO PENSA E ENSINA. SÓ O PT É QUE NÃO SABE DISSO, OU SE FAZ QUE NÃO!!! NO TOCANTE AOS PROGRAMAS “MAIS MÉDICOS” OU “MENOS MÉDICOS”, INSISTO EM AFIRMAR CONVICTAMENTE QUE, OS MÉDICOS CUBANOS TREINADOS EM GUERRA DE GUERRILHA SÃO TAMBÉM DOUTRINADORES DO COMUNISMO, QUE IRÃO ABORDAR JUSTAMENTE OS MAIS HUMILDES COMO A TURMA DO MUNDIÇAL REMELENTO DO BOLSA ESMOLA E OS INDIGENTES DE UM MODO GERAL QUE SÃO OS MAIS VULNERÁVEIS, AQUELES QUE LHES OUVIRÃO POR GRATIDÃO AO ATENDIMENTO. DE RESTO, A CATRACA GIRA E A FILA ANDA. E, POR FALAR NAS QUILOMÉTRICAS FILAS DOS POSTOS DE SAÚDE, OS PACIENTES QUE ESTÃO AGORA NESSAS TAIS FILAS, LÁ CONTINUARÃO E PERMANECEM A SOFRER DEVIDO A INSENSIBILIDADE, NEGLIGÊNCIA E A EXTREMA IRRESPONSABILIDADE DA PETRALHADA QUE TÁ ENGABELANDO A GALERA COM ESSE PROGRAMA SAFADINHO E MENTIROSO INTITULADO DE “MENOS MÉDICOS” OU QUEM SABE “MAIS MÉDICOS DOUTRINADORES”, SEI LÁ... DIANTE DO CAOS INSTALADO, CONCLAMA-SE: MEU DEUS, QUE FALTA FAZ UM SPARTACUS EM CUBA!!! QUEM SABE, NO BRASIL TAMBÉM!!! MAS, APROVEITANDO A DEIXA, O PROFESSOR IVES GANDRA NOS ENVIA UMA CANJA DESSE CÔMICO, BUFÃO E MENTIROSO PROGRAMA DE GOVERNO COMUNISTA DO PT, QUANDO AFIRMA CATEGORICAMENTE QUE, EM PERÍODO PRÉ-ELEITORAL, DILMA ROUSSEFF DECIDIU TRAZER MÉDICOS DE CUBA PARA ATENDER A POPULAÇÃO DO INTERIOR DO BRASIL, SEM OFERECER, TODAVIA, AS CONDIÇÕES INDISPENSÁVEIS PARA QUE TENHAM ESSAS REGIÕES CARENTES HOSPITAIS E EQUIPAMENTOS. EMPRESTA DINHEIRO A CUBA E A OUTROS PAÍSES BOLIVARIANOS, MAS NÃO APLICA NO NOSSO PAÍS O NECESSÁRIO PARA QUE HAJA ASSISTÊNCIA GRATUITA, NO MÍNIMO, CIVILIZADA. TAIS VENDO TU!!!


    P.S.: - PESSOAL!!! PRESTEM BASTANTE ATENÇÃO DO QUE VEM LOGO ABAIXO, QUANDO EU SUBSCREVO DA PRIMEIRA PALAVRA AO PONTO FINAL, SEM MEXER SEQUER NUM FÊ, NUM GÊ OU NUM LÊ, UM PARÁGRAFO DO EXCELENTE TEXTO DA BLOGUEIRA LUCINHA PEIXOTO QUANDO ELA VEM COM ARGUMENTOS IRRETOCÁVEIS. SUBSCREVO DA PRIMEIRA PALAVRA AO PONTO FINAL, SEM MEXER SEQUER NUMA VÍRGULA DESSE BRILHANTE PARÁGRAFO. EI-LO: “Isto é apenas um dos efeitos colaterais que pode tornar o Mais Médicos em Menos Médicos, que a pressa ao implementá-lo não deixou levar em conta. Existem outros ainda, de caráter legal, mas, o principal é o de caráter moral em relação aos cubanos. Como dizia o Stanislau Ponte Preta, foi proclamada a escravidão, ou pelos menos referendada a escravidão cubana. Uma verdadeira vergonha”.

    P.S2.: - A legenda da imagem acima tá simplesmente, espetacular!!! Veio a calhar!!!

    ResponderExcluir
  3. QUEM APRECIAR A EXCELENTE E DETERMINADA BLOGUEIRA BONCONSELHENSE LUCINHA PEIXOTO, NÃO TEM A MENOR IDEIA COMO ELA É MÁ(O CÃO CHUPANDO MANGA) E VINGATIVA. ESSAS SUAS “VIRTUDES” ESPORÁDICAS, GERALMENTE ACONTECE, QUANDO ALGUÉM, SAFADAMENTE, COVARDEMENTE, MESQUINHAMENTE, PISA NOS SEUS CALOS: “AÍ, A MADEIRA DEITA E O MARMELEIRO ENVERGA!!!”. PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, ELA VIRA UMA VERDADEIRA FERA FERIDA, TORNANDO-SE EM “MADEIRA DE DAR EM DOIDO”. E TOME VINGANÇA!!! QUEM QUISER SABER O PORQUÊ, É SÓ DAR UMA ESPIADINHA PELO CANTINHO DOS “ZOIO” DO LADO DIREITO DO SEU BLOG, NOS SITES NOBRES... DIGA-SE DE PASSAGEM, NEM TODOS SÃO TÃO NOBRES ASSIM!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Guerrilheiro,

      Eu vi o recado abaixo, para reconsiderar o recado acima, mas, resolvi deixá-lo, porque tive vontade de fazer o que você pensou que tivesse feito. Me contive, para não sobrecarregar o meu confessor.

      Obrigada pelos seus comentários

      Lucinha Peixoto

      Excluir
  4. EU TINHA VISTO ALGO DE DIFERENTE NO LINK DE ROBERTO ALMEIDA, POR ISSO ESCREVI TAL COMENTÁRIO. SENDO ASSIM DESCONSIDERE-O.

    ResponderExcluir
  5. ..........Me contive, para não sobrecarregar o meu confessor... ESSA É ÓTIMA, PADRE SOOOOOFRE!!!

    ResponderExcluir
  6. Demagogia barata; partidarismo explícito. Saibam vocês que Lula mesmo analfabeto foi quem mai s descentralizou o ensino superior por todo país, com todas as críticas fervorosas ao bolsa família, nos últimos 10 anos foram mais de 14 milhões de pessoas saindo da extrema pobreza, a indústria naval que não havia estímulo desde do fim da década de 80, foi reativada e hj mesmo que de forma precária está voltando a funcionar, também foram 20 anos sem investimentos. Infelizmente para oposição, a aceitação de Dilma está voltando a subir, uma oposição desgastada que não apresentam projetos edificantes, muito menos grupo que possa contrapor tantos benefíciis que foram conquistados pelo governo atual. Não tenho dúvidas que Dilma ganhará no primeiro turno; ainda mais tendo um adversário, Eduardo Campos, que critica seu governo e ao mesmo tempo, o apóia. Marina boa opção, mas é cria do PT e nem pensem que seu projeto político e diferente do que pensou Lula ou que pensa o governo atual. Ademais, difícil encontrar melhor opção; se tiver Lucinha, apresente-a! Para que possamos traçar um paralelo e daí sim verificar se o governo Lula é o que você tanto apregoa.

    ResponderExcluir
  7. MARINA É UMA CANDIDATA QUE TEM LUZ PRÓPRIA. VOU REPETIR:LUZ PRÓPRIA. MARINA SILVA FOI UMA SENHORA HONESTA QUE SOBREVIVEU AO NAUFRÁGIO DO PT, AINDA QUE TENHA PERDIDO OS MÓVEIS NA ENCHENTE, PELO MENOS SALVOU-SE...

    ResponderExcluir