segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

É a mentira e a incompetência que "astravanca" o progresso




Ontem escrevi que havia demitido meu assessor, em quem confiava bastante. De vez em quando uma faxina é necessária. O pessoal fica viciado com nossa bondade e tentativa de composições políticas, e exagera nas mentiras e nas falcatruas. Lembram do Lula? Resolvi não nominar o assessor, pois ainda sou uma mulher privada. Isto seria impossível se já fosse um mulher pública (se vierem com insinuações eu ficarei possessa), por exemplo, como vereadora, pois temos que dar satisfação ao público.

O que aconteceu foi que o nobre assessor me exigiu uma diária para ir a Bom Conselho, alegando que era para concluir o relatório sobre os “gastos com diárias”  e isto só seria possível se fosse tomar um cafezinho com o vereador Carlos Alberto, e além disto, dizendo que, agora os vereadores de lá já resolveram abrir uma cafeteria para tornar mais fácil o esclarecimento da questão. Vejam como progridem as “boas” ideias em Bom Conselho. Só temos que agradecer ao vereador Carlos Alberto que, apanhou muito, mas, não perdeu a criatividade.

Isto seria muito bom se eu depois não descobrisse que o assessor não viajou coisa nenhuma para Bom Conselho. Tudo em seu relatório pode ser retirado diretamente do site do TCE-PE, como já havia me avisado um comentarista anônimo. Eu fiquei possessa, pois minha verba de diárias está longe de ser igual á da Câmara de Vereadores de Bom Conselho, ou mesmo da Prefeitura, cuja prefeita gastou, no mesmo período de 2011, R$ 15.417,00 segundo o assessor, que me disse que para obter esta informação teria ido tomar um cafezinho na prefeitura com a Mamãe Juju.

O caso de Mamãe Juju é mais fácil de explicar, pois ela representa o município e tem que comparecer a reuniões em todos os lugares para contratar os conjuntos que animaram suas festas durante o ano. Isto se aplica também a alguns secretários, como a Paula Frassinete, que vem revolucionando a administração da prefeitura com sua fábrica de vassouras ecológicas, tendo que viajar muito, e tendo gasto R$ 8.656,00 com diárias, também no ano passado. O mesmo pode ser dito do ex-secretário Washington Azevedo, que deve ter visitado muitas fazendas em outros lugares para melhor servir seu povo, antes de abandonar a Mamãe Juju e entrar no PT. Segundo meu assessor ele gastou no ano passado R$ 8.466,00 da rubrica de diárias.

Tudo isto é explicável, menos a atitude mentirosa do meu assessor, pois depois soube pelos seus próprios colegas (fogo amigo é uma coisa danada, ninguém está livre) que todas estas cifras e muito mais, estão no portal de informações do TCE-PE, e que qualquer um pode obtê-las, com um mínimo de destreza em informática e internet. Me senti tão burra, mas, tão burra que demiti o gajo na hora. Acho até que foi isto que aconteceu quando a Dilma demitiu o Nelson Jobim, ficou irada com sua própria ignorância.

Eu fiquei, além de possessa, arrasada, pelo gasto que tive com ele, que comeu um pão com mortadela e caldo de cana, para ficar em casa lendo tudo na tela do computador, e produzir um relatório tão pífio como o que acabo de ler. Penso que nem ver o portal do TCE ele soube, e pousava de grande mestre na área de informação. É o que temos hoje. O indivíduo tira um diploma e sai brandindo sabedoria, que até me convenceu com seu papo, do qual nem o do vereador Carlos Alberto chega perto, e depois me faz uma desta. Foi assim, penso eu que o Lula foi enganado o tempo todo.

Para mostrar que não fui rígida demais com o “malfeito” dele, eu resumo o seu relatório, para vocês verem se eu não tive razão em defenestrar o individuo. E ainda fui condescendente em não dizer seu nome, elogiá-lo diante dos colegas, parecendo a Dilma chorona.

Além do percentual que ele falou acima de gastos com diárias, ele diz apenas que oa vereadores Carlos Alberto e Gilmar Aleixo receberam, do elemento de despesa “Diárias” R$ 7.400,00 cada um, enquanto o vereador Arlan Curvelo recebeu R$ 45.530,00. E parou por aí.

Ora, meu Deus, se a Léa Ramos já declarou que recebeu R$ 16.000,00, por que ela não aparece no relatório? E soube, através da entrevista dela que o único a não ter viajado foi o Dr. Petrúcio Borges, então, cadê os outros? Para completar os R$ 190.000,00 com os quais Bom Conselho assegurou o 10º lugar no ranking do TCE?

Viram vocês o que a mentira junta com a incompetência (por parte do meu assessor) pode ocasionar, num caso tão simples como este? Imaginem então no Brasil do PT! Onde tudo é dito pela metade e para louvar Lula como vi num vídeo magistral que o Zé Carlos apresentou na AGD, no sábado passado.

Não houve alternativa, depois que soube de tudo, eu mesma, igual a presidenta, estou exigindo agora transparência em todas reuniões do meu staff, a partir deste episódio, e ainda mais, quando vêm com projetos, eu primeiro espanco o projeto e o desconstituo, e se não tiver bem consistente eles vão ouvir a seguinte expressão: Vá à m...! Ou seja, estou me tornando uma gerente igual a Dilma.

Aliás, no mesmo filme soube que a Patrícia Pilar se separou do “boca suja” Ciro Gomes. Senti muito pois ela era a minha “Favorita”, desde a novela.

Voltando ao assunto das diárias eu mesma agora encabeço o grupo para ir no site do TCE e produzir informações relevantes e inéditas sobre os viajantes de Bom Conselho. E as publicarei depois, sem pressa, pois quem viaja não tem pressa de voltar. Pelo menos se for para Paris ou para Maceió.

2 comentários:

  1. Dona Lucinha,

    Já passei no Blog do Vereador Carlos Alberto onde cobrei a ele em que gastou os 7400,00 que ganhou no ano passado de diarias. Da outra vez ele disse que eu tinha que colocar um foto no perfil. Parece está brincando.
    Continue nos informando do caso, só a senhora informa com isenção. Aqui todos leem o seu blog e querem suas notícias.
    Não se incomode com o Gustavinho, todos sabem aqui é um menino brincando de politico, coisas da terra. Umas boas palmadas resolve...

    Arlindo Paz

    ResponderExcluir
  2. nossa senhora a prefeita viajou mais do que Dilma enquanto a saúde...

    ResponderExcluir