sábado, 7 de janeiro de 2012

O Encontro dos Bom-conselhenses, política e almoço livre





Eu vi ontem na AGD a publicação da programação do II Encontro dos Bonconselhenses. Eu também a recebi da amiga Socorro Godoy, que é uma de suas organizadoras. Eu não quis publicá-la antes porque notei algumas diferenças entre a programação que foi divulgada antes e esta agora, e estava esperando que outros publicassem para comentar também, já que as diferenças fazem a diferença.

Vamos por partes, como convêm a um trabalho de desenho que eu gostaria de ter para ficar esclarecida. Esta programação pelas minhas informações foram feitas no ano passado, depois do primeiro Encontro e quase não houve modificações, até esta últma programação. Esta última já tem modificações substanciais, que tanto pela mudança da época, dentro do meu ponto de vista, exigem alguma explicação.

Eu fiquei tocaiando esta programação por um motivo muito simples. Eu me interesso por política e principalmente pelo processo eleitoral de Bom Conselho, e este ano é um ano eleitoral em nossa terra, portanto, devemos estar à espreita. Nas outras versões eu penso que houve muita exposição da Mamãe Juju na mídia por causa deste encontro (principalmente, quando era dos Papacaceiros). Apesar de reclamar, eu reconheço que por ela ser só a prefeita talvez tivesse razão em agir com tal, já que não havia muita coisa a mostrar  de realizações até então.

Neste ano é diferente, pois já sabemos segundo ela própria, que ela será candidata à reeleição, e até por princípios éticos ela não deveria usar o cargo para se promover eleitoralmente, embora, ela não esteja, ultimamente, obedecendo estes princípios pois está fazendo mais propaganda do seu governo do que o Poeta de sua nova rádio. Mas, eu estou atenta e minhas fontes também.

A programação que vi no passado e esta também, pelo menos não dá nenhuma ênfase ao setor público, que deve participar dentro do seu papel normal de provedor da infraestrutura básica para qualquer evento programado, e não somente este. Muito pelo contrário, o que achei era que ela dava muita ênfase na propaganda de um empresa privada: o Hotel Raízes.

Já disse em algum lugar que não sou contra a participação da iniciativa privada nos eventos, desde que, não sendo um produto exclusivo de cada empresa, haja a devida concorrência para que os consumidores e não só os produtores sejam beneficiados.

E a primeira programação, apesar de beneficiar o Hotel Raízes em termos das atividades realizadas no evento, falava de um “almoço livre”, o que eu interpretei com sendo uma contrapartida da empresa pela sua propaganda na festa. Seria justo, embora não soubesse o interesse de outras empresas em participar.

E aí vem a primeira diferença da programação. Enquanto uma prevê “almoço livre”, a outra prevê o pagamento do almoço e das bebidas. Eu não sei informar, qual foi o acordo ou a negociação feita entre a empresa e os organizadores do evento para esta mudança. O que não pode ocorrer é a propaganda gratuita da empresa sem nenhum contrapartida. Eu espero e outros participantes também esperam informações, para entender.

Outra diferença é que a nova programação inclui um dia a mais de atividades: o dia 16. Achei um ótima programação, para as pessoas conhecerem o que resta de nossas belezas naturais como a cachoeira de Rainha Isabel (espero que não esteja seca pelo desmatamento desenfreado em toda nossa região) e pelas nossas belezas artificias, como esta barragem do Bálsamo, que não conheço e até o ponto de cultura Mulheres de Fibra, que deve ter a influência da Socorro Godoy e de sua luta para salvar o nosso gênero em Bom Conselho, apesar da Mamãe Juju.

O que acho é que agora o encontro ficou um pouco longo demais e vamos voltar, talvez, ao problema do Forróbom, que se alguém conseguisse ir a todos os dias terminaria aleijado das pernas. O que espero é que se o último dia houver mesmo, é que a ressaca seja curada no Hotel Raízes com o almoço livre prometido na primeira programação e tirado nesta. Se for assim, tenham todos uma boa ressaca livre.

Abaixo a Programação da festa, a qual eu não vou, pois num evento destas proporções, o Xico Pitomba tem toda facilidade para agir, e como disse e repito: “Quem tem cotovelo, tem medo”.

-----------

II ENCONTRO DOS BONCONSELHENSES
13, 14, 15, 16 e 17 de janeiro de 2012.

PROGRAMAÇÃO

Dia 13

19h – Missa na Igreja de São Sebastião
21h – Concentração no Coreto em frente à Igreja São Sebastião
21h30min – Saída da Serenata pelas ruas da cidade – Roteiro: Rua Agamenon Magalhães, Rua Dr. Manoel Borba, Praça da Bandeira, Sete de Setembro e Praça D. Pedro II. Comando do Maestro José Povoas
23h – Seresta na Praça D. Pedro II
          Regional “Amigos Bomconselhenses”
          Basto Peroba e seu Regional
          Filhos de Bom Conselho

Dia 14

10h – Saída para o Hotel Fazenda Raízes
          Um dia com muita animação, banho de piscina,                                     
          pescaria, muito bate papo, Musica ao Vivo,
          1º momento para lançamento de Livros dos Bomconselhense:
          Sebastião Gomes Fernandes – Busque a sua FELICIDADE;       
          almoço e bebida por conta de cada participante.
22h – O grande Baile com a Orquestra OHARA e
          Regional “Amigos Bomconselhenses”
          2º momento para lançamento de livros:
          Sebastião Gomes Fernandes
          Local – Clube dos 30

Dia 15

11h – Regional “Amigos Bomconselhenses”
12h - Feijoada  
13h - Gilberto e Banda
17h - Descida do Clube com muito frevo – Roteiro: Rua Otavio Correia, Rua Luis                                             Pompeu da Rocha, Av. Ten. Raul de Holanda e Praça D. Pedro II.
19h - Encerramento na Praça D. Pedro II com Musica ao vivo

Dia 16

13h – Saída da Praça d. Pedro II para o Povoado de Queimadas
Visita ao Ponto de Cultura Mulheres de Fibra
Visita a Barragem de Balsamo
Visita a Cachoeira de Rainha Izabel.
17h volta para Bom Conselho

Dia 17

10h Ressaca no Hotel Fazenda Raízes com Pé de Serra.
saída da Praça Santo Antonio.

Adriane Malta
Socorro Godoy
Divanete Ferro
Duênio Amaral
Bia Ferro

Um comentário:

  1. AMIGA LUCINHA,CREIO QUE VOCÊ DEVE IR A FESTA QUE É DE TODOS,CONCORDO QUANDO DIZES, QUEM TEM "COTOVELO"TEM MEDO, MAIS NÃO É SÓ VOCÊ QUE TEM COTOVELO, E DIZEM "O RISCO QUE CORRE O PAU, CORRE O MACHADO".CREIO PELO QUE VEMOS DOS NOMES DAS ORGANIZADORAS,QUE SÃO CAPAZES E INTELIGENTES,SERÁ UM DOS MELHORES ENCONTROS, E COM NOSSOS ARTISTAS BASTO PEROBA, JOSÉ POVOAS,PEDRO RAMOS E TANTOS OUTROS;SE FAÇA PRESENTE ACIMA DE TUDO,DEUS ESTARÁ CONTIGO.

    ResponderExcluir