quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Blog do Poeta e a "farra das diárias"


Diário de Pernambuco - 24.01.2012


Hoje, estava eu escrevendo sobre uma matéria do Blog do vereador Carlos Alberto, e tive que interromper o escrito quando vi uma postagem do Blog do Poeta, que não sei porque agora dá importância, pelo menos em seu blog, ao caso sobre a chamada “farra das diárias” dos vereadores. Quem quiser informações sobre o caso basta rolar o mouse e ver algumas matérias sobe isto aqui no meu blog, desde o dia 10 de janeiro (aqui).

Cito a postagem do Poeta, abaixo (para aqueles que queiram vê-la no Blog do Poeta, cliquem aqui), pois é nela que todo escrito se baseará:

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE CASSAÇÃO DOS VEREADORES FARRISTAS. LEIA-SE O DIÁRIO.

Bom Conselho volta às páginas dos jornais de grande circulação. Mais uma vez o Diário de  Pernambuco, trás uma longa matéria sobre a "farra das diárias". Na matéria do jornal no dia de ontem, cita que o Ministério Público pedirá a cassação dos vereadores arrolados no escândalo, além de responder a processo civil e devolução do erário público. A corajosa promotora Paula Ismail, afirmou a reportagem que agora em fevereiro, será feita uma "varredura" através de auditória pelo Tribunal de Contas do Estado, a começar pelas cidades que ficaram no ranking das dez câmaras que mais gastaram em diárias no decorrer de 2011. Na mesma matéria não consta relatos de qual câmara que primeiro receberá a visita dos auditores do TCE, sabemos nós, que o Poder Legislativo bonconselhense não ficará de fora desta visita importante do tribunal. A hora da verdade vai chegar, quem estiver certo, ótimo, quem não tiver, responderá pelos seus atos administrativos. Na verdade, tem muita gente com insônia, sem apetite e preocupada. Vamos estar atentos para os acontecimentos e informar aos leitores deste blog.”

Eu já disse em algum lugar que o Poeta é um gênio quando ele narra as notícias pois corre atrás delas, mas, quando ele omite opiniões sobre elas, saiam de baixo por vem algo do ruim. Eu não posso me desdizer quanto a isto, a menos que o Poeta comece a explicitar e elaborar mais suas opiniões para não ferirem as pessoas, que não tem culpa, da forma como ele fez comigo, desde o tempo da jumentinha.

Eu li a matéria de que fala o Poeta (clique na imagem que ilustra este meu escrito para lê-la), e também li outra, do dia 21.01.2012, do mesmo Diário de Pernambuco, com o título “Vereadores do Cabo viram réus em ação”, e como ele diz, se tratava de vereadores do Cabo de Santo Agostinho, a segunda cidade colocada no “ranking” do caso das diárias.

Na matéria citada pelo Poeta apesar do título (“Ação pede cassação de vereadores” ) o subtítulo traz explícito a que município ela se refere:  “Câmara do Cabo de Santo Agostinho terá que rever diárias. Processo criminal pode resultar em prisão”. Apesar da Paula Ismail ser promotora de Ipojuca, ela planeja, segundo a matéria,  dar “entrada na manhã de hoje em uma ação civil contra os vereadores do Cabo de Santo Agostinho por atos de improbidade administrativa. Quer condenação para o que considera um excesso de gastos com diárias e viagens por parte da Casa. No documento é pedida cassação do mandato dos legisladores, aplicação de multa e ressarcimento por danos morais em até dez vezes o valor gasto por vereadores e assessores em viagens, entre outras coisas. “

Fora isto, não há nada na matéria do DP que indique ter a promotora citada afirmado à reportagem “que agora em fevereiro, será feita uma "varredura" através de auditória pelo Tribunal de Contas do Estado, a começar pelas cidades que ficaram no ranking das dez câmaras que mais gastaram em diárias no decorrer de 2011” como escreve o Poeta. A promotora pode até ser corajosa, mas, para ser justa tenho que dizer, pelo menos, que a matéria não diz que ela tenha feito isto.

O que a matéria diz é que o próprio TCE-PE, por causa da reportagem  abordada por mim em 10 de janeiro “decidiu auditar as dez Casas que lideram o ranking. Um trabalho que deve começar em fevereiro. Os outros são Igarassu, Petrolina, Floresta, Itamaracá, Serra Talhada, Itapissuma, Gravatá e Bom Conselho.”  Como só são citados 8 cidades nesta relação, se presume que a cidade de Ipojuca, campeã inconteste de gastos, também seja motivo da ação da Dr. Paula Ismail. A promotora pode até ter alguma influência no TCE (e não sei quais, pois estes assuntos de relacionamentos na justiça fica mais para os doutos na área, como o Dr. Renato, por exemplo), e levado o TCE a tomar a decisão, mas da reportagem não se pode inferir tal fato, nem que esta ação já esteja em curso para Bom Conselho.

Entretanto, apesar da imprecisão interpretativa do Poeta, tudo seria de menor importância se ele não quisesse dar importância àquilo que não tem. Ele cita que há pessoas que estão insones, sem apetite e preocupadas com a visita do TCE. Isto não me preocupa e não tem importância para meu jornalismo. O que teria importância é se ele disse quem ele encontrou com a cara de sono, com o aspecto famélico e a testa franzida de preocupação, pelas ruas da cidade, ou mesmo em Tamandaré. Não dizendo isto ele faz uma generalização muito grande, que deixou a vereadora Léa Ramos possessa, com um homem que disse que todos os vereadores faziam “malfeitos”.

Tudo isto ainda poderia ser evitado se tudo fosse esclarecido através da imprensa, pelo próprio presidente da câmara, fazendo como a presidenta Dilma (embora eu ache que é puro marketing da parte dela), fazendo a publicação de quem viajou, como gastou, o que gastou, quanto gastou, e o que é principal, quanto lucrou com estes gastos para o bem do povo de Bom Conselho.

Não há coisa melhor hoje para fazer isto do que os Blogs, pois as rádios não aceitam letras escritas, e o custo para pegar as fitas gravadas e erros de leituras ficariam proibitivos. Já disse que o meu blog está disposição para publicar os documentos, desde que venham em formato adequado para isto (e-mail: lucinhapeixoto2012@gmail.com – não tive tempo de mudar o ano ainda). Outros blogs, mesmo como o do Poeta, o do Tiago Padilha, A Gazeta Digital também podem fazer isto, e penso de bom grado, porque queremos todos a verdade e que os justos não paguem pelos pecadores.

Parece, que pelo menos o vereador Carlos Alberto já se manifestou que toda sua documentação está à disposição na câmara, mas sobre isto, falarei amanhã se tiver tempo de terminar o artigo que comecei, tendo como tema principal o nobre vereador.

P.S.: Já quando terminara o texto acima vou no Blog do Poeta e lá está ele dizendo: "Infelizmente há pessoas que mudam de comportamento na sede e na ânsia de estar no poder."  Quem será? Ele vai além e diz : "É importante acrescentar que quando nos tornamos pessoas públicas, perdemos nossa própria privacidade."  Nisto ele deu uma opinião correta, que talvez seja a exceção para justificar a regra. Mas, ele está apenas me repetindo quando digo que alguém quando entra na vida pública também abre a privada, e muitas vezes o mau cheiro se torna insuportável.   

5 comentários:

  1. Concordo plenamente com:

    "Eu já disse em algum lugar que o Poeta é um gênio quando ele narra as notícias pois corre atrás delas, mas, quando ele omite opiniões sobre elas, saiam de baixo por vem algo do ruim."

    Defendo-o:

    Claudio Andre é Blogueiro "Ancora", Chico Pitomba seu Alter Ego, e seus comentários expressão do lado "Poeta", no sentido que Gilberto Gil bem define na música Metáfora (vale a pena ouvir).

    ResponderExcluir
  2. è TCE, cara Lucinha, e se o poeta omitiu ou não, ele não pode acusar ninguém quem disse que vai fiscalizar é o TCE e não TRE, tá

    ResponderExcluir
  3. Agradeço ao anônimo meu erro de trocar o TCE por TRE. Obrigada! Já corrigi, e espero que o meu erro não impeça o TCE de fazer sua obrigação.

    Quanto à observação do Daniel Rosendo, gostei da definição do Poeta, o problema é quando ele usa o Alter Ego para ancorar o blog. A música do Gil, não me lembro, mas vindo de um comentarista de tão boa cepa quanto é o Rosendo, eu procurarei ouvi-la.

    Lucinha

    ResponderExcluir
  4. Lucinha, Diárias é uma ajuda de custo, extra-salarial, pago pela Câmara aos vereadores quando estes estão representando o Legislativo Municipal em eventos fora do seu município. Para obter os valores recebidos individualmente pelos vereadores relativos a "Diárias" é somente consultar o site http://cidadao.tce.pe.gov.br/portalcidadao/.

    ResponderExcluir
  5. Dona Lucinha a senhora e bipolar ? pq a senhora muda muito seu comportamento sei não viu acho que a senhora não vai passa por uma capacitação como os vereadores mais vai passa no manicômio pq a senhora precisa viu !

    ResponderExcluir