sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A grande chance para o Dandan



Geninho e Dandan (Blog do Poeta)


Sempre que eu falo sobre os processos que envolvem o Dandan, vem uma leva de seus correligionários dizer que eu não largo do pé dele. E é para largar? Até agora não soube de nenhuma explicação sobre o que realmente aconteceu na Paraíba, quando da morte do Morceguinho. A não ser o que a justiça e a imprensa dizem até agora.

E já que não recebo notícias, eu corro atrás para livrar o nome dele deste estigma, e por tabela, o risco que Bom Conselho corre de ter um prefeito preso. Seria uma vergonha para todos nós. Então recebi notícias  e como obrigação profissional (além de dona de casa interessada em política, eu também me considero jornalista, perdão Jodeval e Luis Clério) tenho que contar o que já estufa minha caixa de mensagem.

Eu soube que está marcada uma nova audiência para os três acusados de matar o Morceguinho, o Dandan e mais dois jovens, no dia 18.12.2012, às 9h, em João Pessoa. É uma chance ímpar, antes dele ser prefeito, para esclarecer de uma vez por todas esta quizumba morceguística, e deixar seu eleitorado tranquilo de que teremos um prefeito que durará pelo menos 4 anos no Palácio do Coronel.

Fui informada que seu advogado poderá fazer manobras jurídicas e a audiência poderá não ser realizada. Eu não creio que o Dandan, que se mostrou tão bem para o povo de Bom Conselho ao ponto de ganhar as eleições quase de ponta a ponta, queira usar seu cargo para enganá-lo. Claro que não. E mesmo, seu advogado sabe disto,  que se continuar a procrastinação, o juiz pode decretar novamente a prisão dele, e dos outros jovens acusados.

Não seria prudente para ele esta procrastinação (eu gostei deste termo), pois isto não o deixaria bem com o seu eleitorado, e apesar, eu sei, da pressão de quem o apoia para assumir, o Dandan não seria capaz de uma coisa destas.

E se ele, não ouvindo meus conselhos de mãe, for na onda dos outros e conseguir adiar ainda mais a audiência, o que ocorrerá?

Como um dos indiciados foi eleito prefeito, se / quando ele assumir o cargo, o processo será desmembrado. O dele irá para o Tribunal de Justiça da Paraíba, que é o foro competente para julgar prefeitos acusados em processos penais. Ocorre que a 5ª Turma Criminal daquele tribunal já aceitou a denúncia, por unanimidade, quando o advogado deles recorreu. Assim também, o Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, negou o pedido da defesa, também por unanimidade.  Só no STF o habeas corpus foi concedido, porque estava faltando um folha no processo, e Joaquim Barbosa o fez condicionalmente.

De uma forma ou de outra, o processo continuará até que o crime do Morceguinho seja esclarecido. Vejam que o mensalão durou quase 10 anos, e a justiça tardou mas não faltou. Mutatis mutandis, penso que a justiça será feita no caso do Dandan também, e eu espero e rezo todos os dias que ele seja considerado inocente. Não rezei para o Zé Dirceu e vejam o que aconteceu.

Portanto, Dandan, não perca sua grande chance de explicar tudo isto no dia 18 de dezembro, sem o uso do cargo para empanar a justiça, que virá a seu favor, se você tiver a consciência tranquila. Seus eleitores e correligionários agradecerão, a não ser que estejam mal intencionados.

6 comentários:

  1. José Fernandes Costa13 de outubro de 2012 às 17:45

    Por mais que o advogado seja "esperto", não dá pra usar de chicanas jurídicas por 20 anos. - Muitos processos são engavetados até prescreverem. - Todavia, quando a sociedade cobra da Justiça, o processo anda de todo jeito. - E se há um clamor público por justiça, com mais razão. - Tivemos um caso também bárbaro em Jaboatão, de homicídio com todas as agravantes e qualificadoras. - O réu, preso em flagrante, passou um ano na cadeia e foi beneficiado por habeas corpus. Depois, evadiu-se. E passou a ser procurado como foragido da Justiça. O advogado não estava nem aí. As manobras protelatórias se sucediam. - Quando o crime estava perto de prescrever, a juíza marcou o júri e nomeou dois advogados (dativos). O júri se fez à revelia. O homicida foi condenado a 79 anos de reclusão. A juíza decretou sua prisão e, ato contínuo, expediu o mandado de prisão. - Não sei se ele foi capturado. - Se ainda não o foi, poderá sê-lo a qualquer tempo./.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitado de vc, José Fernandes, tenho até pena. Chora Dr filhinho

      Excluir
  2. pense numa cunvessa mole é essa desse bofe

    ResponderExcluir
  3. Ou lucinha, querida, me informa uma coisa, quem eh você mesmo? Qual a sua família? Peixoto? Nunca ouvi falar em tal sobrenome na terra de papacaca, muito menos na praça da bandeira, area em que todos se conhecem e nunca ninguém ouviu falar nessa tal lucinha refugiada em recife. Cuidado, mulher! Falsidade ideológica também eh crime... Logo você que fala tanto de dan dan... Explique também tim-tim por tim-tim quem eh vc? Filha de quem? Filha de bom conselho? Ninguém te conhece, mas vc conhece todo mundo, não eh? No que tange a hipótese de ter uma prefeitura no logradouro, ótima ideia

    ResponderExcluir
  4. Se não puder transferir a prefeitura, quem sabe sugerimos ao legislativo a construção de uma subprefeitura no logradouro? Poderíamos ate presentear dona dida como diretora, caso os vereadores não possam exercer tal papel. Você não queria nenhum dos quatro... Quem poderia ser a prefeita? Lucinha Peixoto... Vá enganar otooooo!!! Dannilo eh um homem honrado e calou a boca de pessoas como vc que não tem o que fazer, dando uma lapada nos adversários, mostrando ao dr, inclusive, que o matutinho eh o mais querido em bom conselho! Se deus quiser, seu governo vai ser transparente e digno, acessível à população. E qual mal há em ouvir conselhos de 3 ex prefeitos que trabalharam por bom conselho? Oh... Desculpe-me vc esta proibida de ir a bom conselho, não conhece o trabalho do pai da pobreza, do agricultor cuidadoso e do medico dedicado à saúde e às obras. Mostre sua cara! ... Será que vc eh igual a dona doroteia, finge ser quem não eh? Jesus, Maria e José! E nunca q tu foste dona de casa, se não estaria ocupada com um lavado de roupa! Se ai não tiver vem pra cá... Tem um monte de blusa azul suada do arrastão de Dandan pra tu lavar! Publique os comentários!!! Seja macho!

    ResponderExcluir
  5. Eu ri com o anônimo das 22:49 e 22:37

    ResponderExcluir