sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Tudo se encaixa: O mensalão e a Avenida Brasil



O povo brasileiro, Carminha e Dirceu


Como não poderia deixar de ser, estou vendo a novela Avenida Brasil. Até que enfim parece que a Carminha está perdendo o rumo e o Tufão está encontrando um meio de deixar de ser enganado. Como acontece em novelas, esta é mais uma que terá um final que o povo exige, e será impossível que o autor não leve a Carminha a pagar pelos seus erros enquanto, o enganado Tufão tenha suas recompensas.

Do outro lado da vida o julgamento do mensalão se encaminha para um fim trágico para o PT, e um final feliz para o povo, que foi tão enganado durante muito tempo pela camarilha do Zé Dirceu.

Os dois parágrafos anteriores parecem até samba do crioulo doido. O que tem a ver o mensalão com a Avenida Brasil? Os meus amigos dirão: “Eu já sabia, aquela Lucinha é doida mesmo.” E isto seria verdade se eu não pudesse explicar a relação existente entre eles, e mais, provar por A mais B que o autor da novela está mancomunado com o STF. Só não enxerga isto quem não quer.

Ora, quem é o Tufão? Em quem o personagem foi baseado? Só os cegos não enxergam que o autor, colocou em cima do Murilo Benício o peso de representar o povo brasileiro nos últimos anos de hegemonia petista. Tanto o Tufão quanto o povo brasileiro foram engananados durante 12 anos depois de serem campeões mundiais em 2002, pela última vez. Basta olhar a cara sofrida do Tufão, mas, sempre contente por ter ao seu lado alguém que fingia protegê-lo e amá-lo quando na realidade o estava traindo e enganando.

Aqueles que pensaram na Carminha, pensaram certo. Talvez não tenham visto apenas que ela é uma personagem baseada no PT, e mais especificamente, no Lula. Durante anos ele enganou o povo brasileiro (na novela, o Tufão) passando-se por tudo que não era, com a ajuda de pessoas de fora, no caso de Lula, com a ajuda dos bons ventos deixados pelo Fernando Henrique e pela economia mundial, e no caso da Carminha pela ajuda forçado do Genésio e, agora se sabe, do Padre Solano.

Tudo se encaixa. O autor escolheu até o final da novela com o final do julgamento do mensalão para dar mais realidade à sua trama. Mesmo que o Zé Dirceu, que é o Max na novela, ainda não tenha sido condenado, fatalmente ele o será, mesmo que o Lewandowski ( que é a Ivana da novela) ainda acredite, ou finja acreditar nele.

E alguns céticos perguntarão, e a Nina, quem é nesta história toda? Ora, meus amigos, basta pensar um pouco. De quem é a culpa de o Brasil está sendo passado a limpo, ao ponto de poder se ver livre do PT? O Roberto Jefferson, é claro. Lembram daquele olho roxo com que ele apareceu um dia para depor numa CPI dizendo que foi uma queda? Me engana que eu gosto. Aquilo foi um soco do Max (o Zé Dirceu). Tudo se encaixa.

Eu ainda tenho dúvidas em que o autor se baseou para criar o personagem Cadinho, aquele que tem três mulheres, e conseguiu enganar as três. No Brasil, são tantos políticos que tem mais de uma mulher que fica até difícil nomear. Pensei no Renan pela obviedade mas poderiam ser muitos.

E alguém pensou em Marta ao vê as peripécias da Soninha Catatau? Ambas parecem puras mas não resistem a um ministério. E alguns pensam que é a Gretchen. Outras acham foi a Suelen que foi inspirada na ministra da cultura, por aquela frase que ela disse quando viu o Leandro aperreado: “relaxa e goza!” . Mas, tem tudo a ver. Tudo se encaixa.

E até pela aparência física do Leleco foi baseado no Zé Serra. Veja que a Carminha, assim como o Lula, o andam chamando de velho, para dar maior realismo a ambas as tramas. Principalmente agora que o Leleco pode levar de vez o Lula para o buraco em São Paulo. Tudo se encaixa.

Resolvi escrever sobre isto quando ontem vi a novela e o autor coloca um diálogo entre a Carminha e o Max, que foi mais ou menos assim:

Max – Nós somos dois tortinhos, meu amor, dois pés doentes, nós nos merecemos. Vamos ficar juntos!

Carminha – (fingindo) Claro meu amor, para sempre seremos felizes!

E logo em seguida Carminha começa a trama para dar um fim no Max. Eu não sei se ela vai conseguir ou não, porque a Lucinda talvez  a impeça de fazê-lo. Então eu notei que a Lucinda parece muito com a Dilma. Tudo se encaixa.

Infelizmente, as TVs agora, não usam mais as “Cenas do próximo capítulo”, para eu ter uma ideia do que irá acontecer no julgamento do mensalão. Eu apenas intuo que o Zé Dirceu vai ser condenado.

Quanto ao destino da Carminha, o roteiro da novela parece se distanciar do julgamento do mensalão, pois neste o Lula nem incluído foi. Mas, tanto o Tufão quanto o povo brasileiro parecem que estar acordando. Tudo se encaixa.

Um comentário:

  1. ESTOUCOMDIRCEU NA PENITENCIÁRIA; ELE PÕE CRÉDITO NO CELULAR DA GALERA; COMO TRAMBÉM ESTOUCOMDIRCEU NA CADEIA. AFINAL, A BELICHE DE BAIXO É MINHA...

    ResponderExcluir