segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Dandan foi eleito. Deus queira que ele seja inocente





Hoje, lá pelas bandas do Mural da AGD onde sempre coloco minhas primeiras letras matinais, eu deixei um recado no qual falava sobre o Cícero Ramos de Souza, e lá eu perguntava se ele era parente do Pedro Ramos de Souza, que não conheço pessoalmente, e apenas de notícias do seu piston nos Encontros de Bom Conselho. Como sempre, mesmo já tendo escrito mais do que os meus mil toques regulamentares eu fico com aquele sabor de quero mais e o jeito é vir para o meu blog onde posso me espraiar.

Vendo o resultado das eleições em todo o país, estamos vendo que a inteligência do povo é muito relativa, se considerarmos inteligência como significando escolher candidatos que seja bom para os seus próprios destinos, sem interesses maiores em sua própria pessoa e procurando benefícios nem sempre obtidos dentro da ética e da moral.

Vejam no caso do Recife. O povo foi burro em 3 eleições. A cidade sofreu horrores em nome de um distributivismo que chegou às raias da loucura. Para aumentar a participação da prefeitura na sociedade, chegou-se a quase paralisá-la com a sujeira nas ruas e os engarrafamentos. Agora, o próximo prefeito, que foi aliado do antigo durante o mesmo tempo, o que fará? O novo no Recife seria o Daniel Coelho, mas, o povo é soberano, além de burro.

No caso de São Paulo, o povo vai decidir entre Lula e o Serra, quando na realidade estará votando, ou não, num jovem, que não passa de mais um poste do ex-apedeuta-mor. Com qual resultado se dirá que o povo paulista é inteligente?

Voltando a Bom Conselho, podemos dizer que o povo de nossa terra é inteligente, como fez o Cícero, por ter votado no Dandan? Lá no recado eu digo e repito aqui, o povo foi apenas imprudente. Desde que o Dandan foi ungido como candidato de uma grande coligação eu tinha um pé atrás com ele, por ter dito em seu discurso na convenção que não tinha experiência e que iria governar abraçado aos ex-prefeitos que o apoiavam. Eu disse comigo mesmo, ainda é muito jovem e sem experiência para o cargo.

No entanto, ao ver a Mamãe Juju tentar a reeleição, o PT lançar candidato próprio, e termos como novidade apenas o Capitão, eu disse que não fiquei satisfeita com os candidatos de Bom Conselho. Eu não apoiei nenhum dos candidatos apesar de ter minhas simpatias, sem exageros. Quando eu vi o número de candidatos, e as notícias do volume de dinheiro, além do apoio ainda efetivo dos ex-prefeitos, e vi que, se não fosse feito como foi feito na cidade vizinha de Garanhuns, uma desistência de alguns candidatos que se opunham ao “time dos ex”, seria muito difícil que o Dandan perdesse as eleições, eu passei a ser contra sua eleição.

A princípio não fiquei tão aflita pois achava que o Dandan não passava apenas de um jovem inexperiente, o que pode ser compensado com a inteligência e a vontade. Porém, quando eu fui sendo informada de como havia sido enrolada a sua vida em processos judiciais ainda ativos, e que seus correligionários quiseram criar uma cortina de fumaça em torno, como se nada tivesse acontecido, eu  não tive outra alternativa, como uma bom-conselhense interessada na moral e nos bons costumes de sua terra, senão a de tentar esclarecer a população da cidade, informando-a dia a dia sobre o risco que ela correria de eleger Dandan.

Eu sei quanto sofri por ter tomado esta atitude, mas, não poderia ter medo de cumprir o meu dever. O de informar ao povo de Bom Conselho, com os meios (que são poucos) de que disponho, para que ele decidisse de forma consciente e inteligente. Acho que não foi assim que ele agiu e, espero que infelizmente só para mim, e felizmente para Bom Conselho o Dandan venceu.

Agora é esperar, de olho vivo, os acontecimentos e desenrolar da sua vida, rezando todos os dias a Jesus, Maria e José para que ele seja inocente daquilo que dele se suspeita. Esperando também que os derrotados na eleição pensem em Bom Conselho, e sejam consciente que não se faz democracia sem oposição vigilante e fiscalizadora. De uma maneira ou de outra, já devem preparar Dona Zefa para qualquer eventualidade, no caso da justiça paraibana está com a razão.

Gostaria ainda de falar sobre o papel dos vereadores, também com representantes do povo, mas, por hoje, tenho meus afazeres e obrigações para comigo. Mas, eu volto.

P. S. : A fota acima é do Blog do Poeta, e não sei se é recente, mas, o ex-vereador Carlos Alberto parece muito triste. Na legenda o Poeta escreve: "Danillo Godoy se consagra um dos prefeitos mais jovem (sic) do país...". Eu continuarei com a campanha: "Compra um dicionário e uma gramática, Poeta!".


4 comentários:

  1. QUANDO PENSAVAS QUE O POVO DE BOM CONSELHO IRIA DAR ATENÇÃO PARA FOFOQUEIROS(AS) DE QUINTA CATEGORIA, SEM NENHUM VALOR, NEM MORAL PÚBLICA PARA SE APRESENTAR AO POVO, NA TUA QUALIDADE, E DE TEUS COLABORADORES, SE LASCASSE. LUCINHA TU E TUA CAMBADA DE BABÃOS E PUXA SACOS TEM AGORA QUE ENGOLIR DADAN COMO VOCÊ O DENOMINA, DE GUELA ADENTRO. DANNILO É O NOSSO PREFEITO.
    E A LAPADA? PENSE NUMA LAPADA QUE O MININHO DEU NESSE BANDO DE INCOMPETENTES.

    ResponderExcluir
  2. Dar um segundo mandato a mamãe juju seria premiar a incompetência. Dannilo venceu, porque foi o único candidato que se apresentou como oposição. Os demais esperaram o tempo todo o abraço da mamãe e terminaram chupando o dedo. A partir de agora é torcer por um bom governo, afinal quem ganha ou perde é BOM CONSELHO.

    ResponderExcluir
  3. José Fernandes Costa9 de outubro de 2012 às 20:24

    Lucinha: você falou em inteligência algumas vezes, neste artigo. Portanto, permita-me repetir uma frase que deixei, horas atrás, no MURAL da AGD. Ei-la: "Tantos burros mandando em homens de inteligência que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência." (Antônio Aleixo - poeta português.) - Esta serve para reflexão. Mas isso é para quem tenha o poder de refletir. 2. Em Pernambuco NÃO haverá segundo turno. Nós aqui e o Conde, como você chama o nosso governador ganhamos em Recife, Olinda e Caruaru. Se Bom Conselho fosse uma cidade grande, lá haveria segundo turno. - E você diz, mais ou menos, isto: "Que a eleição do candidato do PSDB e dos ex-prefeitos fichas sujas, não foi inteligente, infelizmente, só pra você. E espera você que esta tenha sido inteligente para o povo de Bom Conselho." - Lembre-se de que 52,20% NÃO votaram no candidato recém-eleito. - Assim, 52,20% dos eleitores pensam como você. Isto é, pensam ou têm quase a certeza de que faltou inteligência nos eleitores. - Em breve tempo saberemos sobre a passada em falso que essa maioria incosequente deu em Bom Conselho. - Quanto ao jovem que os paulistanos levaram para o segundo turno com "Cerra", aquele é um jovem que já tem passado exitoso na administração pública. - Pode até ser um poste, mas é MUITO diferente do poste de Bom Conselho. - Concorda? - Você diz, ainda, que o povo que elegeu o candidato em Bom Conselho, "foi apenas imprudente." - No meu entender, aquele povo foi irresponsável, por ter aberto o caminho para aquela eleição do prefeito de Bom Conselho. - Nesse meu modo de ver as coisas, recomendo aos bom-conselhenses que lavem os olhos com xampu neutro, para uso de bebês, todos os dias. Assim estarão sempre com os olhos bem abertos. - 3. Sobre o blogueiro da falta de gramáticas e de dicionários, a quem você se reporta, juro que ele não comprou nem uma coisa, nem outra. Porque está pior a cada dia./.

    ResponderExcluir
  4. Será que o povo somente será inteligente quando escolher candidatos que sejam de sua preferencia?
    Quer dizer que ao escolher Danilo Godoy o povo de Bom Conselho foi burro?
    Tenha respeito!

    ResponderExcluir