segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Bardo de Arapiraca expande seu império até Alagoas?


Gracilianos Ramos (imagem do Blog do Poeta
e do site ALAGOAS NA NET)


Já hoje, quando ia escrever sobre uma receita de bolo que a Vilma me trouxe,  fui aos blogs, entrei na página DEU NOS BLOGS na AGD e o Zé Carlos havia colocado uma postagem do Blog do Poeta, entre outras, que me fez refrear meu impulso culinário para a escrita. Mesmo porque a novela Avenida Brasil terminou e eu nem fiquei com saudades da Nina e seus quitutes.

Neste pedaço de postagem, ao lê-lo, fiquei alegre e pimpona. Segui o link. Até que enfim o Bardo de Arapiraca havia comprado um dicionário e uma gramática e já estava escrevendo sobre Graciliano Ramos, o grande escritor alagoano. Fiquei igual a Baleia querendo comer o papagaio, como em Vidas Secas. Apesar de ser um texto muito mal escrito, eu pude ler mais de dois parágrafos sem erros de ortografia ou gramaticais. Isto, para os padrões do Poeta, seria um vitória e tanto.

Será que ele ganhou mesmo um “pai dos burros” no Sarau Literário do Menino Jesus de Praga? Será que até que enfim o Diretor do Educandário foi chamado a atenção pelos pais dos alunos por patrocinar um blog onde não se escreve português, mas um dialeto de tipo “nos pega o peixe”e resolveu comprar ele mesmo os preciosos livros?

Fique pensando que, pela proximidade do evento, seria quase impossível o Bardo ter assimilado tanta informação importante e ter mudado tão significativamente sua maneira de escrever. E como dizem aí  que “esmola muita tanto o padre como o santo desconfiam”, eu resolvi analisar o texto direitinho, e, pasmem, não fora o Poeta quem escreveu o texto.

Até aí nada demais. Eu mesma cito aqui, por extenso, textos e mais textos que considero importantes para mim. Porém, há uma grande diferença entre a minha atitude e a do Bardo de Arapiraca. Eu cito o autor do escrito e ele não. Tudo está em seu blog como se o autor fosse ele. Eu nem sei se isto é um crime, mas, se não for é pelo menos uma falta de ética muito grande.

Teria sido esquecimento do Poeta? Teria sido uma falha da redação do Blog? Teria sido o texto escrito pelo Xico Pitomba, o meliante? De qualquer forma o Poeta, o administrador do grande império da comunicações deve uma explicação aos seus leitores e ao autor do texto original.

Vamos aos fatos colhidos pela minha equipe de jornalismo investigativo (desculpem os jornalista da Veja). Ela encontrou num site chamado Alagoas na NET um postagem assinada por Sérgio Campos (aqui), escrita em 19.10.2102, que é igual ao texto que o Poeta publicou em seu blog no dia 21.10.2012 (aqui), até os pontos e as vírgulas. Vão lá e comparem.

Como eu sempre gosto de ser justa e ética gosto de me achar errada para não culpar os outros de forma injusta. Então fiquei me perguntando. Não seria o Sérgio Campos um pseudônimo do Poeta, como às vezes ele me acusa de ser uma criação do Zé Carlos (o gênio da raça)? Então nada demais que ele escrevesse no site de Alagoas e repetisse em seu blog. Mas, por que não disse isto, mesmo que não revelasse sua identidade secreta? Até hoje eu desconfio, embora não possa provar que ele também é quem escreve pelo Xico Pitomba.

Será que o Bardo ia citar o nome do autor, mas, na pressa, como ocorre com nós jornalistas em geral e blogueiros em particular, esqueceu? Neste caso penso não ser verdade pois o texto não é citado de forma completa e o fecho dele é diferente em ambos. Enquanto o Poeta termina o texto dizendo:

..........

“Graciliano nasceu em Quebrangulo, mas, somente conheceu a fama, quando se mudou para Palmeira dos Índios, onde chegou a ser prefeito. Quer saber um pouco mais da história deste quebrangulense? Visite a Casa Museu Graciliano na cidade de Palmeira dos Índios, agreste de Alagoas.”

O Sergio Campos termina o seu dizendo:
.............


“Dois anos após ter tomado posse como prefeito de Palmeira dos índios, Graciliano Ramos enviou um telegrama ao governador Álvaro Paes comunicando a sua renúncia.

Quanto à decisão tomada, Graciliano Ramos declarou:

“Perdi vários amigos, ou indivíduos que possam ter semelhante nome. Não me fizeram falta. Há descontentamento. Se a minha estada na Prefeitura por estes dois anos dependesse de um plebiscito, talvez eu não obtivesse dez votos”.

Alagoas, nos últimos anos, virou manchete nacional por muitas denúncias de desvio de recursos públicos. Foram denunciados: vereadores, prefeitos, deputados, e até governadores. Enquanto isso, Graciliano foi o único caso, do qual se tem notícia na história de Alagoas, de ter renunciado por não suportar a pressão dos que não desejou [sic] o desenvolvimento da coletividade. Graciliano abdicou do mandato pelo fato de querer fazer funcionar a coisa pública corretamente e não encontrar guarida.”

Como vocês podem ver, os texto são diferentes e dificilmente os dois escritos teriam o mesmo objetivo. Enquanto o Sérgio parece querer mostrar as dificuldades do Graciliano em administrar um município pequeno, o Bardo de Arapiraca parece querer fazer propaganda da Casa Museu Graciliano. Será mais uma parceria do Blog do Poeta?

Bem, tudo pode ter acontecido. Mas, quaisquer que sejam os fatos, penso que o Bardo deve uma explicação aos leitores, pelo menos para dizer que agora o seu império de comunicações está se expandindo também por Alagoas, onde ele usa o nome de Sérgio Campos.

Como já vivo com medo do que pode acontecer a Bom Conselho pela condição do candidato eleito, fico com mais medo ainda, se não houver um explicação, de que o candidato sem saber destes fatos, com um explicação na ponta da língua ele nomeie o Poeta como seu assessor de imprensa na prefeitura. Aí haveria muito mais coisas para explicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário