quinta-feira, 9 de maio de 2013

Concurso do Rotary. Mais uma sugestão de redação






Eu hoje iria comentar a resposta que me foi dada pelo Padre Marcelo Protázio, de uma forma muito gentil, no Facebook, sobre o padroado de Bom Conselho. No entanto, eu ainda preciso uma resposta mais detalhada sobre o caso e preferi, orientar os estudantes de Bom Conselho, dando-lhes sugestões sobre com participarem do Concurso do Rotary cujo tema é: SECA: MISÉRIA E INDÚSTRIA.

Como até agora o blog do Emmanuel, que é o blog oficial do Rotary em Bom Conselho, eu suponho que as regras tenham permanecidas as mesmas, e portanto, eu aconselho aos estudantes, que decorem sua redação em casa, embora os aconselhem também que a façam por eles mesmos.

Entretanto, pedir que eles não sejam influenciados por ninguém seria demais. São influências só em forma de sugestão, esperando que até o final do concurso, o Rotary já tenha decidido que eu possa publicar, aqui no meu blog, as redações vencedoras sem correr o risco de ser processada. Pois, eu confesso que não pertenço à ABLogPE,  ela não me representa, e, portanto não tenho direito a nota de solidariedade.

Então, aí vai um possível redação, que o estudante poderia modificar para colocar “INDÚSTRIA” meio, pois, até hoje eu não consegui.

SECA: MISÉRIA SEM INDÚSTRIA

Quando olhei a terra ardendo, igual a fogueira de São Pedro, então eu perguntei ao meu Deus por que nós precisávamos de passar por tal tormento. Eu olhava aquele braseiro, parecendo um fornalha, as carcaças dos bois, aos milhares, que se espraiavam pelas fazendas. Nem um pé de plantação para ajudar com o meu pobre e magro gado, que foi dizimado pela falta d’água, assim como morreu o meu alazão.

Até mesmo a Asa Branca foi-se embora do nosso sertão, do agreste, e até da mata, batendo asas com a rapidez dos que querem sobreviver. Não houve jeito, então. Disse adeus a meu amor, e lembro, ainda pedi para ele guardar consigo meu coração partido pela desolação que assistia.

E agora estou longe, muitas léguas, muitos quilômetros distante do meu Bom Conselho querido, e estou só, triste e com muita amargura, mas, esperando, apenas a chuva cair de novo para lá voltar, sem nem pensar na pitomba.

E digo ao meu amor, através destas mal traçadas linhas, que quando a chuva cair de novo e o verde dos seus olhos se espraiarem pela plantação, eu voltarei, para montar uma indústria, pois agricultura e pecuária só quando terminar a transposição do Rio São Francisco, e a ele for ligado o Papacacinha.

Bem, eu não cheguei ao limite mínimo de linhas, mas, sendo a redação feita à mão, eu a faria em letras de forma bem grandes, e então seriam umas 23 linhas.

Fiquem com a minha inspiração para a redação, e participem. O concurso é importante.

Um comentário:

  1. Cara Amiga, porque vc não comenta sobre a prisão do Capitão PM Emerson, do 9 BPM que foi pego um carro roubado e ameaçou seu primo. Afim de que ele assumisse o crime. Porém, o mesmo não concordou e prestou queixa de ameaça! a prisão foi realizada ontem é ontem.

    ResponderExcluir