segunda-feira, 14 de novembro de 2011

"Todos comem no cocho", ou no Kotscho?




Ontem,  eu ia fechando meu laptop aqui na serra, mas vi uma chamada da AGD para o Blog do Ricardo Kotscho. Minha relação com este jornalista é a mesma dele com o Lula, só que às avessas. Quando se trata de Lula ele só se derrama de amores e só não repete o Lupinho, tão fofinho, ministro do trabalho, dizendo “Lula, eu te amo”, porque não seria mais original. Eu, quando se trata do Lula, eu sempre disse: “Lula, nosso amor é impossível”.

Ele escreveu uma postagem no dia 12, com o título “Lula ao R7: “Quero ajudar Dilma em 2014″, que me pareceu que o apedeuta, pela doença, tomou juízo e arrepiou carreira, deixando de lado o terceiro reinado. Leiam o texto. Eu não  ousarei um “pastoril”, pois minhas condições não são tão boas quanto em casa para escrever. Mas, eu volto em seguida, para esquentar corações, mentes e pés com este resto de friozinho na serra.

“Duas semanas depois de ficar sabendo que está com câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostra seu estado de ânimo ao falar dos planos para o futuro:

"Quero estar forte em 2014 para ajudar a reeleger a Dilma"", contou em meio a uma conversa de mais de duas horas na tarde deste sábado, na sala do seu apartamento, no centro de São Bernardo do Campo, o mesmo onde morava antes de ser eleito presidente da República.

Lula só não se conforma de não conseguir comer seus pratos prediletos. Tinha pedido uma feijoada para o almoço, cortou tudo em pedaços pequenos, mas não conseguiu comer. O tratamento de quimioterapia provoca-lhe enjôos e o fez perder o sabor dos alimentos.

"Gostaria de entrar num freezer e só sair quando terminar essa quimioterapia...", brincou ele, ao relatar suas dificuldades com a nova rotina imposta pela doença, sem perder o bom humor.

Fora isso, Lula percebeu que já começou a perder cabelos no alto da cabeça e está conformado com a idéia de que também ficará sem a barba que cultiva desde o final dos anos 1970.

A voz já voltou ao normal e ele está com muita vontade de falar, principalmente do cenário político para as eleições de 2012. Lula até já gravou, na última sexta-feira, sua participação no programa do PT que irá ao ar em dezembro.

Seu objetivo imediato é convencer o PMDB a repetir em São Paulo a aliança que elegeu Dilma no ano passado.

Ao lado da mulher, Marisa, o ex-presidente lembra que nunca ficou tanto tempo sem sair de casa. Tinha várias viagens ao exterior marcadas até o final do ano, mas teve que cancelar tudo até fevereiro.

Daqui a dez dias, ele inicia a segunda sessão de quimioterapia, um tratamento penoso que o deixa com um gosto ruim na boca. "A Dilma me falou que isso passa rápido. São só três sessões. Quer dizer, um terço já passou...".

No final da tarde, o casal Silva recebeu a visita do casal Luiz Marinho, velhos amigos e vizinhos de chácara na represa Billings. A "vó" Marília, sogra de Marisa no seu primeiro casamento, que vive com a família, preparou o café. Sandro, o filho do meio dos dois, deu plantão junto ao telefone que não parava de tocar.

Fiquei feliz de reencontrar Lula com a mesma disposição de sempre, elevando o tom de voz para convencer os outros de que seus argumentos estão certos, em especial quando se queixa do noticiário da imprensa, uma discussão que a gente sempre tinha nos primeiros anos de governo.

A queixa é a mesma: a imprensa só se interessa em dar notícias ruins, não mostra o que acontece de bom no país. Para provar, pega o relatório que recebeu esta semana sobre o programa "Luz para todos", um dos orgulhos do seu governo, que superou a marca de 3 milhões de famílias atendidas.

Quando as visitas já estavam se despedindo, chegou a filha Lurian com dois dos netos de Lula. Dali a pouco era hora de jantar, tentar comer alguma coisa além de carne moída, arroz e ovo frito. O velho Lula continua de bem com a vida, apesar de tudo.”

Pelo jeito, e graças a Deus, o apedeuta sabe o que já sabíamos, que o câncer faz sofrer, mas, hoje já tem cura. Não para todos. Mas, para aqueles que fazem palestras para empresas  interessadas em obter sinecuras do governo, a peso de ouro, isto é um fato. O movimento das redes sociais para ele se tratar no SUS foi apenas uma forma de protesto justa para mostrar o quadro da saúde no Brasil, pelo menos para os demais “silvas” deste país.

Conhecendo a peça política como conheço, o que realmente ele quer dizer é “agora não tem jeito, a Dilma tá frita, ela já teve a doença dela e se aproveitou muito bem, agora quero aproveitar a minha. Em 2014 não vai ter prá ninguém, mesmo careca e sem barba. O Chaves está conseguindo, por que não eu?”

O restante do texto do Kotscho foi escrito só para mostrar o quanto ele é íntimo do poder. Ele não perde oportunidade de dizer que esteve com o Lula ali e acolá, satisfazendo seu ego de jornalista parcial, quando se trata da “família silva”. E mostra como o Lula tem raiva da imprensa, isto é, da outra que o critica e diz a verdade sobre seu governo corrupto e de sua pupila. Ele lamenta que a imprensa só dá notícia ruins e não sei como não falou outra vez da metodologia do IDH, pelo qual, depois de 10 anos de lulo/petismo, ainda estamos na rabeira.

É o sambinha de uma nota só que o leva a orientar seus asseclas como o Zé Dirceu e o Franklin Martins e quejandos, a propor o tal do “controle social da mídia”. Eles sabem que uma imprensa livre, como as que eles usaram para subir ao poder é um extremo perigo para eles agora. O Lula sabe que não vai sobrar ministro nenhum dele até o fim do governo Dilma, e não é porque ela queira, e sim, porque a imprensa junto com pressão popular vai tirar um por um.

Por falar em queda de ministro, vi que o Lupinho só anda em avião de “carreira”. Isto é, correndo para roubar o povo brasileiro. Este sim pode dizer: “Presidenta, eu te amo. Lula, eu te adoro”. Aqui só sinto não receber a Veja. Quando voltar para casa na quarta-feira, outro número já deverá estar anunciando o próximo a cair. Ou será que a vassoura da Dilma não voa mais?

2 comentários:

  1. EM QUE PESE ESSE JORNALISTA SER BOM DE COCHO. DIGO MELHOR, DE CANETA, É MAIS UM PROFISSIONAL DE IMPRENSA CHAPA-BRANCA QUE ESTÁ TENTANDO ESPETACULARIZAR O IRRELEVANTE PARA TENTAR ESCONDER O ESSENCIAL!!! UM ESGOTO DESSE, COM A PENA NA MÃO, NÃO PODE SER CHAMADO DE JORNALISTA, E SIM, DE UM DELIQUENTE LULISTA...

    ResponderExcluir
  2. SE JÁ NÃO BASTASSE A TURMA DO PIG (Partido da Imprensa Governista), AGORA APARECE ESSE QUADRÚPEDE DO RICARDO KOTSCHO QUE FAZ PARTE DA NOVA FAUNA JORNALÍSTICA MAIS CONHECIDA COMO Os JEGs(Jornalistas da Esgotosfera Governista)...

    ResponderExcluir