terça-feira, 26 de março de 2013

A REPÚBLICA DO LOGRA





Todos sabem que sou uma fiel frequentadora do Mural de Recados da AGD, blog que ajudei a criar e que hoje é o mais lido de Bom Conselho, ou, pelo menos, o mais lido por aqueles que sabem ler. E o faço por um motivo simples. O mural está curando minha prolixidade literária. Tentei o Twitter mas, não aguentei. O limite de 140 toques é muito pouco para minha fúria escrevinhadora.

Há outro motivo, no entanto, além daquele que vem de lambuja, que é ser lida, que é o que lá encontro escrito por meus “parceiros” (esta é um palavrinha que me irrita muito, hoje é todo mundo “parceiro” de todo mundo, pelo menos enquanto estão ganhando dinheiro juntos), como a Janisse, Dulcinéia, Fulano, CACHORRÃO, Leitora, Valéria, Dubem, Apedeuta, só para citar os mais recentes, sem querer fazer injustiça com os que vieram muito antes, que são incontáveis.

Pulando a parte em que ele me inclui entre os pseudônimos, eu adorei quando o Luis Clério, no último número da A GAZETA disse: “Na realidade, mesmo em se tratando de pessoas que se escondem no anonimato com nomes estranhos, eles, os recados, são merecedores da atenção do nosso gestor municipal [o Dandan], para quando nada, parar e pensar o que está fazendo ou o que não está.”

Sábias palavras, e são opiniões como esta que me fazem ir ao Mural da AGD. Pois, se é verdade o que disse o Poeta de que o Dandan todo dia lê seu blog, ele deverá ler o meu e o da AGD, e consequentemente o seu Mural. Já pensei até em colocar um mural no meu também, mas, quando vi a experiência frustrada do Mural do Dr. Filhinho, onde ninguém, depois de meses, não colocou recado algum, eu desisti. Aliás, penso que nem mesmo o Dr. Filhinho o usa. Já se ele usa ou não o da AGD, eu já tenho minhas dúvidas. Estas pessoas que brandem o RG e o CPF, geralmente, dão bons anônimos.

No entanto, chega de lero-lero e vamos ao ponto. O que apareceu no Mural nos últimos tempos e que merece uma boa análise política, foi a REPÚBLICA DO LOGRA.  Quem cunhou este termo parece ter sido a amiga Janisse, para designar o setor público de Bom Conselho, nas esferas de governo do legislativo e do executivo municipais.

Segundo minhas fontes o termo foi usado pela origem geográfica de grande parte das autoridades municipais, onde entre elas estão Dandan, Dandinho e Dando (que não sei quem é). Todos são de Logradouro dos Leões, um distrito de Bom Conselho que eu não conheço pessoalmente, mas pela sua importância política, hoje, terei que lá passar em minha campanha de 2016. Era a terra da brilhante mulher Dida Tenório, que graças a Deus o Poeta desistiu de desomenagear com um tal de evento Mulheres Guerreiras, que seria mais uma poetada no município.

Segundo os que escrevem sobre ela no Mural da AGD, ela se caracteriza primeiro pela nomeação de pessoas que provêm somente daquela localidade. E se forem parentes das autoridades eleitas, melhor. Quando de sua chegada, as repartições pelas quais são responsáveis param de funcionar, e para isso se alegam problemas na administração passada ou estão esperando os primeiros 100 dias de governo para começar a trabalhar.

Não quero tocar aqui no que foi descrito no mural sobre o comportamento dos subalternos. Fico apenas nos grandes. Dizem que o Dandan começou aparecendo muito, sumiu no carnaval e agora só faz trabalho interno quando está no município e tira fotos quando sai. O Dandinho, segundo alguns, jamais será reeleito, pela sua mudança de comportamento.

Quanto ao Dandinho, eu mesma, mesmo de longe, já fiz meus elogios e minhas críticas. Por exemplo, adorei quando ele quis dar transparência e visibilidade às ações da câmara, e odiei quando ele entregou a tarefa ao Poeta. Eu até assisti a uma sessão da câmara ao vivo e gostei bastante. Mas, até o momento que escrevo parece que tudo parou. O website da câmara se transformou no Blog do Poeta requentado. Eu achei isto um deboche.

Porque o blog do Bardo de Arapiraca, que é um blog comercial, aproveitou a oportunidade para colocar um link no site da câmara para ele. Esteja onde estiver no túmulo e mesmo não gostando tanto de Bom Conselho, o Dantas Barreto deve ter dado giros enormes nele. Quando eu passei a criticar o feito e pedir um link no site da câmara, disseram que eu estava sendo crítica demais. Para mim estas opiniões não importam quando se refere ao zelo no emprego do dinheiro público. Financiar o website da câmara eu até concordo, mas, financiar o caderno de classificados do Poeta, eu não concordarei jamais.

E não pensem que eu estou dizendo isto só agora. Fui uma dos críticos quando a Judith Alepenha (que na época era a Mamãe Juju) colocou penduricalhos da prefeitura (pagos) nos blogs sem dizer quais os critérios para fazer isto. Por que não no meu, que seria de graça?

E assim vai agindo a REPÚBLICA DO LOGRA. Minhas críticas a ela começaram muito cedo (vejam os arquivos do meu blog e do Blog da CIT). Eu digo que havia erros de concepção e sérios. Porém, fui das que rezaram para que o Dandan e Dandinho acertassem o passo, pois isto seria bom para Bom Conselho. No entanto, pelo que leio no Mural da AGD e noutras fontes responsáveis de Bom Conselho, a coisa não está indo bem. E a Leitora não argumentou convincentemente quando pede para esperar pelos 100 dias.

Mas, me calo por hora e espero os 100 dias. Falta pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário