sexta-feira, 22 de março de 2013

O assunto acabou?





Já faz algum tempo que não acordo sem assunto para escrever. Esta falta de assunto será meu assunto. Ora, se não tenho assunto por que tentar escrever? E olho para o papel e vejam, já escrevi algumas linhas. E alguns assuntos já me assaltam a mente.

Vejam, já é o segundo parágrafo e até já falei que olhei para o papel. Que papel? Não escrevemos mais em papel. Que saudade! Aí eu me lembro daquelas penas bem antigas que eu usei na escola de D. Lourdes em Bom Conselho, junto com o um tinteiro que parecia um losango. E o lápis de grafite. Fazer ponta e quebrar ponta ou vice-versa, já que era um contínuo. Que saudade! E o papel estava lá.

O papel acabou? Está acabando. A terra não aguenta mais produzi-lo. Está exausta. Quem diria vamos acabar com o papel porque estamos acabando nosso Planeta. Sim, este mesmo que segundo as Escrituras já foi um paraíso. Paraíso este que o homem jogou fora por causa de uma maçã. Ou terá sido por causa da serpente, aquela diaba? Sei lá, eu penso, pelo que nós mulheres passamos, a culpa mesmo foi de Eva, que deixou Adão comer a maçã.

E a maçã acabou? Pelo menos na feira de Casa Amarela acabou. Não se pode chamar aquelas bolas do tamanho de um ovo de maçã. Só porque são vermelhas?! Tenho saudade mesmo é daquelas maçãs argentinas que comia em Garanhuns quando eu e meus pais nos aventurávamos a sair na sopa (os mais novos vão no meu dicionário e vejam que sopa nem sempre é líguida e que já foi um ônibus)  percorrer aquela estrada lamacenta e ir na Pastelaria Suíça. Em Bom Conselho não tinha maçã naquela época. Não me lembro. Tinha banana, jaca, caju e até jabuticaba, mas, não tinha maçã. Hoje dizem que tem maçã no Supermercado Bom Conselho (merchandising grátis), mas, não tem jabuticaba. Bom Conselho está se globalizando ao fugir da jabuticaba ou é por causa da seca?

A jabuticaba acabou? Não sei. Mas, a seca não. Que tristeza. Todo um rebanho de gado dizimado, porque gado a gente mata, mas com gente, deveria ser diferente. Mas, será diferente? Vi algumas pessoas dando entrevistas e chorando a morte de seus animais. Aquelas lágrimas, para mim representavam também sua morte.

E a gente acabou? Não ainda de forma física, eles ainda tem o alento do Bolsa Família e prazer de votar em São Lula Tá Deu. Verdadeira morte e vida severina. E a Dilma ainda diz que Deus é brasileiro. Também, com uma mordomia daquela na Itália, para visitar o Papa dos Pobres, o nosso governo é que vai mal junto com nossa gente.

O governo morreu? Para mim já morreu há muito tempo. E vai nos levar juntos se deixarmos o PT continuar a exercê-lo. E nos últimos tempos a coisa piorou. O Lula ainda pegou um país embalado pelos governos anteriores, mas, ainda necessitando de reformas para continuar seu desenvolvimento. E ele não fez nada a não ser tentar fazer justiça social sem um mínimo de respaldo na produtividade (andei conversando com o Zezinho), e agora até a esmola corre o risco de acabar. Delfim Neto, que também queria esperar o bolo crescer para distribuir, disse também que o Lula apenas estava dentro de um navio quando as águas subiram e ele subiu junto. E fez o povo acreditar que foi ele que levantou o navio. Bazófia pura como vemos pelo desempenho do governo da Dilma. As águas baixaram  e o navio baixou junto, mas, eles dizem que agora é culpa da oposição. Não têm sustentabilidade.

A sustentabilidade acabou? Não sei. Mas, consegui, não sei como, trazer este texto até aqui. Se alguém o está lendo agora, é um herói, e merece minha admiração.

Um comentário:

  1. Acompanho seu blog diariamente, tornei isso um hábito e gosto da maneira como você reflete e aborda os mais diversos temas. Escreva algo sobre o que você acha sobre as investidas de Eduardo como pretenso candidato a presidente. Por favor.
    Apenas um simples leitor do seu blog.

    ResponderExcluir