terça-feira, 23 de abril de 2013

O que é um Blog?





Ontem eu citei aqui uma parte de uma postagem do Blog do Rafael Brasil, onde tenho a honra de ver, de quando em vez, alguns dos meus textos transcritos, o que me causa quase um estouro no meu medidor de vaidade e lisonja.

O Rafael, correligionário de primeira hora em meu partido político (o PLP), que está tentando se organizar, mas, a Dilma não quer nem ouvir falar de criação de novos partidos, me inspirou para escrever sobre a pretendida profissionalização dos blogueiros.

Ontem mesmo, eu comecei dizendo que para tentativa de “oficializar” os blogs, seria necessário definir o que é um blog. Eu, que já milito nesta área há algum tempo, só vejo dificuldades nesta definição. Apenas aproveitando o que está agora em minha mente: Suponha que eu e o Rafael quiséssemos nos profissionalizar. Primeiro, eu já me considero uma profissional, da mesma forma que o fui dona de casa, pilotando um fogão e tanque, com uma eficiência que poderá ser testemunhada pelos meus familiares e amigos, segundo por penso se profissão é sinônimo de responsabilidade, tanto o meu  blog quanto o do Rafael são de um profissionalismo exemplar.

Alguns dirão que isto não é o bastante para sermos profissionais. Temos que ter, pelo nosso trabalho, uma remuneração em dinheiro. Isto eu não sei se o Rafael tem, mas eu não tenho. E digo logo que não tenho nada contra alguém ganhar dinheiro com a atividade blogueira. Por exemplo, o Roberto Almeida, o Ronaldo César, o Poeta, o Tiago Padilha, só para citar alguns, ganham rios de dinheiro em suas atividades, e, para mim isto não é mal. Mas, também não define o que seja um blog.

Penso que a única coisa que define realmente um blog é sua capacidade de levar aos seus leitores letras sobre o mundo.

Estou quase definindo um jornalista individual que se transforma numa empresa jornalística através do seu blog. Ainda ficarão de fora disto, blogs como o do Noblat, a Gazeta Digital (AGD), e outros semelhantes, onde o blogueiro quase só o administra e o conteúdo do blog é formado por colaboradores que lá emitem sua opinião. Por exemplo, na AGD, o Zé Carlos escreve tão pouco que não precisa nem sair do muro para isto, e, para ser justa, isto acontece também com o do Noblat. No final das contas, isto é apenas uma coisa de ênfase, pois, seguindo o exemplo acima, tanto eu quanto o Rafael nos valemos também de opiniões dos outros.

Mas, enfim, o que é um blog? Ainda não sei. Eu penso que o mais próximo que cheguei foi que o blog é um empresa jornalística, que pode ter fins lucrativos ou não. E o seu principal produto é letras para o mundo. Se quisermos vendê-las, tudo bem, desde que se pague os impostos, se não quisermos,  e alguém quiser lê-las, demo-las de graça.

Aí nós teremos todos os problemas que afligem os jornalistas e os escritores em geral. Nossas letras influenciam o mundo e por elas são influenciadas, da mesma forma que qualquer ação humana. E como a ação do meu neto de chutar a “cafusa” (uma bola de futebol que o pai comprou para ele) tanto quanto a ação da Dilma em dizer que entre inflação e crescimento, fica com o último, tem suas consequências para o bem e para o mal, nelas a ética está envolvida.

Isto tem implicações muito sérias quando somos críticos das atividades profissionais em geral e dos blogueiros em particular. Da mesma forma que a Dilma pisou na bola com sua declaração e tentou culpar a imprensa pela sua lambança, o meu neto pode chutar e chutar e, ao invés de acertar o gol, acertar o vaso da sala, como já aconteceu. Ambos devem ser considerados maus profissionais.

E é tão difícil definir o que é um blog quanto é fácil mostrar quando o jornalismo é simplesmente imprestável, e isto se aplica aos nossos blogs em definição, principalmente, quando se trata da luta pela sobrevivência de blogueiros que fazem desta atividade o seu ganha pão. Um jornalista que sempre mente para os seus leitores, pode até o fazê-lo por algum tempo, mas nunca por todo o tempo. Ele não será mais comprado nem lido com o passar do tempo. Isto não é uma novidade para as empresas, num sistema de livre concorrência, como deveria haver para os blogs.

E um das principais fontes de ineficiência das empresas no Brasil, com seu capitalismo tardio e coadjuvado pelo Estado (obrigada Zezinho), é que a concorrência é tida como um mal e não como o motor do fucionamento de uma economia capitalista. Então, na maioria das vezes, o que ocorre, é que, os mais espertos propõem uma associação para defender os interesses da classe, e desvirtuam o papel desta instituição usufruindo de sua atuação em detrimento das outras, de boa vontade, vamos dizer assim.

Não, não sou contra associações, mas, fora as religiosas e aquelas que não tem fins lucrativos a partir dos entes individuais, precisam de regulamentação severa para funcionar. E esta regulamentação é difícil de funcionar, como pode ser visto com o desmantelamento da regulamentação da infrastura do país, a não ser, para garantir cabide de emprego ou renda para alguns. E a tentativa de “associamento” dos blogs hoje, eu vejo apenas como uma fuga da concorrência na venda de letras para o mundo.

Hoje, o que se vê mais no país, no estado e até no meu município, é a tentativa desesperada de criar associações de blogueiros, que protejam os blogueiros. Há uma, que, segundo seu diretor-executivo, até promete que se algum blogueiro for processado, esta associação emitirá uma nota de solidariedade, se você não for associado que se lixe. Ou seja, a associação existe para defender os blogueiros independentemente do que eles façam. A menos que um blog, como é o caso do meu, diga a verdade a respeito. Aí, não há perdão. Além de não ter nota de solidariedade ainda se ordena o deslinkamento, o exílio, e se possível a extinção da blogueira rebelde.

Graças a Deus ainda estou com força para resistir e escrever, não contra os blogueiros, mas  críticas construtivas que possam melhorar nossa vida na terra através do oferecimento de letras para o mundo. E o pior para estas letras é quando não se tem um mínimo de capacidade para juntar uma com a outra. E samba do crioulo doido, só vende como samba e não como blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário