(Imagem do Blog do Poeta) |
Vendo ontem o resultado do Oscar de Bom Conselho, que
elegeu, entre outros o melhor blog da cidade, a partir da resposta de 5 mil
pessoas, que até hoje ninguém sabe quem são nem onde habitam, eu resolvi ir a alguns deles e fazer alguns cálculos. Antes que digam que mulher é burra, não
sabe contar e só cozinhar, eu aviso que fui uma das melhores alunas de
matemática do Seu Clívio, no Ginásio São Geraldo.
Eu não sei ainda porque as pessoas votaram no Blog do Bardo
e quem foi o segundo colocado, ou se teve prêmio de consolação, que eu daria a
Tiago Padilha, por ter me retirado de sua lista de blogs, por ordem do próprio
Bardo.
Por enquanto só lastimo que algumas pessoas ainda acreditem
na pabulagem do Poeta. Vamos aos números, de que ele tanto se gaba. Total de
acessos: 1.400.000. Número de postagens: 5.050. Acessos por postagem: 227. Meu blog. Total de acessos 58.000.
Número de postagens: 400. Acessos por postagem: 170. Blog AGD: Total de acessos: 240.000. Número de postagens: 830.
Acessos por postagem: 290. Blog do
Tiago Padilha: Total de acessos 301.213. Número de postagens: 2.680. Acessos
por postagem: 112.
E por que é importante o número de pessoas por postagem. Por
um motivo muito simples, que os números acima mostram. Cada postagem foi vista
por 227 pessoas no Blog do Poeta e por 290 na AGD. Ou seja as postagens da AGD
são mais vistas. E eu venho em terceiro lugar. Neste ponto estou bem na
blogosfera.
O grande problema é que estamos comparando 2 blogs comerciais
com 2 blogs que posso considerar, como trabalho voluntário. E para aqueles que
fazem trabalho voluntário, o importante é que suas matérias seja vistas e não o
número de pessoas que vem ao blog apenas por eventos fortuitos como mecanismos
de busca e outros artifícios. Eu mesma prefiro que mais pessoas venham ler o que escrevi todos os
dias, do que virem apenas quando publico sobre eventos como, por exemplo, o
Encontro de Papacaceiros, que só rendeu fotos. Por este critério eu daria o
título à AGD (no momento, pois, em épocas passadas este título seria do Blog da
CIT, disparado, sendo secundado pelo de Bom Conselho de Papacaça).
Mas, vamos em frente. Todos os blogueiros sabem o que leva a
aumentar audiência em seus blogs (e isto falando apenas no meios lícitos,
deixando de lado o teclar incessante de contratados e a burla do contadores).
Há mecanismos de buscas que incrementam muito o número de acessos, mas, que são
levados aos blogs apenas por palavras chaves, preparadas e seguidas pelos
mecanismo de busca. Por exemplo, os blogs que falam de sexo tem, em condições
de igualdade, maior audiência do que aqueles blogs pudicos. Para comprovar isto
basta tomar o depoimento sincero do Guerrilheiro de Garanhuns, sobre sua
audiência aos sábados. Eu não vou lá neste dia, mas, muitos vão, porque é
sábado. Isto também se aplica a sexo de jumentinhas, que deu audiência ao Poeta
muito tempo, sem querer comparar os dois blogs pois o Guerrilheiro estudou
português.
O que sou contra é a mistificação que se faz com o número de
acessos, como se isto fosse o único fator avaliador de blog. E o número de
comentários, não conta? Acho o Blog do Roberto Almeida, que era melhor quando
citava o meu (mas, isto é um problema dele e não meu), o melhor blog de
Garanhuns pelo número de comentários e pela oportunidade que ele dá aos
anônimos (mesmo com nomes) que animam a blogosfera.
Eu não gosto dos blogs que são extremamente comerciais, ao
ponto de rebaixar seu conteúdo para pegar patrocinadores. A melhor forma para
fazer isto é separar o departamento financeiro do departamento de produção. Mesmo
sabendo que são poucos os que seguem uma linha equilibrada, neste sentido,
continuo defendendo isto. Mesmo que digam que eu só diga isto porque não vivo
do meu blog, e reconhecendo as dificuldades certas horas, eu apenas digo que
apenas condeno os extremos.
No caso do Poeta, que anda de balcão em balcão de mercearia
cobrando pagamento pelos penduricalhos, eu nem me importaria se fosse outra
pessoa que escrevesse as matérias, que fossem boas e bem escritas e que não só
fosse de auto louvação ou apelativas, como miolos esmigalhados ou jumentinha em
posições eróticas. Mas, não o fazendo, ele tem um milhão de acessos que não me
fazem inveja, mesmo que ele tenha ganho o Oscar de Bom Conselho. Conta-se
quando ele passou no tapete vermelho para receber o prêmio, ficou indignado
porque dentro do prêmio não vinha uma nota de 100 reais. Aí já é demais.
(Sintomático é, que até o momento que escrevo não vi nenhum outro blog de Bom
Conselho noticiar o grande evento do Oscar de Bom Conselho. Que deselegância
com a chefia!).
E no futuro, os próprios patrocinadores verificarão que, com
o número de penduricalhos propagandísticos que lá se encontram, seus
estabelecimentos vendem por outros motivos e não porque são anunciados nestes
blogs.
Esta seria um pesquisa séria que poderia ser feita por cada
comerciante. Era só perguntar a cada comprador: “Onde o senhor viu o nome do meu estabelecimento que o fez decidir
comprar aqui?” Sem risco de pecar, eu digo que depois de uma pesquisa
destas e sua publicidade as coisas se equilibrariam e não fariam o Poeta como
modelo para os blogs ao ponto de Bom Conselho ter um nível tão baixo para os
seus blogs comerciais.
Entretanto, já vejo que escrevi demais sobre o tema, por
hoje, mas voltarei, bem antes da nova festa do Oscar de Bom Conselho, onde
espero que o meu blog seja incluído na pesquisa “séria” do publicitário que fez a última.
E como soube que o patrocinador da AGD é Jesus, Maria e
José, eu vou apelar para N. S. do Bom Conselho para que patrocine o meu daqui
para frente. Se o Padre Marcelo me cobrar algum cachê, eu peço a volta do Padre
Nelson.
belo texto, maravilha de ironia!
ResponderExcluir