quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lincoln e Lula





Mesmo que o filme Lincoln não tenha ganho o Oscar eu preciso vê-lo. Agora mais do que nunca. E vou aporrinhar o velho para pagar uma nova entrada inteira este fim de semana para vê-lo.

É que esta semana o filme ganhou uma nova abordagem, pois o livro que lhe deu base, que também não li, foi lido por, pasmem, o ex-apedeuta-mor, o Lula. Ele confessa, no encontro do PT, que agora se tornou masoquista e tem lido muito ultimamente. Para quem comparava ler a exercício físico num esteira, já seria um avanço. Mas, deve ser para espiar os pecados e a culpa pelo mensalão.

O inusitado é a leitura de um livro pelo Lula, e o esperado é ele se comparar ao Lincoln, e, pasmem, tentando associar a luta pela emenda à constituição americana, que aboliu a escravidão, com as falcatruas do mensalão.

Óbvio que pessoas com algum neurônio a mais do que o solitário da Dilma reagiram a isto. Enquanto eu não assisto ao filme para comentar com luz própria, mesmo sem me considerar um poste, onde as pessoas vivem metendo a mão no meu interruptor, como Lula faz com a presidenta, eu só posso citar textos inteligentes que tentam desmistificar a ideia da comparação entre o conterrâneo de Rafael Brasil, do Zezinho e do Hadriel,  com o presidente americano, e começo pelo belo texto que li no blog deste último (aqui). Transcrevo:

“Lula e a comparação com Lincoln!

O Ninefingers (Lula, o nove-dedos!) voltou a atacar e desta vez ousou se comparar ao ex-presidente americano Abraham Lincoln, que governou os EUA na época da Guerra de Secessão. É muita ousadia de Lula. O cara que foi endeusado com títulos honoris causa sem sequer ser genuinamente alfabetizado se disse perseguido pela imprensa, tal qual Lincoln. Mas talvez eles possuam algumas semelhanças e diferenças:

- Ambos compraram votos para aprovar emendas;
- Os dois aparelharam o governo e conseguiram suas ''boquinhas'' para seus aliados;
- Ambos vieram de origem humilde;
- Lincoln, após ser lenhador, tornou-se advogado; Lula, em 95% dos casos mostrou-se equivocado;
- Lincoln sempre ''soube'', Lula diz não saber de nada;
- O filho de Lincoln foi para a guerra; o de Lula trocou a portaria do zoológico pelas altas cifras da Telemar;
- Lincoln ''consumia'' livros; Lula cochila ao pegar um (palavras do próprio!);
- Lincoln libertou escravos; Lula tornou pelegos os jornalistas;
- Lincoln (Partido Republicano) era um destemido democrata; Lula é um petista, e por aí vai.

Pessoalmente, acredito que Lula parece-se mais com o ex-presidente Ulisses Grant, em cujo governo a corrupção campeiou e lhe custou até um processo de impeachment. Ou talvez James Buchanan, um político pipoqueiro e omisso, que tomara decisões erradas em demasia em detrimento de algumas poucas certas. Também serve o plantador de amendoim da Geórgia, o bajulador de ditadores Jimmy Carter, um homem fraco e mal-intencionado. 

O FHC, dia desses, disse que o Lula tem algum tipo de distúrbio psíquico que o leva a agir de forma psicótica em determinados momentos, apresentando traumas e distúrbios de ego, bem como manias de perseguição. Daí ele parecer um disco arranhado ao demonizar os governos tucanos e inflar os seus parcos feitos. Fui pesquisar o que é psicose. Eis a definição acadêmica:

Psicose é um quadro psicopatológico clássico, reconhecido pela psiquiatria, pela psicologia clínica e pela psicanálise como um estado psíquico no qual se verifica certa “perda de contato com a realidade”. Nos períodos de crises mais intensas podem ocorrer (variando de caso a caso) alucinações ou delírios, desorganização psíquica que inclua pensamento desorganizado e/ou paranóide, acentuada inquietude psicomotora, sensações de angústia intensa e opressão, e insônia severa. Tal é frequentemente acompanhado por uma falta de “crítica” ou de “insight” que se traduz numa incapacidade de reconhecer o carácter estranho ou bizarro do comportamento.

Perceberam alguém que se encaixa perfeitamente nesta definição? Sutil!”

Desculpa Hadriel por não colocar as letras vermelhas que você coloca e que dão mais vida ao artigo, mas, seria uma desfeita com meu neto e eu não teria com explicar a ele as cores do Sport em meu blog. Mas, foi um belo texto.

Li também outro texto, que não citarei extensivamente pois quase não cheguei a final de tão grande, do Reinaldo Azevedo onde diz, entre outras coisas (aqui):

“....

Lula já declarou que detesta ler. Não conseguiu enfrentar sem dormir, segundo confessou, um romance curtinho de Chico Buarque. Faz sentido. Terá encarado a pedreira de “Lincoln”? Talvez tenha assistido ao filme de Steven Spielberg, de uma chatice que chega a ser comovente!!!, e olhem lá… O vocabulário a que recorreu me faz supor que andou mesmo é lendo briefing de assessoria. Há anos, muitos anos mesmo!, divirto-me identificando dedicação metódica nas bobagens que diz. Em muitos aspectos, Lula é a personagem mais “fake” da política brasileira. Todas as coisas estúpidas que solta ao vento nascem de um cálculo.

...

O Babalorixá de Banânia comparou-se a Lincoln —  a exemplo do que se deu com Cristo, ele também dispensa a parte sacrificial… — no suposto tratamento que a imprensa dispensaria a ambos. Besteira! Parte da imprensa americana apoiava Lincoln, parte não. A geografia da guerra civil, é evidente, pautava em boa medida críticas e elogios. Uma coisa é certa: jamais ocorreu ao presidente americano tentar censurá-la, como fez Lula no Brasil mais de uma vez. Até porque não conseguiria. Estava empenhado na aprovação da 13ª Emenda, a que proíbe a escravidão nos EUA, mas subordinado à Primeira Emenda, a que impede a censura do Estado. O Congresso não pode nem mesmo legislar a respeito de limites à liberdade de expressão.

A alusão a Lincoln, de fato, remete a outra coisa, bem mais dolosa do ponto de vista intelectual, ético, moral, político e histórico. A relação de Lula e dos petistas com o mensalão passou por diversas fases. Houve a primeira, a da admissão do erro, com pedido de desculpas. Durou pouco. Veio em seguida a acusação de “golpe das elites”, forjada por um oximoro reluzente: “intelectuais petistas”. Depois, chegou a da negação: “O mensalão nunca existiu”. E agora estamos diante da quarta, e é neste ponto que Lula decidiu pegar carona na vida de Lincoln: os crimes dos mensaleiros teriam sido atos heroicos.

...

Lincoln tinha em mente um país, e não foi sem grande sofrimento pessoal — até o sacrifício final — que levou adiante o seu intento. Estava, efetivamente, consolidando uma república federativa. O mensalão, ao contrário, os fatos falam de forma eloquente, foi uma tentativa de golpear as instituições e de transformar a compra de votos numa rotina. Estava em curso a formação de um Congresso paralelo e de uma República das sombras.

Não deixa de ser interessante que Lula tenha feito esse discurso asqueroso na CUT. Não se esqueçam de que, nas lambanças do mensalão, ficamos sabendo que a turma queria usar a central sindical para criar um… banco dos companheiros! Eis o nosso Lincoln! Aquele atuou para pôr fim à vergonha da escravidão. O nosso, para criar um modelo que eternizasse o seu partido no poder.

Lula deveria, no mínimo, ficar de boca fechada.”

Eu tenho que ver este filme e talvez até ler o livro, mas, ao contrário do Lula, com prazer, e não para mostrar cultura em reunião de sindicato de mensaleiros (ia dizer outro nome, mas refreio meus instintos, em homenagem ao nosso Papa renunciante).

8 comentários:

  1. JÁ PENSOU, LULA SE COMPARANDO A LINCOLN, MAS SONHANDO EM SER HITLER?!?!?! ENQUANTO ESTE SEBOSO NÃO FOR DEVIDAMENTE DESTRUÍDO, POLITICAMENTE, O BRASIL SERÁ ESTE ESGOTO...

    P.S.: - Eu até duvido que um analfabeto de pai, mãe e parteira tenha lido esse livro. Talvez tenha soletrado a orelha e um ou dois parágrafos do prefácio e epílogo. Como dizia Millôr Fernandes: Quem não lê é mais analfabeto do que quem não sabe ler...

    ResponderExcluir
  2. Não vi o filme nem li o livro. Quando chegar aos vendedores piratas, assistirei. Lula, como sempre ridículo. Nunca fez nenhuma reformazinha, e ainda quis melar por todos os meios ao seu alcance o julgamento do conhecido mensalão. Ainda fica falando de FHC, com in veja, claro. Ele pensa que aos gritos, vai poder modificar a história. Quá! Quá! Quá. Só um idiota total pensa assim. Rafael Brasil.

    ResponderExcluir
  3. E POR FALAR EM NÍVEL, EIS O QUE FALOU O SEBOSO DE CAETÉS EM SUAS ANDANÇAS PELA ÁFRICA: ”Eu quiria agradecê os africano que levaro pro Brasil a fejuada e o samba”. ISSO É QUE É CURTURA, SÔ!!! DE UM MODO GERAL, PETISTA É UM SER TALHADO A MACHADO, NÃO VAI NO TORNO NEM TORNIQUETE, NÃO É POLIDO. É POR NATUREZA TOSCO, RUDE E GROSSEIRO.

    ResponderExcluir
  4. O LULA TEM SE COMPORTADO COMO UM PASTOR QUE ABRE MAIS UMA IGREJA EVANGÉLICA NUMA PONTA DE RUA QUALQUER DE COHAB EM CIDADES DO INTERIOR, QUE SÓ FALA PARA SEUS CRENTES E NA SUA IGREJA, DIZENDO ALI O QUE BEM ENTENDE SEM SER CONTARIADO. MUITO PELO CONTRÁRIO, É APLAUDIDO E LOUVADO, ALELUIA!!! NÃO SERIA NADA MAL SE ELE FALASSE VERDADES (MESMO) A CERCA DA ROSEMARY, DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO, DA PETROBRÁS, DO MENSALÃO, DOS PREFEITOS ASSASSINADOS, DO BMG, DO PRÉ-SAL E DANA-SE POR AÍ AFORA. DO “PROGRESSO” DO FILHO NOS NEGÓCIOS...

    ResponderExcluir
  5. EM QUE PESE TER SIDO UM GENERAL TORTURADOR, MESMO QUE TENHA USADO A PRÁTICA DE TORTURA NOS CANALHAS E NAS CANALHAS TERRORISTAS, MESMO ASSIM, A PROFECIA DO GENERAL MOURÃO FILHO VEM A PROPÓSITO: “Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semianalfabeto, e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso”. O LULA SEMPRE SERÁ LEMBRADO APENAS COMO UMA CRIATURA FOLCLÓRICA E MEDÍOCRE!!! SABE AQUELE BÊBADO INCONVENIENTE, AQUELE VAGABUNDO TRAMBIQUEIRO QUE PERAMBULA PELOS BOTEQUINS DO BAIRRO TROCANDO ALGUM PALAVRÓRIO INCOERENTE POR UMA DOSE DE CACHAÇA BARATA? POIS É, ESSE É O SEBOSO DE CAETÉS!!! ATÉ ENTENDO QUE PELO PRESTÍGIO QUE ANGARIOU, COMPROU, INVENTOU E EXTORQUIU DAS CAMADAS DO MUNDIÇAL REMELENTO SEJAM MATÉRIA DE ALGUM INTERESSE MAS PERDER TEMPO COM UM VAGABUNDO DESSE COM SUA “VISÃO” DE POLÍTICA, DE VIDA, DE MUNDO… TENHA SANTA PACIÊNCIA!!!

    ResponderExcluir
  6. A SAFADEZA E A SEM-VERGONHICE DE LULA NÃO TÊM LIMITES, FAZ PARTE DA SUA PERSONALIDADE. LULA É UM SEBOSO VIGARISTA, FALACIOSO, FANFARRÃO E IGNORANTE QUE É CHAMADO DE APEDEUTA COM RAZÃO… QUANDO É PEGO EM UM DOS SEUS FREQUENTES MALFEITOS SE ACOVARDA, FOGE, SAI DE CENA PARA ESCONDER O SEU MAU CARATISMO. ONTEM, FUGIU DO MENSALÃO. HOJE, DO SEU CASO COM A ROSE QUE VIAJAVA NA CABINE DO AEROLULA QUANDO A MARISA FICAVA EM CASA…

    ResponderExcluir
  7. FINALMENTE, FICO A PEMÇAR: SERÁ QUE ALGUM DIA O LULA INGREÇA NA ACADEMIA BRAZILERA DE LETRA?!?!?!

    ResponderExcluir
  8. O ANALFA DO SEBOSO, COMETEU ESSA FAÇANHA DE SE COMPARAR AO EX-PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS ABRAHAM LINCOLN (1809-1865) – QUE ACABOU ASSASSINADO: “Fico impressionado como a imprensa batia no Lincoln em 1860 igualzinho batia em mim. E ele não tinha internet para responder, tinha que esperar o telex. Agora é em tempo real”. VAMOS PERDOAR O CUMPANHÊRO DESLETRADO POR MAIS UMA SOBRADINHA NA CURVA, JÁ QUE, NO TEMPO DE LINCOLN, A IMPRENSA QUE O ATACAVA AINDA USAVA O SERVIÇO DE TELEGRAFIA, BASEADO NO CÓDIGO MORSE, E NÃO O TELEX, QUE O SUCEDERIA. QUEM SABE, TAÍ, A CHAVE DO SEGREDO: LULA INVENTOU O TELEX ANTES DO TELÉGRAFO...

    ResponderExcluir